Conheça o Cast Wars – Podcast sobre Star Wars criado em Manaus

Publicado em 4 de agosto de 2015 | Por Thiago Henrik | Entrevistas

Sou ávido ouvinte de podcasts, tendo uns 20 feeds assinados. Um dia, ouvindo um deles, descobri que um dos participantes havia sido convidado em um podcast só sobre Star Wars. Só isso já gerou curiosidade, mas o que chamou a atenção mesmo foi ele dizer que era um podcast “de uma galera lá de Manaus”. Opa, tive que ir atrás e acabei descobrindo o Cast Wars, um podcast/portal que aborda tudo relacionado ao universo de Star Wars, feito aqui mesmo na nossa Tatooine (vai dizer que meio-dia não parece que tem dois sóis no céu?).

Resolvi apresentar pra galera do Mapingua Nerd e por isso conversei com o idealizador do projeto, Domingos Coelho. Se liga:

Há quanto tempo existe o Cast Wars?

Domingos Coelho: O site entrou no ar no dia 04 de maio de 2012. Não foi à toa que o site estreou nesse dia, pois nesse dia é comemorado o Star Wars Day. Estamos há 3 anos gerando conteúdo dessa saga.

Quais são as principais atrações do site?

O site surgiu com a proposta de ser um agregador de podcasts e vídeos sobre a saga Star Wars e também de notícias. Além disso, também idealizamos um podcast somente sobre essa saga, junto com a concepção do site, que é o “KaminoKast“. Ele é nossa principal atração. Além dele, criamos o podcast “Últimas do Front” com o intuito de acompanhar a quinta temporada de The Clone Wars, a série animada de Star Wars que existia na época. Como somos fãs de outras coisas além de Star Wars, criamos também outro podcast, o “Pod de Escape“, com a finalidade de dar vazão a isso e falarmos sobre coisas além de Star Wars. Essas são as nossas atrações próprias, além delas, tem os podcasts e vídeos, sobre a saga, produzidos por terceiros que postamos no site, dando os devidos créditos.

A equipe inteira é de Manaus?

No início, a equipe era de 4 pessoas e todas de Manaus. Com o tempo, a equipe foi crescendo e agregamos pessoas de outras cidades e estados. Hoje temos representantes de São Paulo (SP), São Vicente (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Brasília (DF).

Captura de Tela 2015-08-03 às 18.32.07

Costumam ter convidados no podcast?

Sim, procuramos chamar pessoas de outros podcasts para participar com a gente. Já tivemos convidados de podcast conhecidos do cenário brasileiro, como o Leonardo Miotti do Jurassicast e o Léo Lopes do podcast Radiofobia. Já convidamos ouvintes também para participar de programas. Conseguimos uma entrevista com o dublador Silvio Navas, que fez diversas vozes de desenhos e filmes, inclusive Darth Vader e Mumm Rá, dos Thundercats.

Sendo focado em Star Wars, será que um dia acaba o assunto?

Chegamos a cogitar isso ao iniciarmos o site. Mas como tem mais de trezentos livros lançados sobre esse universo, quase duzentos jogos e uma infinidade de quadrinhos percebemos que teríamos muito assunto para falar. Quando o site estava com uns seis meses no ar, veio a notícia bombástica da venda da Lucasfilm para a Disney. Isso aqueceu como nunca esse universo e muitas novas notícias, produtos, filmes, séries, livros, quadrinhos, games começaram a ser produzidos. Então, agora mais do que nunca, teremos muito assunto para falarmos sobre Star Wars.

Uma integrante da nossa equipe, a Juçara Menezes, é vice-presidente do recém-inaugurado Conselho Jedi do Amazonas. Já conhecia a iniciativa?

Sim. Conheci a iniciativa logo no início dela, entramos em contato e desde então nos colocamos à disposição do Conselho para qualquer coisa que precisarem. Tínhamos a necessidade de fã-clubes de Star Wars no Amazonas. Estamos bastante ansiosos para o primeiro encontro do Conselho.

Recomenda aí pros nossos leitores o seu episódio favorito do podcast!

É bem difícil escolher um, por isso vou recomendar três. O primeiro é o episódio que gravamos sobre o Livro Death Troopers, que estará chegando no Brasil agora no segundo semestre de 2015. Discutimos a trama do livro sem estragar a experiência de quem vai ler o livro. O segundo é a entrevista com Silvio Navas, onde conversamos com ele sobre a carreira dele. E o terceiro é o episódio que gravamos sobre o especial que o Frango Robô fez sobre Star Wars. É um episódio que ficou muito engraçado.

Acesse o Cast Wars: www.castwars.com


Sobre o Autor

veste Capa-e-Espada despojado, seus ̶h̶o̶b̶b̶i̶t̶s̶ hobbies favoritos são: filmes massa-velho, histórias de fantasia e séries sobre paradas estranhas. Já alcançou o 7º sentido, destruiu o Um Anel na Montanha da Perdição, chegou ao último andar da Torre Negra, retirou a espada da pedra e perdeu muitos pontos para a Grifinória. Gosta mais de cachorro que de gente, Não abre mão do segundo café da manhã e costuma esquecer que o mundo não está em seus livros e mapas. Instagram: @thiabolico

Comentários