Seção Irmãos no Cinema: Irmãos Nolan, de Inception e Interstellar

Publicado em 21 de abril de 2016 | Por Ayrton de Oliveira | Cinema

Está no ar mais uma postagem da seção Irmãos no Cinema. Os Irmãos Lumière e as Irmãs Wachowski já passaram por aqui. Dessa vez é hora de falar de dois irmãos que talvez sejam os mais conhecidos entre todos os outros que aqui foram e vão ser citados. Senhoras e senhores, os Irmãos Nolan.


Você conhece o Christopher Nolan. Isso não é uma pergunta, você realmente o conhece. Se tornou um dos diretores mais queridos pelo grande público nos últimos anos. Já possui uma carreira de filmes inesquecíveis que se tornaram clássicos instantâneos, tais como Memento e Inception. O que muitos não sabem é que Jonathan Nolan é tão importante para o sucesso desses filmes quanto seu irmão. A diferença é que Jonathan Nolan é roteirista e isso faz com que não ganhe os devidos créditos do grande público que insiste em pensar que o diretor ainda é a pessoa que faz de tudo em um único filme.

O diretor pode também ser roteirista? Sim! Como é o caso do Christopher Nolan, ele é diretor e roteirista de Following, seu primeiro filme, que já conta com um roteiro característico deste Nolan, o roteiro não linear, ou seja, o filme não é narrado do “início” para o “fim”, mas sim com acontecimentos aleatórios que só fazem sentido no final do filme, quando conseguimos organizar tudo e entendemos melhor (às vezes essa última parte não).

Following já foi um belo início para o trabalho de Christopher Nolan, porém foi seu segundo filme que o consagrou como um grande diretor e principalmente roteirista. Estamos falando do filme Memento.

1024_2000

Jonathan Nolan já é bastante importante para este filme, pois foi quem teve a ideia e escreveu um conto chamado “Memento Mori” que inspirou seu irmão a fazê-lo virar  realidade. O filme narra a história de Leonard, um homem que possui um problema um tanto quanto difícil: ele sofreu um acidente e passou a não gravar mais memórias desde então, sendo que consegue se lembrar de tudo que passou antes do acidente. Abrindo aqui um pequeno parênteses – essa explicação é um dos fatos pelo qual eu evito apresentar esse filme para alguém com o título nacional, que foi batizado de “Amnésia”, sendo que durante o filme inteiro o rapaz diz que seu problema não é amnésia… vai entender.

Leonard possui um sistema bastante único. Por meio de fotografias instantâneas e tatuagens no seu corpo, ele guarda informações para que consiga sobreviver e achar os responsáveis pelo seu acidente.

Mas o que fez deste filme um grande roteiro de Christopher Nolan? Bem, ele é narrado de trás para frente. Exato. O filme se inicia com o final. “Mas isso é um tremendo spoiler“, você deve estar pensando, e não é. O filme consegue surpreender mesmo assim. Não considero o final (que na verdade é o início) como um Plot Twist mas existem pessoas que sim. O fato é que o filme reserva algumas surpresas e momentos de tensão.


O primeiro filme feito pelos dois, contando com um roteiro escrito a quatro mãos, foi o The Prestige. O filme foi recebido com ótimas críticas e uma bilheteria tão boa quanto, e conta a história de mágicos rivais que iniciam uma competição para saber qual é o melhor ilusionista.

Gostaria de abrir outro pequeno parêntese e desabafar para vocês que eu não assisti o filme. “Como assim não viu e tá falando dele!?”, você deve estar pensando. Acontece que me deram um baita spoiler do final e o filme acabou caindo no meu esquecimento.

Ainda assim, posso afirmar que este filme contou com Christian Bale e Michael Caine, que vieram participar de alguns outros filmes dos irmãos. Um deles é o próximo da lista, que se tornou um dos melhores filmes de heróis já feitos na história do cinema. Estamos falando de The Dark Knight.

