10 lugares em Manaus que todo nerd deve conhecer

Publicado em 10 de agosto de 2015 | Por Fernanda Brandão | Eventos, Games, Lugares, Manaus, Quadrinhos, RPG

Temos que reconhecer: Manaus tem um sério problema de espaços para a comunhão nerd. Mas eu sou evolucionista e acredito que só os mais aptos manjadores de paranauês sobrevivem. Então fiz uma lista tendenciosa dos lugares que resistiram aos mais atribulados problemas para estarem de portas abertas (uns mais do que os outros, obviamente). Lugares esses que você deve conhecer assim que tiver um tempinho.

Vamos à lista (adoro listas :P):

 

10. Museu de Arqueologia

Para os Indianas Jones, é uma ótima pedida. O museu reúne achados arqueológicos encontrados em Manaus. Peças de cerâmica, vasos, ferramentas e armas que datam até 400 anos aC. É um espaço que está aberto desde 2009 voltado para preservação da cultura indígena do Amazonas. Ele fica em décimo lugar.

10. Museu de Arqueologia

Endereço: Palacete Provincial, Praça Heliodoro Balbi, s/n – Centro

Horário: Terça e Quarta: De 09h às 17h

Quinta, Sexta e Sábado: De 09h às 19h

Domingo: De 16h às 20h

 

9. Loja Daisuki

9. Loja Daisuki

Essa loja é pra quem gosta de card games, sobretudo Yu-Gi-Oh TCG, especialidade da casa. Mas o legal mesmo é o espaço para campeonatos, prática, encontro de ligas e troca de artigos. Se você curte o hobby, vale a passada por lá. Eles têm até ranking dos melhores jogadores.

Endereço: Rua A, 42, Conjunto Eldorado. Parque Dez.

Informações: 9998-21251

 

8. Biblioteca Pública do Amazonas

8. Biblioteca Pública
Eu sou MUITO suspeita para falar desse lugar. Como fiz o Ensino Médio no Centro, passei anos da minha vida indo para a Biblioteca à tarde. Vezes para realmente estudar, vezes para pesquisar nos jornais e vezes, confesso, a maioria delas, para ler algum livro de ficção maltratado pela má utilização de usuários bem menos cuidadosos.

Quem já esteve lá e viu aquela obra de arte na parede perto das escadas? É uma Aurélio de Figueiredo, chamada de Redenção do Amazonas. Além disso, no hall, estão as paisagens amazônicas pintadas por Branco e Silva.

Construída no governo Constantino Nery (1904/1907), o prédio da Biblioteca Pública Estadual do Amazonas era conhecido como Palácio Legislativo. Em 1945, um grande incêndio destruiu todo o acervo bibliográfico da ala direita.

Enfim… se eu for contar toda a história pra você, vou levar horas. Recomendo que, além de ter acesso ao acervo (o maior de Manaus), pesquise sobre o prédio. Para os autores daqui, acredito que lá seja uma ótima locação para uma trama vivenciada em Manaus.

Endereço: Rua Barroso, 57, Centro.

Funcionamento: Segunda a Sexta, das 8h às 17h.

 

7. Sebo O Alienígena

7. O Alienígena

Vocês se lembram do Arqueólogo? Os mais antigos provavelmente sim, a geração XYZ-whatever talvez nunca tenha ouvido falar de um dos sebos mais famosos de Manaus (Isso merece uma postagem in memoriam, não vou me demorar, prometo). Infelizmente a ‘categoria’ tem desaparecido das ruas. Poucos ainda mantêm as portas abertas.

Citei o Arqueólogo porque descobri recentemente que um dos seus antigos donos, o Marcelo Araújo, é sócio do sebo O Alienígena. E o sebo O Alienígena é tão foda quanto o Arqueólogo era. Lá você encontra livros, vinis e artigos usados que podem ser comprados por um preço melhor do que nas grandes lojas de departamento.

O bom de garimpar em sebos é que você sempre pode encontrar algo raro ou edições antigas. Eu adoro e recomendo.

Endereço: Rua Lima Bacuri, 64, Centro. (Fica perto daquele Itau da 7 de Setembro)

 

6. Bosque da Ciência

6. Bosque da Ciência

A dica agora é para os Druidas. O Bosque da Ciência é instalado nas dependências do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) e reúne árvores centenárias, tanques de peixe-boi (eles são tão lindos *-*), animais, acervo de orquídeas, trilhas educativas, viveiro de ariranhas e de jacarés. É um lugarzinho mágico no meio dessa selva de pedra que tem se transformado Manaus.

Para entrar, você precisa pagar uma taxa simbólica de R$ 5. Se você for levar seus filhos (até 12 anos) ou seus avós (a partir de 65 anos), eles não pagam.

Endereço: Av. Otávio Cabral, s/n – Aleixo
Dias e horários de visitação: Terça a sexta: 9h às 12h e de 14h às 17h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 16h

 

5. Calabouço Nerd Store

5. Calabouço

Além de ser uma Comic Shop com artigos nerds, livros e figures, a Calabouço também é um Clube de Jogadores de board e card games. A especialidade da casa é – muitos já sabem – Magic The Gathering. Vale destacar que a loja é licenciada para fazer os eventos oficiais pré-release da Wizard of the Coast, onde os participantes tem acesso exclusivo às cartas da nova coleção.

Endereço: Rua Ferreira Pena, 646-A, Centro.

Informações: 3343-6765

 

4. RPG no Sesc

4. RPG-URBANO

Se você gosta de RPG, gosta mesmo, o lugar ideal (depois da sua casa) para jogar é no SESC. A atividade é organizada pelo RPG Urbano Manaus e conta com um espaço amplo, climatizado, com bebedouro e segurança que nenhuma praça te dá. Aliás, se chover não precisa correr para não molhar a sua ficha.

