Com informações de assessoria.

Você gosta de games? Sim, certo? Mas… e de matemática? Aposto que o número de pessoas que disseram “sim” diminuiu. Que tal então juntar a diversão dos jogos eletrônicos com a aprendizagem da matemática para fazer algo novo? Um professor de Design de Jogos da Fucapi resolveu fazer isso com o jogo “Matemagos”.

O jogo tem o estilo JRPG com toda temática baseada na Matemática, da história até o modo de atacar. “A história se passa no reino de Tabu’Ada, onde o terrível bruxo Somarum abriu um portal dimensional, trazendo criaturas malignas para conquistar o reino, sendo o objetivo dos Matemagos impedi-lo e selar o portal”, revelou professor Sylker Teles.

O diferencial do jogo é a mecânica de ataque: para lançar magias no seu turno, os jogadores precisam resolver operações matemáticas básicas como soma, subtração, multiplicação e divisão. Isso foi feito justamente com o objetivo de tornar mais fácil e divertido aprender matemática. “Matemagos é um jogo voltado para estudantes do ensino fundamental, mais especificamente o 7º ano, mas que é divertido para qualquer idade”, contou.

Além de habilidades matemáticas, para tornar o jogo mais desafiador são exigidos dos gamers poder de estratégia, isso porque cada um dos seis Matemagos possuem habilidades especiais relacionadas a elementos, além do jogo ficar mais difícil conforme avança. “A dificuldade das operações vai aumentar à medida que o jogador avança nas fases e também com novas magias que estarão disponíveis conforme o progresso do jogador”, contou o criador.

galeria: habilidades especiais/divulgação

Nascimento de um jogo

O Matemagos nasceu durante o projeto de doutorado do professor Sylker Teles, que já trabalha com jogos educativos desde o mestrado e viu na matemática uma excelente maneira de testar sua hipótese de doutorado “Eu precisei desenvolver um protótipo para testar minhas hipóteses e durante essa pesquisa, recorri a relatórios da Unesco e do World Economic Forum com relação a educação em países em desenvolvimento e descobri que a Matemática é uma das disciplinas mais difíceis em nestes países”, explicou.

O gênero JRPG também foi escolhido a dedo, tanto por conta de ter marcado a infância e a educação do professor Sylker Teles. “Marcou muito minha infância, além disso fiz meu doutorado no Japão e estava cercado dessas influências. Aliado a isso, tem o fato de ser um estilo de jogo que favorece uma mecânica envolvendo matemática”, contou.

Sobre a empresa Flying Saci Game Studio

Apesar do professor Sylker Teles ser o criador e desenvolvedor do jogo, ele não criou sozinho o game. A empresa Flying Saci Game Studio, empresa incubada na UlbraTech Manaus esteve ajudando no Matemagos.

A empresa é a sucessora conceitual da Outline Interactive, que já desenvolveu o jogo premiado “Ayri: Uma Lenda Amazônica” no prêmio JogosBR em 2005 e atualmente trabalha com jogos educativos “Estamos na fase inicial de criação do próximo game da série, os “Quimicavaleiros”, que abordará a disciplina de química e trabalhando também no jogo “Tad the Pole”, sobre os sapinhos da Amazônia”, revelou.

Test Drive

Matemagos fez sucesso quando participou no Museu do Vídeo Game Itinerante, em Manaus, e no Brasil Game Show, em São Paulo. “A recepção foi ótima. Muito positiva. O público adorou o game e demonstrou grande interesse em baixá-lo assim que lançar”, contou o professor.

matemago-stand

foto: participação do Matimagos no Brasil Game Show/divulgação

Pronto para mais?

O jogo está disponível para Android. Para descobrir ainda mais, você pode seguir a página oficial do game no Facebook.