podcast

10 Podcasts legais que talvez você não conheça

Publicado em 11 de fevereiro de 2016 | Por Thiago Henrik | Podcast

Olá, meu nome é Thiago Henrik e sou viciado em podcasts.

Pois é, assino cerca de 30 feeds de podcast. Claro que não escuto todos os episódios, acabo selecionando apenas aqueles cujo tema me interessa, mas escuto alguns todos os dias, indo ao trabalho, arrumando a casa e mesmo enquanto escrevo este post. É o meu rádio. 

É tão corriqueiro pra mim que me surpreendo quando encontro alguém que me diz que nunca escutou um. A essas pessoas, costumo recomendar os mais famosos, como Nerdcast, MRG, MDM, 99 Vidas, Rapaduracast…  mas a postagem de hoje não é pra essas pessoas e sim pra quem já enjoou dos mesmos e está querendo descobrir coisas novas. Vamos aos 10, em ordem alfabética:


#01 – Anticast

Como é: Com uma pegada acadêmica, cheio de professores universitários, o cast debate, de maneira bem embasada e didática, assuntos mais sérios que aqueles que costumamos ver na maioria dos podcasts: Política, religião, racismo, conflitos internacionais, filosofia etc,  mas de um jeito que consegue ser divertido e interessante, por vezes misturado com temas bem nerds, como por exemplo os episódios: “Os Asimovs que não amavam as mulheres“, “Star Trek é comunista? e Batman: um fascistinha supervalorizado?“.

Pra quem é: Pra quem quer um conhecimento menos raso que aquele compartilhado no Facebook.

Episódio(s) Recomendado(s): 198 – O machismo (e outras coisas) no mundo Nerd


#02 – ArgCast

Como é: Podcast de um estúdio de quadrinhos e desenhos, o Dínamo Studio, o ArgCast fala basicamente de 3 coisas: Quadrinhos (dã), RPG e Videogames. Com sotaque gaúcho, eles falam com bastante propriedade sobre esses três assuntos. Entre seus convidados recorrentes estão os escritores Leonel Caldela e Raphael Dracon, além de membros do MDM e quadrinistas brasileiros.

Pra quem é: Pra quem curte RPG, games e HQ’s e quer ouvir o assunto ser discutido por gente que trabalha nessas indústrias.

Episódio(s) Recomendado(s): 160 – Outros Sistemas de RPG | 159 – Camelot 3000 | 154 – A Geração 16 Bits


#03 – Cast Wars

Como é: Não é uma disputa entre podcasts, mas um podcast dedicado exclusivamente a Star Wars, com notícias, análises, entrevistas com dubladores e autores e curiosidades sobre esse universo que parece ser mesmo infinito. O interessante é que nasceu em Manaus e, por isso, nós já falamos deles aqui.

Pra quem é: Pra quem é fanático por Star Wars ou quer saber mais sobre a saga.

Episódio(s) Recomendado(s): Desconstruindo A Ameaça Fantasma – Foi o episódio em que descobri o Cast Wars, por contar com a presença do Leonardo Miotti, do Jurassicast.


#04 – Desconstruindo – Filosofia Nerd

Como é: Sabe o Eduardo Spohr, do Nerdcast? Bem, o autor de A Batalha do Apocalipse resolveu seguir carreira solo (bem, não tão solo, porque ele tem um co-host), criando o Filosofia Nerd, que além de um blog literário é também um podcast que aborda Literatura Fantástica, RPG e o ofício de escrever.

Pra quem é: Pra quem é fã do Spohr e/ou gosta de Literatura Fantástica.

Episódio(s) Recomendado(s): 11 – Os Mitos de Cthulhu e o Legado de H.P. Lovecraft.


#05 – Hollywood Babble-On

Como é: Kevin Smith, o diretor e roteirista de O Balconista, Chasing Amy e Dogma, e que é mais conhecido como Silent Bob, apresenta com o ator e comediante Ralph Garman um podcast com plateia ao vivo, onde eles falam mal de celebridades, comentam os filmes nerds em cartaz ou em produção e teorizam sobre o tamanho do pau do Liam Neeson enquanto Smith está chapado de maconha e Garman fica cada vez mais bêbado à medida em que o programa avança. Parece horrível, né? Mas costuma ser bem engraçado, o Ralph Garman faz ótimas imitações e o fato de que o Kevin Smith traz histórias de bastidores de Hollywood tornam o programa interessante.

Pra quem é: Pra quem é ligado em cultura pop, principalmente quadrinhos e cinema (e entende inglês).

Episódio(s) Recomendado(s): Como o cast é sobre notícias e lançamentos, só faz sentido ouvir o episódio da semana. Mas vou recomendar o episódio 216, de julho do ano passado, onde Kevin Smith conta como J.J. Abrams fodeu o painel dele na Comic Con e depois compensou convidando ele pra conhecer o set de filmagem do novo Star Wars.