CHRISTIAN BALE stars as Batman in Warner Bros. Pictures’ and Legendary Pictures’ action drama “The Dark Knight,” distributed by Warner Bros. Pictures and also starring Michael Caine, Heath Ledger, Gary Oldman, Aaron Eckhart, Maggie Gyllenhaal and Morgan Freeman. PHOTOGRAPHS TO BE USED SOLELY FOR ADVERTISING, PROMOTION, PUBLICITY OR REVIEWS OF THIS SPECIFIC MOTION PICTURE AND TO REMAIN THE PROPERTY OF THE STUDIO. NOT FOR SALE OR REDISTRIBUTION.

Christopher Nolan já trouxe com Batman Begins toda uma cara nova para filmes de heróis, e isso seria o início dos filme mais realistas. No entanto, foi com The Dark Knight que tivemos o melhor filme da trilogia, contanto com atuações brilhantes, incluindo a de Heath Ledger como Coringa, na qual o ator ainda recebeu o Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante.

O filme foi bem recebido tanto pelos fãs quanto pela crítica. Possui uma pitada de “Piada Mortal”, clássico arco da DC Comics roteirizado por Alan Moore, onde o coringa mostra que apenas um dia ruim pode transformar um herói em um vilão.

“Ou você morre como herói, ou vive o bastante para se tornar o vilão.”

Os irmãos ainda voltam a trabalhar em The Dark Knight Rises, último filme da trilogia Batman, que trouxe Anne Hathaway como mulher gato, e infelizmente foi marcado com uma tragédia, na qual em uma sessão, um maníaco atirou nas pessoas que ali estavam presente.


Entre o segundo e terceiro filme da trilogia Batman, Christopher Nolan lançou Inception, um dos meus filmes preferidos, talvez sendo um dos mais conhecidos do diretor junto à trilogia. Infelizmente o filme não conta com roteiro de Jonathan Nolan, mas ainda assim possui um roteiro magnífico e ainda hoje levanta discussões sobre o seu final, sendo assim, ganhando espaço aqui como uma menção honrosa.

tumblr_nalo2toz4F1ts6h7so1_500

O último, e mais recente, trabalho dos irmãos vem ser o filme Interstellar. O filme de ficção científica que trata sobre a necessidade do ser humano ter de ir para outros planetas que possam ser habitáveis, visto que a terra se encontra em seus últimos dias.

bg_0

Além do roteiro, o filme surpreende com os efeitos especiais, no qual Christopher Nolan jura que não foi usado chroma key (fundo verde), conseguindo assim algo muito bonito de ser visto e com um resultado fantástico. Ainda falando dos efeitos especiais, o buraco negro e o buraco de minhoca foram aprovados por físicos, a ponto de falarem que seria possível realizar pesquisas científicas utilizando os efeitos do filme. Melhor que assistir Interstellar, é assistir pela segunda vez, na qual você vai notando várias referências no início do filme e se torna algo bem mais prazeroso de assistir quando você já sabe o final.

Christopher Nolan volta aos cinemas em 2017 com o filme Dunkirk, e também em 2017, Jonathan Nolan chega como produtor da série Westword da HBO. Além disso, ainda sem data definida, Jonathan também será roteirista da série que vai adaptar os livros da trilogia Fundação de Asimov, que também será exibida pela HBO.

Qual é seu trabalho preferido dos Irmãos Nolan? Deixa aí um comentário pra gente.


Vale lembrar também que o Mapingua Alberto já falou um pouco sobre o Jonathan Nolan Seção Grandes Roteiristas, então você pode ir lá dar uma olhada e ver as suas opiniões sobre o cara.

Sobre o Autor

"Ele é um deus, ele é um homem, ele é um fantasma, ele é um guru." Apaixonado por filmes, costumo ser o Batman nas horas vagas e San Junipero até às 00:00. Sou fascinado por Doctor Who, e queria ter uma caixa azul maior por dentro. Fora isso, já falei que amo filmes?

Comentários