Manaus recebe encontro de desenvolvedores de games Indie

Publicado em 9 de julho de 2015 | Por Thiago Henrik | Entrevistas, Games, Manaus, Notícias, Tecnologia

 

No próximo sábado (11), acontece o “Inculto 5.0 – Jungle Edition”, evento gratuito que surgiu em Porto Alegre para reunir desenvolvedores, estudantes e interessados em games. É a primeira edição do Inculto fora do Rio Grande do Sul. Além de servir como local para troca de ideias, o evento traz ainda Danilo Dias, da Joymasher, responsável pelos games Oniken, sucesso de crítica e público, e Odallus, cujo lançamento está sendo muito aguardado.

Foda, né? O MapinguaNerd bateu um papo com o Beto (Thiago Alves), da organização do evento, que deu mais detalhes sobre a parada

Me fala um pouco sobre você, o que faz, qual sua ligação com os games.

Meu nome é Thiago, mas pode me chamar de Beto. Estudo e trabalho como game designer desde 2007, quando fundei com amigos a Aduge Studio, que operou junta até 2012; em 2013 fui para a Aquiris Game Studio e no final do ano passado vim integrar a equipe de game design da Black River Studios. Também tenho alguns projetos paralelos de jogos, tanto sozinho quanto com alguns amigos, num coletivo chamado Fuba Studio. Como acredito muito no impacto cultural dos jogos, fomentar eventos também tem meu coração.

Sei que o Inculto é um evento para reunir desenvolvedores independentes, estudantes e curiosos, e que é o mais importante do gênero em Porto Alegre. Mas você gostaria de explicar melhor? Dar mais detalhes?

O Inculto é um evento para todos os que participam da indústria, têm interesse ou apenas consomem jogos. Sempre tentamos incentivar que as pessoas que têm projetos feitos ou em desenvolvimento tragam pra compartilhar com a galera, receber feedbacks, etc. Também sempre incentivamos as pessoas que têm vontade, mas ainda não o fazem, a começar a fazer jogos. A idéia é sempre manter o clima informal do encontro e fazemos ele de pessoas pra pessoas, nunca como representantes de nossos estúdios ou empresas.

Qual o objetivo do Inculto?

Nosso objetivo com o Inculto é reunir a comunidade local e ajudar as pessoas a se conhecerem, saber o que estar rolando, estreitar laços. Acreditamos que criar essa união é fundamental pro desenvolvimento da indústria, de maneira geral. É importante saber o contexto que se está inserido, o que se passa e quem está com você nessa.

Edição em Manaus: Como surgiu a ideia e por que realizar aqui?

Comecei organizando o Inclulto junto ao Klos Cunha (Otus Game Studio) e cada edição alternava entre Novo Hamburgo e Porto Alegre. No final do ano passado eu vim pra Manaus e ele foi pra Brasília no momento que a Otus se uniu a Behold. No entanto nossa vontade de continuar o Inculto não esfriou. Achamos uma ótima oportunidade para expandir o alcance do evento.

Qual a expectativa pra esse evento? Acha que serão ‘descobertos’ projetos bacanas na ocasião?

Queremos conhecer o pessoal daqui que tá envolvido no desenvolvimento de jogos. Essa primeira edição de Manaus é quase como um projeto piloto novamente. Queremos entender quem são, pelo que se interessam, tentar sacar o clima local do pessoal daqui. Estou um pouco ansioso pra ver o que vai aparecer, mas descobrir é um termo muito forte pro objetivo do evento, esperamos mais que todo mundo se descubra. Isso sim.

Como você vê a cena de games na nossa região?

Minha primeira impressão é que ela ainda parece bem desconexa. Sabemos de algumas pessoas que tão fazendo coisas aqui e ali, mas não parece haver uma união, uma troca entrei elas. Foi a mesma sensação que tínhamos de Porto Alegre e Novo Hamburgo nos anos passados. Foi isso que motivou a criação do evento.

Pode me falar mais do convidado, o Danilo Dias?

Se eu fosse falar do Danilo no jeito dele falar diria apenas “Esse cara é foda!”. O que é bem verdade! Admiro muito o cuidado, amor e dedicação que o Danilo põe nos projetos que ele trabalha. Quando ele fala sobre as razões e decisões tomadas ao longo do processo, é incrível ver o brilho dos olhos dele e como nada é gratuito.

Qual a programação do evento?

O evento começa às 19h e a idéia é a galera ir chegando, jogando, conversando, comendo, bebendo e sendo feliz. Mais tarde, quando o pessoal já tiver à vontade, em torno das 21h, começa a talk do Danilo e todos são convidados a assistir, mas quem não tiver no clima pode ficar à vontade pra fazer qualquer outra coisa (mas recomendo fortemente participar).

11709352_10153522398653854_7518606965797871718_n

O “Inculto 5.0 – Jungle Edition” acontece no sábado (11), às 19h, no Dungeons & Burgers, na Av. Via Láctea, 100, no Conjunto Morada do Sol. Para mais informações, acesse o Evento no Facebook. O MapinguaNerd vai estar por lá, e a gente espera encontrar vocês!

 

Sobre o Autor

veste Capa-e-Espada despojado, seus ̶h̶o̶b̶b̶i̶t̶s̶ hobbies favoritos são: filmes massa-velho, histórias de fantasia e séries sobre paradas estranhas. Já alcançou o 7º sentido, destruiu o Um Anel na Montanha da Perdição, chegou ao último andar da Torre Negra, retirou a espada da pedra e perdeu muitos pontos para a Grifinória. Gosta mais de cachorro que de gente, Não abre mão do segundo café da manhã e costuma esquecer que o mundo não está em seus livros e mapas. Instagram: @thiabolico

Comentários