Lá tem uma galera bem legal que está disposta a abrir vagas em suas mesas e ensinar quem não sabe. MAS, caso você queira levar a sua turma, pode. O que não falta é espaço.

Por questões de segurança, é preciso ter uma carteirinha do SESC para ter acesso ao prédio. Saiba como tirar a carteirinha AQUI.

Endereço: Galeria Moacyr Andrade, SESC – Rua Henrique Martins, 427.

Funcionamento: Sábados – a partir das 14 horas.

 

3. Livraria Saraiva – Espaço Thiago de Mello

3. Livraria Saraiva

A Saraiva é um marco na história da nerdice baré, vocês tem que concordar. Além do acervo imenso igual o da biblioteca do Fera (A Bela e a Fera SIM! :P), a livraria conta com o espaço Thiago de Melo que já movimentou eventos, lançamentos, palestras e encontros de fãs dos mais variados títulos. Eu mesma peguei um autógrafo do Eduardo Spohr no meu Batalha do Apocalipse num evento que aconteceu por lá.

Pra saber quais encontros estão programados é bom ficar de olho no calendário deles.

Endereço: Av. Mario Ypiranga Monteiro, 1300. Manauara Shopping.

 

2. Anime Jungle Party

2. Anime Jungle

O Anime Jungle não chega a ser um lugar, já que é um evento que acontece em Manaus, acredito eu, de 3 em 3 meses. Dividindo muitas opiniões, a festa recebe uma mistura de amantes da cultura pop, otakus, gamers, cosplayers e nerds em geral. A iniciativa completou 10 anos em fevereiro e merece ser louvada pela persistência, sobretudo por ganhar espaço numa cidade como Manaus, que valoriza muito pouco a cena nerd. Parabéns, moçada.

Endereço: Normalmente no Clube do Trabalhador do SESI: Alameda Cosme Ferreira, 3295. São José 1.

 

1. Dungeons & Burgers

image0

Uma das melhores coisas da vida é comer, fala aí? E quando mistura com jogos, RPG e amigos tudo fica beeem melhor. Por isso a D&B leva a categoria de melhor lugar em Manaus. #EntregarTrofeuzinho.

O cardápio, tanto de jogos, quanto de comidas, é farto. Recomendo o milk shake de morango, o sanduíche Beholder, batatas fritas… na verdade eu recomendo tudo mesmo.

Se você quiser mais informações sobre a D&B, leia nossa análise completa da hamburgueria AQUI.

Endereço: Av. Via Láctea, 100. Morada do Sol.

Funcionamento: de segunda a sábado das 11h às 15h (almoço) e das 18h às 23h (hambúrgueres).

 

 

E aí, concorda? discorda? Achou que faltou algum lugar? Deixa a tua opinião nos comentários. =*

 

Sobre o Autor

é especialista em Artes Visuais, Publicitária e Editora. Também é uma dos fundadores do Mapingua Nerd. Escreve menos do que gostaria e torce pelo Holyhead Harpies.

Comentários

  • Thiago Henrik

    Belíssima lista! Alguns eu não conheço.

    Discordei da ordem um poquinho, mas isso é pessoal. O que eu senti falta mesmo foi a falta do Teatro Amazonas, que, apesar de clichê, volta e meia tem alguma coisa legal para os Nerds. Jamais esquecerei da emoção de assistir a orquestra tocar as músicas de O Senhor dos Anéis. E nem da frustração grande que foi não ter conseguido ir assistir ao espetáculo de Star Wars.

  • Max Castro

    Ótima lista! E que surjam mais lugares nerds em Manaus. 🙂

  • Jeeffrie Montteiro

    E a Escola Gracom???

  • Maria Luiza Dacio

    Só faltou a Gracom – School of visual Effects!

  • antonioii

    Fernanda,

    Meu censor druida acusou a falta do MUSA (Museu da Amazônia)… fica no brro Cidade de Deus … e tem uma torre que é perfeita para fazer skyclad.

    Tiago Diabo é assíduo frequentador de lá. Amigo de todos os vigilantes que permitem rituais nos equinócios e solsticios em horas ermas e ilegais. Pergunte dos Tupinambá…

  • antonioii

    Até hj não me perdoo por não ter comprado no Arqueólogo o livro “Dale Cooper: minha vida minhas gravações” lá pelos idos dos 90´s. Tinha a grana mas tava com tanta pressa (e tinha muita gente nesse dia no sebo) que pensei em passar no dia seguinte…e no dia seguinte já não estava mais lá.

    Até hj tdo o que consegui desse livro são os áudios em inglês. É difícil encontrá-lo à venda em ptgs por ae… quem tem guarda a 7 chaves.

  • Davi Bennier

    VC CONSEGUIU UM AUTOGRAFO DO EDUARDO SPOHR!? :O :O :O leve recalque batendo nesse momento u.u

    • Fernanda Brandão

      Consegui! *-*

  • Pingback: As 10 matérias mais lidas em agosto no Mapingua Nerd | Mapingua Nerd()

  • Elvys da silva benayon

    Quero ver a parte 2 desse artigo, rss…

  • Pingback: Alien na Rua e Mama Records em uma noite de música boa e caridade | Mapingua Nerd()

  • Pingback: RPG Urbano realiza Star Wars Order 66 Game Day – Mapingua Nerd()

  • Jefferson Oliveira

    Adorei essa lista! Sou um iniciante na cultura nerd, e não conhecia muitos lugares desses em Manaus, adorei o site, pode ter certeza que indicarei aos meus amigos!