RPG, Cerveja e um Baú Arcano

Publicado em 27 de agosto de 2015 | Por Thiago Henrik | Empreendedorismo, RPG

Eu acompanho há algum tempo uma página no Facebook que está sempre postando conteúdo relacionado a RPG. Um dia, me disseram que era feita por um manauara. Daí me interessei em saber mais a respeito do Baú Arcano, que é também uma loja virtual e um blog.

Bati um papo com dois membros da equipe que, por problemas com a polícia federal algum bom motivo, preferem se manter anônimos: Taverneiro (o proprietário manauara) e MeiaNoite, o bardo. A equipe tem ainda Guapis, o Anão e Odracir, o Bárbaro.

Segundo eles, tudo começou em 2013, quando o Taverneiro costurou uma bag simples para guardar seus dados de RPG. As pessoas gostaram tanto que surgiu a ideia de comercializar o produto. Surgiu aí o Baú Arcano.

A Loja

A loja vende alguns produtos de fabricação própria, como bags, além de livros de RPG e dados. Mas engana-se quem acha que, por a loja ter nascido em Manaus, a galera daqui vai ter a vida facilitada: o centro de distribuição dos caras é no Rio de Janeiro, e foi apelidado carinhosamente de “Taverna Arcana” (que inclusive é um cenário que eles utilizam no jogo de RPG do fórum, do qual falo mais adiante). O motivo é óbvio: ficando em Manaus é difícil vender para o Brasil inteiro sem cobrar um frente caro e com um longo prazo de entrega. Eles tem ainda parceiros para representá-los em eventos fora de Manaus, espalhando os produtos Brasil afora.

Claro que, como resultado, ficou tudo mais fácil pro público nacional e nem tanto pro público local. Mas o Taverneiro dá a dica: “se você quiser comprar algo sem frete, é melhor avisar antes que eu envie a mercadoria!”.

10369895_524720140991147_2287227433196917148_nUma das bags de fabricação própria vendidas na loja.

A Fanpage

Para divulgar seus produtos, eles utilizam a fanpage, que acabou crescendo e ficou maior até que a loja. Hoje são mais de 16 mil fãs de todo o Brasil (especialmente sul e sudeste) e eles têm até dificuldades em acompanhar todas as mensagens e comentários.

O Blog

No blog rolam crônicas e dicas de rpg escritas pelo bardo, notícias do Taverneiro e HQ’s e Tirinhas trazidos pelo bárbaro. Outra coisa interessante é o RPG online que acontece no fórum, onde a ‘mesa’ chega a ter 15 pessoas ou mais ao mesmo tempo. “Nem preciso dizer que o mestre entra em frenesi, né? (risos)”, conta o Taverneiro. A aventura é aberta à participação de qualquer pessoa, mas você também pode começar sua própria mesa no forum.

Novos Projetos

Em algum momento das conversas eles deixaram escapar que planos para novos projetos estão em curso, mas, da mesma forma que fizeram com suas identidades, preferiram fazer mistério.

“Não posso dizer muita coisa, mas são vários projetos correlacionados que, sem modéstia, vão mudar a dinâmica com que o RPG é atualmente jogado, e dará um gás incrível pra cena!” – prometeu o Taverneiro.

O que quer que seja, desejo sorte e faço coro às últimas palavras do Taverneiro: “Com força de vontade (cerveja) e bom humor (cerveja) tudo dá certo (mais cerveja)!

Sobre o Autor

veste Capa-e-Espada despojado, seus ̶h̶o̶b̶b̶i̶t̶s̶ hobbies favoritos são: filmes massa-velho, histórias de fantasia e mangás apelativos. Já alcançou o 7º sentido, destruiu o Um Anel na Montanha da Perdição, chegou ao último andar da Torre Negra, retirou a espada da pedra e já perdeu muitos pontos para a Grifinória. Não abre mão do segundo café da manhã e costuma esquecer que o mundo não está em seus livros e mapas. Instagram: @thiabolico

Comentários