Não há um fã de O Senhor dos Anéis que não tenha nutrido o desejo de experimentar o maravilhoso pão élfico, o Lembas. Bem, realizei esse pequeno sonho graças a um convite da sensacional Dungeons & Burgers.
A Dungeons & Burgers é uma hamburgueria e restaurante com temática nerd que, recentemente, virou também padaria, disponibilizando uma infinidade de pães, bolos, salgados e biscoitos. E como melhor provar que eles entendem da coisa do que com uma receita épica de Lembas?
Fui com os Mapinguas Fernanda e Alberto provar e aprender a fazer essa maravilha com o proprietário (e nerd), Eduardo Hubner. A receita você confere abaixo:
Ingredientes
- Farinha de trigo sem fermento – 500g
- Manteiga – 25g (uma colher de sopa)
- Mel – 50g
- Aveia – 30g
- Nozes – 30g
- Amêndoas – 30g (torradas e sem casca)
- Leite Desnatado – 2 xícaras
- Ovo – 1 inteiro
- Fermento medieval (receita a seguir) OU Fermento biológico (1 sachê).
- Folhas de Couve (para as embalagens)
Modo de Preparo
Fermento medieval
A ideia do Eduardo era fazer a receita da forma mais ‘genuína’ possível (e, claro, sem aditivos ou conservantes), por isso, em vez de fermento biológico ele fez seu próprio fermento, à maneira antiga:
1 – Em um pote vazio e limpo (como de maionese ou outro) adicione 1 colher de sopa de farinha e 2 colheres de sopa de água mineral.
2 – Tape o pote com papel filme e faça alguns furinhos para a mistura ‘respirar’.
3 – No dia seguinte, adicione outra colher de farinha e 2 colheres de água mineral, e repita o processo por 10 dias. A farinha em contato com a água vai fermentar. Enquanto a mistura cheirar a bebida alcoólica, ela não está pronta. Vai estar pronta quando passar a ter cheirinho de pão.
Lembas
Além do fermento medieval, o Eduardo usou na receita grãos e nozes para deixar o Lembas mais nutritivo, afinal, é um Pão de Viagem e, segundo o Legolas, uma pequena mordida seria o suficiente para alimentar um homem adulto por um dia inteiro (ou um Hobbit por alguns minutos). O leite foi usado no lugar de água pelo mesmo motivo.
1 – Quebre as nozes (sem casca) com o rolo e deixe de lado por enquanto. Dica: Quebre-as dentro de um papel para que os pedaços não saiam voando e acertem o olho de alguém.
2 – Numa tigela, massageie a farinha até ficar bem soltinha para liberar o glúten e deixar a massa mais macia.
3 – Abra um buraco no meio da farinha e comece a adicionar os ingredientes: fermento, aveia, mel, ovo, leite e manteiga. Nota: a aveia foi usada porque era um grão comum em receitas antigas, assim como o mel, que substituiu o açúcar.
4 – Misture até conseguir uma massa homogênea.
5 – Polvilhe uma superfície (como uma mesa limpa) com farinha e comece a sovar a massa. Use a parte mais forte das mãos – a base da palma, aquela parte que fica entre o seu pulso e a altura do dedão. Afunde as mãos ao mesmo tempo na massa, empurrando-a para a frente. Vá polvilhando a mesa com farinha vez ou outra. Você precisa fazer isso por pelo menos 15 minutos, o que me diz que os elfos da cozinha de Valfenda deveriam ser uns baita marombeiros.
6 – Quando a massa estiver quase pronta, adicione as amêndoas e as nozes e continue a sovar. A dica pra saber se a massa está no ponto é retirar um pedacinho e esticar. Se ele esticar sem partir, formando uma película, está pronta.
7 – Abra a massa com o rolo e corte-a em quadrados, fazendo, com uma espátula ou com o lado sem fio da faca, um X no centro: um traço bem de leve e o outro bem forte, mas sem partir a massa.
8 – Coloque os quadradinhos para descansar, cobertos por um paninho ou plástico, por cerca de 1 hora ou até a massa dobrar de tamanho. Dica: quando mais quentinho o local, mais rápido isso acontece. Mas não coloque no forno para não assar a massa prematuramente.
9 – Deixe o forno aquecendo por 10 minutos.
10 – Depois ajuste a temperatura para 200o, coloque a massa para assar e deixe por 5 minutos.
Embalagem
Pra dar mesmo cara de Lembas, embalar em folhas como no filme faz toda a diferença. Na Dungeons, fizemos com folhas de couve.
1 – Coloque as folhas de couve na água para elas darem uma murchadinha e ficarem mais flexíveis.
2 – Coloque as folha de couve em uma chapa quente (pedra) e pressione (como uma frigideira, por exemplo) em cima, por cerca de 30 segundos, para secar um pouco a folha. Cuidado para não secar demais e deixá-la quebradiça.
3 – Embale os lembas com a folha de couve. Às vezes vai ser necessário mais de uma folha.
4 – Na Dungeons, foram usadas folhas de Nira para amarrar. São comumente usadas em sushis. Você pode substituir por cebolinha ou até mesmo outro material como corda.
Pronto! Agora coloque na bolsa e pegue a estrada pela Terra-Média ou convide os amigos para uma maratona de O Senhor dos Anéis, pois é o que eu vou fazer!
Esta publicação é um oferecimento da Dungeons & Burgers
A Dungeons & Burgers é uma hamburgueria, padaria e restaurante com boardgames, feita e pensada para os nerds fãs da boa comida. Além de hambúrgueres artesanais especiais, oferece almoço self-service e também bolos, salgados, doces e pães dos mais diversos e ainda aceita encomendas. O melhor é que você pode pedir tudo (inclusive o Lembas) pelo delivery, no telefone 99477-0407. Ela funciona de segunda a sábado, das 6h30 às 23h, e aos domingos das 6:30 às 12h, na Av. Via Láctea, 100, Cj. Morada do Sol – Adrianópolis. Já falamos dela antes AQUI.
Acompanhe a Dungeons & Burgers nas redes sociais: Facebook | Instagram