O que é um nerd? Essa pergunta foi feita pelo avô de duas pessoas aqui do blog. Acho que nunca responderam o velho. Diretamente da Wikipedia temos a seguinte definição: “Nerd é um conceito sociológico moderno que por vezes é descrito como uma tribo urbana, muito embora possua características gerais mais imprecisas do que a maioria delas, e embora também não preceda à autoidentificação”.
Ok, ok, mas o que isso quer dizer? Quer dizer que uma pessoa pode ser nerd por diferentes motivos, ou seja, por gostar de quadrinhos, livros, jogos ou simplesmente ter um QI bonito. Além disso, nem todos os nerds se consideram assim. Ou seja, mesmo que você não se considere um, alguém pode acabar te chamando de nerd. Isso mesmo! Diferente das outras pessoas, a gente não tem muita escolha… somos chamados de nerd e pronto. Mas não tem problema… somos nerds com orgulho.
Orgulho nerd?
É nessa hora que alguém pergunta por qual motivo eu carrego uma toalha comigo ou por que. mesmo depois de adulto. gasto meu dinheiro com essas tralhas. É bem simples: eu, assim como tantas outras pessoas, já fui ridicularizado por ser quem eu sou e – diferente do que muita gente fala – os jogos e as histórias não me deixaram violento a ponto de querer me vingar, pelo contrário, me ensinaram a não ter vergonha de mim mesmo.
Tá, mas e a Toalha?
Em 25 de maio se comemora o dia do Orgulho Nerd ou o Dia da Toalha devido ao livro Guia do Mochileiro da Galáxia (e a premiere de Star Wars que todo mundo esquece). Nesse livro, a toalha é o item mias importante para se viajar no espaço. Bobagem? Talvez, porém eu não pretendo estar despreparado caso meu lar seja demolido por uma raça alienígena. Melhor não arriscar, né?
Eu lembro que só tive coragem de comemorar o dia da toalha pela primeira vez na faculdade. Bem, foi solitário, mas eu me diverti. Um ano depois, organizei um piquenique ao lado da minha namorada e de meus amigos… No mesmo dia, conheci pessoalmente a equipe do Mapingua Nerd. Naquela hora eu pensei: cara, quero fazer parte disto! Mais um ano se passou e cá estou escrevendo no blog. Com uma coluna sobre RPG e grandes planos.
Leitura do Guia do Mochileiro da Galáxia durante o piquenique
Bem, espero que você, assim como eu, possa ter orgulho de ser quem é. E se alguém fizer piadas sobre seus gostos ou um “nerd de verdade” te fizer uma pergunta sobre algo que você não saiba… NÃO ENTRE EM PÂNICO! Você não será menos legal ou menos nerd por causa de pessoas assim. Ninguém pode mudar quem você é além de você. Continue sendo essa pessoa incrível.
Até mais e obrigado pelos peixes.