Jogos, boa comida, hidromel e nerdices no Dungeons & Burgers

Publicado em 16 de julho de 2015 | Por Thiago Henrik | Lugares, Manaus, RPG

Talvez você já conheça a Dungeons & Burgers, afinal, o nome chama atenção de qualquer nerd que tenha jogado D&D ou assistido Caverna do Dragão. E a proposta do lugar chama mais atenção ainda: unir boa comida e jogos.

Estive lá pela primeira vez recentemente, no Inculto, mas por causa do evento não pude curtir muito o local. Por isso, faltei na chopada da galera do trabalho (mals aí galera) pra estar lá ontem com meu grupo de RPG!

A primeira coisa a ser dita é: tente chegar cedo. O estacionamento é pequeno e, como há muitos outros estabelecimentos por perto, é difícil encontrar vaga pra estacionar naquela rua.

Já a segunda coisa é: que fachada foda! Na foto ela não aparece em todo seu esplendor, mas a aparência é de um castelinho.

Lá dentro você dá de cara com vários jogos, que estão à disposição dos clientes para jogar no local e outros à venda. Tem até gente pra ensinar a jogar. Ontem, jogamos King of Tokyo e Dixit, dois jogos curtos e bem divertidos. Perdi nos dois.

image(2)

O cardápio tem sanduíches com nomes que remetem ao universo Nerd, como Dark Side, X-Wing, Cockatrice, Shapechanger, Elven e outros. Os hambúrgueres, os molhos, e até o pão, são artesanais, feitos lá mesmo. Escolhi o Beholder e estava muito bom!

O tamanho dos sanduíches é legal, mas teve gente na mesa que fez feio e não conseguiu terminar. Desnecessário dizer que não foi meu caso. Elvys ( “o mestre” ) e a Fernanda, daqui do blog, também detonaram os seus.

image(9)

Apesar da aparência exterior, a parte interna é bem diferente. Cara de restaurante fino, com almoço executivo. E é exatamente isso o que era, antes de se tornar o mais novo antro nerd da cidade.

Quem explicou pra gente foi o dono, Eduardo Hübner. Segundo ele, o restaurante que funcionava no local era o Morada do Sabor, da sua família. E como surgiu o Dungeons & Burgers?

Eduardo contou que costumava se reunir lá com alguns amigos, após o horário de funcionamento, para jogar boardgames e RPG, que ele joga desde os 10 anos de idade. Na ocasião, Eduardo, que trabalhava em comunicação mas que sempre foi apaixonado por gastronomia, fazia sanduíches pra galera, com cada amigo trazendo alguma coisa. Com o tempo, um amigo foi chamado outro, e mais outro e “de repente tinham umas 30 pessoas, gente que eu nem conhecia”, disse. Daí veio a ideia de transformar isso em negócio.

image(3)

No início, em apenas uma pequena área separada do restaurante e apenas aos sábados. À medida em que foi fazendo sucesso, começou a abrir em mais dias, dividindo espaço com o Morada do Sabor, que funcionava no horário de almoço. Mas o D&B cresceu tanto, e tão rápido, que acabou criando um pequeno problema: a marca começou a competir com a do outro restaurante, gerando confusão nos clientes. Uma decisão difícil precisou ser tomada, e o Morada do Sabor deixou de existir, permanecendo apenas o Dungeons & Burgers. Nerds for the Win!

Segundo o Eduardo, várias mudanças já estão planejadas: o interior deve ganhar ambientação mais nerd, de taverna medieval, acompanhando a fachada, e os garçons passarão a se vestir a caráter (atualmente eles vestem roupa social e gravata, o que, né, não combina muito). O cardápio também deve sofrer adições, uma delas sendo porções de mini hamburgueres, pra quem quiser experimentar vários sabores na mesma noite.

Outra ideia para o cardápio, que eu achei a mais foda de todas, é o Hidromel! Sim! O próprio Eduardo faz, sendo um entusiasta da fabricação de bebidas fermentadas.

O “taverneiro” Eduardo Hübner serve o Hidromel preparado de forma artesanal.

Tivemos o privilégio de experimentar Hidromel enquanto ele explicava o processo de fabricação (que vou ficar devendo aqui, pois, por algum motivo, não lembro de muita coisa… ).Gostei muito! Já me imaginei lá usando armadura, bebendo hidromel no chifre, para comemorar a vitória sobre o inimigo cuja cabeça esmaguei com meu martelo de guerra. No RPG, claro.

image(5)

Mas pra essa última ideia ser implementada, precisa se adequar à legislação, algo que já está sendo estudado. Outra possibilidade que está sendo estudada é a de franquear o Dungeons & Burgers, pois já houveram contatos de interessados em levar o restaurante para outros estados. Algo que não é tão fácil. Eduardo explicou que até os molhos, que eles mesmos fazem, precisarão ser padronizados e ter um químico responsável.

De qualquer forma, a gente fica na torcida e vai continuar trazendo novidades de lá 😉

O grupo de RPG e o Dungeon Master (quase literalmente), Eduardo Hubner.

Dungeons & Burgers

Avenida Via Láctea, 100 – Conjunto Morada do Sol – Aleixo
Almoço – Segunda a Sábado – 11h às 15h
Sandubas – Quarta a Sábado – 18h às 23h
Telefone: (92) 99477 0407


Sobre o Autor

veste Capa-e-Espada despojado, seus ̶h̶o̶b̶b̶i̶t̶s̶ hobbies favoritos são: filmes massa-velho, histórias de fantasia e séries sobre paradas estranhas. Já alcançou o 7º sentido, destruiu o Um Anel na Montanha da Perdição, chegou ao último andar da Torre Negra, retirou a espada da pedra e perdeu muitos pontos para a Grifinória. Gosta mais de cachorro que de gente, Não abre mão do segundo café da manhã e costuma esquecer que o mundo não está em seus livros e mapas. Instagram: @thiabolico

Comentários