8 homenagens audiovisuais ao mundo dos games

Publicado em 11 de novembro de 2015 | Por Ayrton de Oliveira | Cinema, Games, Notícias

Warcraft ganhou seu primeiro trailer recentemente e mostrou que tem potencial de virar um bom filme. Também foi confirmado que The Witcher vai ganhar um filme em 2017 e o filme Assassin’s Creed está previsto para ano que vem e traz Michael Fassbender como protagonista. Essa leva de filmes parece promissora e promete trazer, acima de tudo, boas adaptações – coisa que às vezes é um pouco difícil quando o assunto é games indo para o cinema.

Existe uma grande variedade de filmes que tratam sobre games E são muito bons. As adaptações ainda são um problema, mas é claro que algumas poucas conseguem transmitir a essência dos jogos para as telonas. Separei uma lista de filmes que não são adaptações de jogos, mas tratam sobre o mundo dos games, e que merecem ser vistos (ou revistos).

1 – Indie Game – The Movie

Esse documentário trata sobre a dificuldade de lançar um game ainda hoje. Parece que se tornou mais fácil devido a grandeza da internet, mas não é bem assim.mapingua1

Sinopse:

Indie Game: The Movie é um documentário sobre vídeo games, seus criadores e suas profissões. O filme segue as jornadas dramáticas de desenvolvedores de jogos indies à medida que eles criam seus jogos, divulgam seus trabalhos e se lançam ao mundo. Indie Game: The Movie é sobre como fazer vídeo games mas sua essência é sobre o processo criativo e como é expor-se através de seu trabalho.

TRAILER


2 – Scott Pilgrim vs The World

Esse filme simplesmente transforma a vida real em um game. Os vilões viram moedinhas quando derrotados, têm barra de energia e vida extra. O filme na verdade é baseado em 6 HQs do jovem Scott Pilgrim.

SPW_31_5_Promo_4C_1:NAN2_31_5_Promo_4C_1

Sinopse:

Scott Pilgrim (Michael Cera) tem 23 anos, integra uma banda de colégio, vive trocando de emprego e tem um namoro firme. Sua vida está maravilhosa até que conhece Ramona V. Flowers (Mary Elizabeth Winestead). Ele logo se apaixona perdidamente por ela, só que não será fácil conquistar seu amor. Para tanto Scott precisa enfrentar os SETE ex-namorados de Ramona – que estão dispostos a tudo para impedir sua felicidade com outra pessoa.

TRAILER


3 – Free To Play

O filme conta a vida de Benedict “Hyhy” Lim, Danil “Dendi” Ishutin e Clinton “Fear” Loomis, jogadores profissionais e como seu dia-a-dia é afetado pelas horas que gastam jogando.

mapingua3

Sinopse:

Free to Play é um documentário que segue três gamers profissionais ao redor do mundo enquanto disputam o prêmio de um milhão de dólares no primeiro Campeonato Internacional de Dota 2. Produzido pela Valve, as imagens do filme apresentam os desafios e sacrifícios exigidos dos jogadores para que atinjam o nível mais alto.

TRAILER

4 – Detona Ralph

Esse filme foi a maior alegria e nostalgia de muitos gamers. Além de todas as referências, o filme é sobre um “vilão” e aborda aquilo que todo mundo já se perguntou quando criança: “O que acontece depois que a fase termina?

mapingua4

Sinopse:

Ralph (John C. Reilly) é o vilão de Conserta Félix Jr., um popular jogo de fliperama que está completando 30 anos. Apesar de cumprir suas tarefas à perfeição, Ralph gostaria de receber uma atenção maior de Felix Jr. (Jack McBrayer) e os demais habitantes do jogo, que nunca o convidam para festas e nem mesmo o tratam bem. Para provar que merece tamanha atenção, ele promete que voltará ao jogo com uma medalha de herói no peito, no intuito de mostrar seu valor. É o início da peregrinação de Ralph por outros jogos, em busca de um meio de obter sua sonhada medalha.

TRAILER

5 – Video Games: O filme

Pelo ponto de vista de jogadores, editores e os próprios desenvolvedores, o documentário narra a trajetória dos games, desde que são feitos até serem vendidos.

mapingua5

Sinopse:

O filme narra a ascensão meteórica dos jogos de vídeo, de um nicho nerd para uma indústria multibilionária, e apresenta entrevistas em profundidade com os pais do vídeo game, os ícones do design de jogos e os gurus geeks que estão conduzindo eles para o futuro.

TRAILER

6 – Kung Fury

Mistura séries policiais dos anos 80, nazistas, pancadaria, viagem no tempo e mitologia nórdica. Se é para ser trash então que seja trash por inteiro. É um curta, porém estão arrecadando dinheiro para que se torne um longa-metragem.

mapingua6

Sinopse:

O detetive do Departamento de Polícia de Miami e artista marcial Kung Fury viaja da década de 80 até a Segunda Guerra Mundial para matar Adolf Hitler, a.k.a. “Kung Führer”, e vingar a morte de seu amigo pelas mãos do líder nazista. Um erro na máquina do tempo envia-o ainda mais ao passado, para a Era Viking.

CURTA COMPLETO


Menções Honrosas:

7 – Video Game High School

mapingua7

Sinopse: 

Já imaginou um mundo onde os vídeo-games são super valorizados pela sociedade? A websérie Video Game High School nos apresenta um mundo assim, onde todo mundo é nerd e viciado em games. O protagonista, Brian D., é um garoto nerd na vida real, mas nos games é líder da sua equipe de FPS e um ótimo jogador. Um dia Brian derrota o melhor jogador mundo, The Law, e a notícia logo se espalha, tornando Brian um cara famoso e membro da Video Game High School, onde só estão os melhores.

TRAILER


8 – Resident Evil Degeneration e Resident Evil Damnation

mapingua9

São animações baseadas nos jogos de Resident Evil que conseguem fazer muito bem o que os filmes em live action não fazem. São histórias derivadas, não mostradas no jogo, deixando os fãs alegres com o resultado.

TRAILERS 12

Sobre o Autor

"Ele é um deus, ele é um homem, ele é um fantasma, ele é um guru." Apaixonado por filmes, costumo ser o Batman nas horas vagas e San Junipero até às 00:00. Sou fascinado por Doctor Who, e queria ter uma caixa azul maior por dentro. Fora isso, já falei que amo filmes?

Comentários