É comum ver gente que não conseguiu grupo pra jogar na sua cidade e acabou se reunindo com uma galera online. Pra essa turma, o Baú Arcano, site especializado em RPG, lançou ferramentas que vão facilitar a vida de quem precisa jogar uma aventura online: um Rolador de Dados, uma Base de Monstros e um Gerador de Nomes.
O site é comandado pelo manauara Diego Xavier, mais conhecido como Taverneiro. Segundo ele, a ideia surgiu em uma conversa com os outros membros do Baú Arcano, que são de outros estados. “Começamos a traçar alguns planos pra incrementar ou trazer utilidade e facilidades para as mesas de RPG. Como a gente trabalha mais com o virtual imaginamos criar algo que viabilizasse a jogatina online, porque vimos a dificuldade de se participar de uma mesa, por conta do horário ou outra coisa.”, conta.
Foi o próprio Diego, que é programador, quem desenvolveu as ferramentas. “Trabalho com sistemas e programo pra web, então nada melhor que reunir essas duas possibilidades, a de melhorar pra mim e pros outros, e lá e cá ir sendo desafiado a criar algo grande e cheio de minúcias.”, diz.
Rolador de Dados
Cheguei a experimentar, uns bons anos atrás, alguns roladores de dados online, mas eles eram bem limitados. E uma das limitações mais latentes era o fato de que os outros membros do grupo não podiam ver sua rolagem (o que permitia mentir o resultado) ou, se podiam, era de um modo nada prático.
Então o que me chamou atenção no Rolador de Dados do Baú Arcano foi o fato de que eles pensaram em tudo. Além de poder especificar detalhes como a quantidade de dados, a dificuldade e até a ação, a rolagem é pública e todos podem ver. Mas para o grupo se encontrar no meio da bagunça, é possível criar uma (hash)tag única, assim cada mesa pode ter a sua e ver só as suas rolagens. É possível ver até o IP do jogador, assim, possíveis intrusos mal intencionados podem ser identificados.
Uma coisa engraçada é que, clicando no horário da rolagem, dar pra ver a postagem individual com alguma zoeirinha 🙂
O Rolado de Dados pode ser acessado aqui: http://dados.bauarcano.com.br/
Gerador de Nomes
Eu curto criar nomes pra personagens e sempre me empenho na tarefa. Não só no RPG de mesa, mas em todos os jogos eletrônico em que podemos nomear as pessoinhas, de Final Fantasy a Chrono Trigger. Pô, chegava a dar nome para CADA UM dos Pokémons capturados no Game Boy, só porque eu podia.
Mas pra quem tem mais o que fazer, o Gerador de Nomes é uma mão na roda. Nele é possível gerar nomes aleatórios específicos para as raças: Anão, Elfo, Gnomo, Orc e Humano (do tipo Aragorn e Boromir, não Jorge e Matheus).
Base de Monstros
Esse é, talvez, o projeto mais ambicioso: listar todos os monstros oficiais de RPG, sistema por sistema, versão por versão, com sua ficha completa, para auxiliar os mestres. O primeiro sistema a ter seu bestiário cadastrado na Base de Monstros foi o clássico D&D 3.5.
Mas um grupo pequeno fazendo sozinho um trabalho como esse seria bem difícil e demorado, por isso o site aceita colaborações. “Para colaborar é preciso criar uma conta. Logo após se registrar você pode escolher um monstro na lista de monstros pendente e então adicionar ele à sua lista, que é composta pelos monstros que você está preenchendo. Assim que concluir, você envia para análise e então verificamos e publicamos. Tudo fica armazenado: o colaborador, as datas etc. É uma forma de todos se ajudarem mutuamente.”, explica Diego.
No momento é possível cadastrar monstros das edições 3.5, e 5 de Dungeons & Dragons, mas já estão se preparando para disponibilizar também a 4a edição. Além disso, assim que houver outro sistema será possível fazer uma busca avançada de monstros: por sistema, tamanho, tipo, habitat, entre outros.
Para acompanhar as novidades, siga o Baú Arcano no Facebook, e não se esqueça de visitar o site.