Em um dos mais recentes episódios na cidade de Manaus um detento fugiu da cadeia e postou uma selfie com seu parceiro comendo jaca no meio da mata. Brayan Bremer virou um meme instantâneo em todo o Brasil, várias imagens foram feitas, e o mais curioso é que também foi desenvolvido um jogo. Em “Brayan Break” você pode ajudar o detendo Brayan a fugir da cadeia.

Desenvolvido por Igor Sousa, da empresa independente 2DViral Studio, o jogo está disponível para o sistema Android e pode ser baixado neste link. Em uma entrevista para o Mapingua Nerd, Igor revelou um pouco mais sobre a produção do game.

Sou um desenvolvedor independente de São Paulo. Comecei a estudar programação dois anos e meio atrás, através de diversos tutoriais do youtube. Depois de um ano estudando parti para o mundo dos games, começando com games simples, sem gráficos, apenas textos em um terminal preto. A partir daí comecei a evoluir e criar jogos mais avançados, até que recentemente decidi criar uma marca cujo foco são jogos simples e com o tema “Viral”.

MN – Como surgiu a ideia para o jogo?

2DV – A ideia surgiu através de uma conversa com minha namorada onde ela me mostrava alguns “memes” engraçados do viral em questão, a ideia de que isso poderia virar um jogo veio na minha cabeça e acabamos pensando na mecânica e na base do jogo juntos.

MN – Quanto tempo demorou para que o game fosse criado?

2DV – Demorei cerca de 12 horas seguidas para criar o jogo por completo.

MN – O processo de criação é algo divertido ou trabalhoso?

2DV – Eu não vou negar que é bastante trabalhoso e necessita de muita paciência, mas é algo que eu amo fazer, acho divertido demais, me encanto com cada processo pelo qual o jogo passa.

MN – Existe algum próximo jogo sendo planejamentos para ser lançado?

2DV – Todos os nossos jogos serão de futuros virais que surgirão em nossa vasta e indomável internet. Portanto, jogos mais sérios do estilo RPG estão sendo pensados com carinho.


Não é a primeira repercussão que o caso dos detentos recebe. Entre elas, também noticiamos sobre a cartilha baseada em Harry Potter, feita por estudantes de psicologia da UFAM, para assim ajudar na segurança do campus. De muitas formas, esperamos que sejam as últimas repercussões deste infeliz caso na cidade de Manaus.


Minha avaliação

Não sou gamer e muito menos um old gamer. O jogo é bem simples, o que pode te garantir alguns minutos de diversão durante o tédio, em vista de que o personagem Brayan apenas corre em linha reta e pula de alguns obstáculos. Meu maior choque aqui é ver que Black Mirror lentamente vira realidade, se o game fosse o contrário, e tivéssemos de prender Brayan e rir dessa situação, White Bear estaria um passo a menos de se tornar realidade.

E já que estamos falando sobre games, que tal dar uma olhada em como estão os arcades aqui da terrinha e sentir uma leve nostalgia, lembrando da época em que a gente faltava aula só pra jogar? Além disso, você pode ficar por dentro de como trabalhar no cenário dos games indie, ouvindo um dos episódios do nosso podcast.