Seção Irmãos no Cinema: Irmãos Coppola – Parte 2, Roman

Publicado em 12 de maio de 2016 | Por Ayrton de Oliveira | Cinema

Chegamos ao final da Seção Irmão no Cinema, pelo menos por algum tempo. Trouxe aqui neste último mês alguns dos irmãos cujo trabalho são importantes para o cinema e possuem um carinho especial no coração dos cinéfilos. Já passaram por aqui Irmãos Lumière, Irmãs Wachowski, Irmãos Nolan, e agora, e com certeza não menos importante, os Irmãos Coppola


Nota pessoal: Na primeira parte eu falei inteiramente da Sofia Coppola, você pode ler aqui. Lá também vão estar todos os links para as publicações anteriores desta seção.

Roman Coppola, irmão de Sofia e filho de Francis Ford, é um excelente diretor e, principalmente, roteirista. Seus filmes possuem um toque ímpar misturando um certo romance com uma pitada de comédia. Conheci o trabalho de Roman Coppola por acaso, enquanto assistia ao filme do meu diretor preferido, mas isso é assunto para discutir um pouco mais abaixo.

Roman foi produtor de alguns filmes dirigidos pela sua irmã, e também fez participações especiais em filmes que Sofia apareceu, como em Star Wars Episódio 1: A Ameaça Fantasma, e na trilogia O Poderoso Chefão, fazendo uns papéis pequenos ainda enquanto criança. O seu primeiro trabalho como diretor em um longa-metragem me era desconhecido, até que resolvi procurar um pouco mais sobre Roman Coppola e acabei assistindo ao seu filme CQ.

cq-roman-coppola

O filme CQ foi lançado em 2001, e pode parecer meio confuso de se explicar, mas o longa conta a história de um assistente de direção que está ao mesmo tempo produzindo um filme amador, e ajudando na produção de um grande blockbuster. Durante o filme, hora pode-se ver algumas cenas em preto e branco de seu filme amador que narra a sua vida, algumas vezes monótona, outras vezes se resumindo a escutar as reclamações de sua namorada, exigindo um pouco mais de sua atenção. Em outros momentos podemos ver o filme Codename Dragonfly, o grande blockbuster em que o protagonista ajuda a ser produzido onde, devido a problemas na produção, o filme acaba trocando de diretor mais de uma vez e ainda não possui um final escrito, muito menos filmado. 

Explicando assim, o filme parece ser bem complicado, mas na verdade não é. O filme é uma beleza e também possui bastante humor. Roman conduz um roteiro brilhante com uma direção que não se perde. Particularmente indico esse filme, além de ser bem curto, excelente e nada cansativo. O segundo filme dirigido e escrito por Roman, é o A Glimpse Inside the Mind of Charles Swan III, ou em tradução As Loucuras de Charlie, que foi lançado em 2012, contando no elenco Bill Murray e seu primo Jason Schwartzman (que também participou de CQ).

Seu próximo filme como roteirista foi feito com o meu diretor preferido do mundo inteiro – não canso de elogiar seu trabalho impecável -, estou falando de Wes Anderson, com o filme  The Darjeeling Limited.

tumblr_n2v14tMfz61rqfofyo3_500

Jason Schwartzman entra novamente no elenco, assim como Owen Wilson (outro ator que fez diversos filmes com Wes Anderson) e Adrien Brody completa o trio de protagonistas. Neste filme, três irmãos realizam uma viagem de trem pela Índia para que possam se conectar após passarem um ano sem se falar. Nisso, acabam entrando em situações confusas e são expulsos do trem, tendo que arrumar um jeito de seguir viagem. Wes Anderson mostrando um show de direção, contando com um roteiro engraçadíssimo. 

Seu próximo roteiro, ainda em parceria com Wes Anderson, vem ser um dos melhores filmes que já assisti, Moonrise Kingdom.

tumblr_n3kt3fOGcR1rkt4e2o1_500

De todas as palavras que possam existir para elogiar esse filme, a minha preferida é “amorzinho”. O filme conta a história de duas crianças que se apaixonam e resolvem fugir juntos. Caso você não conheça o trabalho de Wes Anderson, vá agora procurar conhecer este diretor genial. Nsse filme Roman divide o roteiro com Wes, e vemos a mistura perfeita de aventura, humor e romance, contando com um elenco de grandes nomes. Wes Anderson trabalha com alguns atores (Bill Murray e Jason Schwartzman) frequentemente, que também estão nesse filme, e pra variar também exibe com um elenco grandioso. O roteiro do filme é brilhante, possuindo partes nas quais as crianças se comportam como adultos, porém em sua forma infantil de ser, e é um filme que merece ser visto e revisto várias vezes.

wes-anderson-kara-haywardjared-gilmanroman-3fd6-diaporamaWes Anderson, os protagonistas Sam Kara e Jared Gilman, e Roman Coppola.

O último trabalho da parceria entre Wes e Roman foi no filme O Fantástico Senhor Raposo, onde Roman é um dos dubladores. O mais recente trabalho de Roman Coppola é a série Mozart in the Jungle, que mostra os bastidores de grandes maestros. Roman já dirigiu e escreveu alguns dos episódios, e a série vem recebendo diversos elogios, tendo sido a vencedora no mais recente Globo de Ouro na categoria de Melhor Série de Comédia ou Musical. A série já passou pelo nosso Mapingua Indica (clica aqui pra ver).

mozart-in-the-jungle


Termina aqui (ou entra em pausa) a Seção Irmãos no Cinema que eu escrevi durante esse último mês. Obrigado a todo mundo que leu! Isto fica contente em ser útil. Eu não vou escrever sobre os Irmãos Coen, pois aqui no blog já temos um post falando sobre eles, na Seção Grandes Roteiristas, que você pode conferir clicando aqui

Caso tenham alguma dica, sugestão ou tema para uma próxima seção de cinema que gostariam de ver pelo site, deixem aí um comentário para que eu possa voltar a falar mais sobre a sétima arte.


Sobre o Autor

"Ele é um deus, ele é um homem, ele é um fantasma, ele é um guru." Apaixonado por filmes, costumo ser o Batman nas horas vagas e San Junipero até às 00:00. Sou fascinado por Doctor Who, e queria ter uma caixa azul maior por dentro. Fora isso, já falei que amo filmes?

Comentários