Medida foi tomada graças à fuga em massa de detentos de Azkaban ocorrida essa semana em Manaus.

É uma infeliz e perigosa época para a segurança em Manaus. Com a fuga de alguns detentos, os cidadãos entram em alerta e ficam com medo do perigo. Em meio a recente onda de pânico, um fugitivo foi encontrado perto das matas da UFAM. Além de todo este caos, alguns problemas de violência, infelizmente, já assombraram a Universidade Federal do Amazonas em 2016.

Pensando nisso, os acadêmicos da Atlética de Psicologia decidiram realizar uma cartilha dando dicas de segurança para a vida e rotina no campus. E o melhor de tudo: a cartilha foi baseada em Harry Potter.

Conversamos com os acadêmicos que nos revelaram de onde a ideia surgiu e o porquê da escolha de Harry Potter.

MN – De onde surgiu a ideia da cartilha?

AP – Já pensávamos em segurança desde o tempo que o movimento estudantil discutia segurança de um lado e a Universidade de outro. Mas assim como a maioria dos estudantes, professores e técnicos, a impotência frente a situação sempre foi muito grande. Colegas já foram assaltados, já escutamos situações de professores que foram feridos, entre tantas outras coisas. Quando soubemos do que estava acontecendo nos últimos dias na cidade resolvemos fazer algo que alertasse para o problema o quanto antes. Então pensamos nas redes sociais e na criação de uma cartilha (só não esperávamos que ela fosse tão além dos nossos estudantes).

Então começamos a levantar situações cotidianas que acabam nos colocando em risco e a listar. Parece algo corriqueiro “ah, andar em grupo, fácil. Não usar cordão, ok. Avisar onde estou toda hora.”, mas nem sempre isso acontece. O dia a dia na universidade às vezes nos esmaga e esquecemos o quanto nos colocamos em situações de vulnerabilidade. Um exemplo simples são as histórias de celulares furtados em quadras, pista de atletismo, mesas do restaurante, etc. Um descuido e algo pode acontecer. Claro que a nossa intenção não é que os estudantes fiquem andando apavorados pela universidade e prestando atenção em qualquer folha que caia no meio da mata. Mas é reforçar alguns hábitos que na volta pra casa, em um dia que falte luz no campus ou na caminhada até a parada de ônibus, poderão evitar um acontecimento desagradável para o seu dia.

MN – Por que a escolha de Harry Potter?

AP – Nós buscamos, desde o início, criar uma comunicação informal e espontânea com os acadêmicos do curso de Psicologia e com todos que nos acompanham nas redes sociais. Dessa forma, entendemos que a espontaneidade só seria possível se tivéssemos a possibilidade de falar de assuntos importantes com um tom de descontração. Para essa cartilha em específico buscamos a temática da série de filmes Harry Potter por ser uma das mais amadas pelo público em geral, inclusive pelos membros da Atlética. Além disso, os filmes de Harry Potter, além de divertidos e envolventes, trazem conteúdos inspiradores sobre Protagonismo Estudantil, que é um de nossos objetivos enquanto grupo esportivo representativo dos estudantes de psicologia da Universidade.

Estamos sempre buscando autonomia estudantil e possibilidade de comunicação dos alunos com as demais representações administrativas dentro e fora da Universidade. Assim, decidimos reunir nossos objetivos com as referências de um dos nossos filmes favoritos. Quem sabe em algum campeonato a gente não queira lembrar o quadribol ou referenciar outras séries, jogos e filmes? Afinal, jogos como League Of Legends são outras formas de competição que também são divertidas. E assim como Harry Potter, diversos filmes e séries possuem temáticas que podem ser discutidas dentro do contexto acadêmico e cultural.

MN – Podemos esperar por outras cartilhas?

AP – Sim! Não apenas listas, como outras formas de comunicação. Nós utilizamos GIFS, vídeos, imagens, enquetes, listas e diversos outros tipos de publicação. Fazemos dessa forma pois entendemos que assim como nós, quem acessa as redes sociais espera por novidades e por compartilhamentos de informações da forma mais dinamizada possível. Ficamos muito contentes ao ver o impacto da nossa cartilha e esperamos que nossos vídeos, GIFS e imagens possam atrair a atenção das pessoas dessa forma também! Deixamos a criatividade fluir quando se trata de divulgar nossas atividades e eventos.

Em março deste ano teremos a Acolhida dos calouros de Psicologia, que será realizada pelo Centro Acadêmico de Psicologia – CAPSICO, e nós faremos parceria para participar da organização. Por conta disso, já estamos pensando em formas inovadoras de divulgação para atrair os calouros e fazer a Acolhida ser conhecida pelo maior número possível de ingressantes no curso.

MN – O que é a Atlética de Psicologia?

AP – A atlética de psicologia surgiu com uma inquietação: A não participação do curso de psicologia em atividades esportivas, jogos universitários, festas, entre outros. Participamos dos jogos da saúde em 2015 e pela primeira vez tivemos conquistas em jogos no ambiente universitário. Com isso, descobrimos que várias universidades do país tem Atléticas que organizam tudo aquilo que sentimos falta e de forma saudável. Os Psicopatos da UFMS (PSICAAA) e a galera sensacional da UFU (Atlética de Psicologia UFU) nos chamou a atenção e despertou a vontade de criar uma atlética no nosso curso. Em outras palavras, foram nossa inspiração. Fundamos em julho de 2016 a APSI com as cores azul e branca, tendo como mascote o Sauim-de-Coleira, que se tornou nosso xodó, além de uma bandeira em defesa dessa espécie.

Ao longo do ano queremos organizar alguns eventos esportivos, jogos entre classes/cursos, e saber o que aconteceu com o JUUFAM. Estamos em um começo meio burocrático e respirando aos poucos a alegria que queremos trazer para a universidade, mas lá na frente queremos que a psicologia mostre sua cara nesses espaços também. Vamos apoiar a festa que a turma de calouros(as) organizou no período anterior e fazer de tudo para que ela seja inesquecível para a turma desse ano: A Afreudisíaca. 

E claro, nosso principal objetivo: Resgatar o esporte universitário da UFAM, que está abandonado. Se um dos nossos maiores sonhos se concretizar, a nossa bateria, é possível que a psicologia apareça para apoiar atletas da UFAM nos jogos. Seria nosso maior orgulho defender atletas UFAM em uma arquibancada durante os jogos, pois sabemos o quanto algumas equipes treinaram duro ao longo de 2016 e foram esquecidas. Talvez isso até faça com que alguns talentos do curso de psicologia queiram participar dessas equipes ou incentivá-las de alguma maneira.

Os membros fundadores são: Alan Araújo da Costa, Ana Vitória Portela, Fredgaard Victor Cavicchioli Batista, Guilherme Vasconcelos Torres, Igor Santiago Martins, Laryssa Brandão M. Diniz, Matheus Vasconcelos Torres, Magno Batista Viana, Tayná da Silva Dalavale, Vitória Guimarães de Souza.


A cartilha pode ser encontrada no post do facebook na página da Atlética de Psicologia, que já conta com mais de 500 compartilhamentos, ou por meio deste link, que contém o pdf da cartilha.