Fucapi vira filial de Hogwarts por um dia

Publicado em 24 de agosto de 2016 | Por Bruno Graça | Lugares, Manaus, Notícias

A plataforma 9 3/4 surgiu na Faculdade Fucapi no dia 18 de agosto, levando todos os bruxos novatos que receberam sua carta de aprovação para a Escola Superior de Design, Criatividade e Magia, a filial de Hogwarts em Manaus e ter uma aula inaugural típica de um bruxo iniciante no salão comunal de Hogwarts.

Seleção dos calouros - Cristiane BarbosaFoto: Cristiane Barbosa

Na aula inaugural, logicamente, os bruxos novatos foram submetidos ao Chapéu Seletor e devidamente divididos para as mesas das suas casas. Ainda na ocasião, foi realizado um pequeno torneio chamado “Relíquias do TCC”. “A finalidade foi de integrar os calouros aos veteranos a partir dessa atividade. Isso foi atingido porque percebemos o empenho e dedicação nas tarefas”, explica a professora Minerva McGonagall.

A vitória do torneio foi da casa “Lufa-Lufa”.

Para o encerramento, foram oferecidos para os bruxos feijõezinhos de todos os sabores, doces diversos e bebidas típicas.

Mundo trouxa

Toda essa experiência criativa partiu dos docentes do curso de Design da Faculdade Fucapi, com a coordenação geral das professoras Alderlane Aquino e da Professora Neila Pinto, que viram em Hogwarts uma maneira inovadora para recepção dos calouros 2016/2. “A ideia era fazer uma coisa inovadora de interesse comum que pudesse promover a interação dos alunos veteranos e calouros”, revela a professora Alderlane Aquino (Minerva McGonagall).

As atividades custaram para os professores três semanas de trabalho duro para sair tudo perfeito. “Nos bastidores, todos se comportaram como ‘elfos domésticos’ trabalhando, pensando na caracterização de cada um dos professores, na ambientação do Salão Comunal, nas guloseimas do banquete e nas atividades que iríamos designar para promover a integração”, afirma a professora.

O tema era surpresa para os calouros, mas eles recebiam pistas, desde carta até modo como eles podiam ir caracterizados. “Fizemos questão de manter o elemento surpresa, que era a caracterização dos professores, o cenário e a seleção das casas a partir do Chapéu Seletor”, conta a professora Alderlane Aquino. “A entrada dos professores foi um triunfo, com direito a gritos e aplausos. Todos entraram realmente no clima e curtiram cada minuto”, completa.

Apesar de ser o primeiro do gênero, a professora conta que diante da grande aprovação já se pensa em fazer outros eventos do tipo. “Sempre pensamos em um evento de recepção dos calouros, mas é a primeira vez com um tema especifico. Entendemos que diante da empolgação e receptividade dos alunos este será o primeiro de muitos”, disse.

Corpo Docente da Escola Superior de Design Criatividade e Magia - Cristiane BarbosaFoto: Cristiane Barbosa

Relação dos professores e personagens:

Alderlane Aquino – Minerva McGonagall
Neila Pinto – Sybill Trelawney
Sylker Teles – Severus Snape
Vitor Maxwell – Rubeus Hagrid
Narle Teixeira – Pomona Sprout
Nancy Cavalcante – Dolores Umbridge
Andressa Cruz – Mme. Rolanda Hooch
Marcella Sarah – Severus Snape (versão feminina)
Guto Kawakami – Filius Flitwick
Debora Claudiano – Madame Pince

Coordenação do curso de Design – Prof. Andressa Cruz.

(Com informações da assessoria de imprensa – Todas as fotos da galeria são de Cristiane Barbosa. O convite foi feito pelo Laboratório de Design da Fucapi)


Sobre o Autor

é um jornalista, assessor e pau pra toda obra. Adora séries de investigações criminais e o canal Investigação Discovery. Curte: mangás, jogos em geral, Doctor Who, RPG, dinheiro, contar mentiras absurdas (?) e testar a paciência das pessoas. Revés: bipolar.

Comentários