#06 – Here’s the Thing – With Alec Baldwin

Como é: O ator Alec Baldwin recebe convidados de renome como Dustin Hoffman, Jimmy Fallon, Jerry Seinfeld e outras celebridades, escritores e produtores, para discutir suas carreiras e a indústria em que eles estão inseridos. 

Pra quem é: Pra quem é realmente fã de cinema e TV, porque a ideia do programa não é ser engraçado e o ritmo tranquilo demais pode desagradar.

Episódio(s) Recomendado(s):

O episódio do Dustin Hoffman é realmente bom. E o que ele entrevista a Edie Falco, a Carmela Soprano, também é interessante.


#07 – Leitor Cabuloso

Como é: Podcast do blog Leitor Cabuloso, que tem notícias sobre o universo literário, resenhas e análises. Os programas costuma focar em obras ou temas específicos e não em notícias. O host é bem empolgado e se esforça em tornar o podcast divertido (e é bem sucedido na maioria das vezes).

Pra quem é: Pra quem gosta muito de ler e às vezes não tem com quem discutir o livro.

Episódio(s) Recomendado(s): 100 – Silmarillion: a Bíblia da Terra-Média | 144 – Coleção Vagalume


#08 – Podtrash

Como é: O Podtrash é um podcast de humor que surgiu dentro de uma produtora de filmes B (a The Dark One Productions), mas acabou ficando maior que ela. Toda semana eles colocam em discussão filmes Trash (que é uma definição bem ampla: vai desde filmes amadores a blockbusters com o Nicolas Cage), que você nunca ouviria no Rapaduracast ou no Cinecast. E embora dê pra achar o gosto dos caras duvidoso, não dá pra deixar de admitir que eles sabem do que estão falando.

Pra quem é: Pra quem já usou uma câmera VHS para filmar seus próprios filmes trash com os amigos.

Episódio(s) Recomendado(s): 242 – Elvira, a Rainha das Trevas | 253 – Christopher Lee


#09 – Taverna do Mapinguari

Como é: Claro que o podcast do Mapingua Nerd estaria na lista! Falamos de nerdices em geral, do ponto de vista dos manauaras. Fizemos apenas 04 episódios no final do ano passado (e mais quatro episódios do Side Quest, com leitura de comentários e indicações da equipe), mas pode apostar que vamos voltar com tudo esse ano. A segunda temporada já está sendo planejada e vai estrear em breve (oremos).

Pra quem é: Para quem é de Manaus e também para nerds em geral.

Episódio(s) Recomendado(s): o melhor episódio foi o único do qual não participei: 02 – Os Fantasmas do Teatro Amazonas.


#10 – Uma Nêspera no Cu

Como é: Nas palavras dos próprios realizadores, este podcast feito em Portugal é “sofisticadamente reles, repleto de palavras feias e conceitos doentios”. A ideia do cast é a seguinte: um dos participantes revela um dilema em que os outros convidados precisam decidir por uma de duas situações impossíveis e horríveis, do tipo: “Passar 20 anos em uma Solitária na Prisão, ou viver em liberdade, mas tendo como jantar, todas as noites, o cocô dos vizinhos?”. Coloquei  aqui o mais leve, pra não chocar, mas é nesse estilo. Por causa do sotaque e expressões portuguesas, às vezes é um pouco complicado entender o que eles estão falando, mas existem versões em vídeo do cast no Youtube, com imagens, que ajudam na compreensão. Nêspera, por exemplo, é um tipo de fruta.

Pra quem é: Pra quem não é sensível. Se você não se importa com escatologia e palavrões, o cast é hilário.

Episódio(s) Recomendado(s): Qualquer um, são todos engraçados. Mas há um problema: existem poucos episódios e eles pararam de ser publicados há quase um ano. Confira o canal.


Menções Honrosas

– Tambacast: Feito em Manaus com muito humor e sem compromisso com o bom gosto (principalmente musical),  o Tambacast fala sobre a vida e suas inúmeras decepções. Já participamos de um, escuta lá

– Em Outro Castelo: Também feito em Manaus, chamou minha atenção por ter o Maximus, do MDM, e ser o “maior, melhor e único podcast de videogames do Norte e Nordeste”, como diz a descrição (provavelmente inverídica) do cast. Acontece que a publicação não é regular e a última já tem 5 meses.


Sobre o Autor

veste Capa-e-Espada despojado, seus ̶h̶o̶b̶b̶i̶t̶s̶ hobbies favoritos são: filmes massa-velho, histórias de fantasia e mangás apelativos. Já alcançou o 7º sentido, destruiu o Um Anel na Montanha da Perdição, chegou ao último andar da Torre Negra, retirou a espada da pedra e já perdeu muitos pontos para a Grifinória. Não abre mão do segundo café da manhã e costuma esquecer que o mundo não está em seus livros e mapas.