6 livros que ganharam adaptações cinematográficas e valem a pena assistir

Publicado em 27 de novembro de 2015 | Por Ayrton de Oliveira | Artes, Cinema, Literatura

Os leitores estão cansados de ver os livros sendo adaptados para o cinema de forma pouco fiel. Muitas vezes as adaptações conseguem ser ruins, mas ainda existe salvação. Essa lista traz alguns ótimos livros que viraram filmes tão bons quanto – alguns até clássicos modernos.

A lista vai além dos mais conhecidos, ou seja, não fique ofendido se não encontrar “Senhor dos Anéis” aqui, mas saiba que ocupa um grande espaço no coração de qualquer nerd.

Esse post completa uma trilogia de posts sobre adaptações, o primeiro foi de games e o segundo foi de quadrinhos. Se não leu, confere lá! 


1 – O Lobo de Wall Street.

m1

Baseado no livro escrito pelo próprio Lobo de Wall Street, Jordan Belfort, o filme é sensacional, tem Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio em uma das suas atuações mais marcantes, além de Margot Robbie que agora vai interpretar a Arlequina nos cinemas em 2016. O filme merece ser visto e revisto porque é um dos melhores.


2 – Blade Runner.

m2

É, de fato, bastante conhecido que esse filme é sim baseado em um livro, e não é qualquer livro, mas um de Philip K. Dick chamado “Androids sonham com ovelhas elétricas?”. Esse filme é obrigatório, um dos meus preferidos, e traz muita coisa para ser analisada. Apesar de ser diferente do livro, o filme consegue ser bom – e muito.


3 – 2001 – Uma Odisseia no Espaço.

m3

O roteiro do filme e o livro foram escritos em conjunto, o que faz ser uma obra completa. Filme feito pelo maior gênio do cinema, Stanley Kubrick, com o livro escrito por Arthur C. Clarke, não é de se estranhar que apareça em quase todas as listas dos melhores filmes de todos os tempos.

O livro ganhou continuação com 2010 – Uma Odisseia no Espaço 2, 2061 – Uma Odisseia no Espaço 3 e 3001 – A Odisseia Final.


4 – O Homem Bicentenário

m4

O filme traz uma nostalgia de sessão da tarde. É baseado em um conto escrito por Robert Silverberg e Isaac Asimov. Apesar de não ser considerado tão bom, eu gosto. Sendo nostalgia ou não, o filme já é um clássico.


5 – A Máquina do Tempo.

m5

O livro escrito por H. G. ganhou duas adaptações, uma de 1960 e outra de 2002. O livro é o primeiro a trazer conceito de viagem no tempo e foi publicado em 1895. É importantíssimo para quem gosta de ficção científica e ganhou várias referências que duram até hoje.


6 – Silêncio dos Inocentes.

m6

Hannibal Lecter é um dos meus personagens preferidos do cinema, e ainda ganhou vida por Anthony Hopkins. Muito antes disso existia o livro de Thomas Harris que serviu de base para o filme. O autor também possui outros livros que trazem o Dr. Lecter e ganharam adaptações cinematográficas.


A lista é grande. Existem tantos outros bons filmes! Se quiserem, esse post pode ter continuação. Como eu disse, tentei sair do óbvio. Apesar dessas adaptações serem também conhecidas, as mesmas não ganham atenção tão grande quanto, por exemplo, “O Poderoso Chefão”, “O Iluminado”, “O Hobbit” ou “O Guia do Mochileiro da Galáxia”.

Fiz essa trilogia para que alguns filmes já esquecidos possam ser assistidos novamente por quem já os conhece ou por quem os conheceu na lista. É sempre bom ver um filme desses quando bate aquele tédio e não tem mais nada de bom para assistir!

Sobre o Autor

"Ele é um deus, ele é um homem, ele é um fantasma, ele é um guru." Apaixonado por filmes, costumo ser o Batman nas horas vagas e San Junipero até às 00:00. Sou fascinado por Doctor Who, e queria ter uma caixa azul maior por dentro. Fora isso, já falei que amo filmes?

Comentários