Girl power? Yes, we can! Durante o evento Cunhantãs Digitais, foram lançados três aplicativos para mulheres, desenvolvidos por mulheres. Mais especificamente, pelas alunas do Instituto de Computação da UFAM.
O “Mommy´s BeneFIT”, “What the hack” e “Make UPhi” foram criados pensando no universo feminino, muitas vezes esquecido pelos homens quando o assunto é tecnologia.
“É uma questão cultural. Os meninos são ensinados desde cedo a brincar de videogame, por exemplo, e acabam se interessando mais pela área de tecnologia da informação. Já as meninas são estimuladas a ingressar na área de humanas, na maioria das vezes”, disse a professora Rosiane de Freitas Rodrigues, coordenadora da pesquisa.
Os aplicativos
What the hack – O What the hack é um aplicativo móvel baseado em jogo voltado para as meninas que querem saber mais sobre carreiras tecnológicas e do papel das mulheres neles. Fornece uma base de informações para facilitar a partilha de conhecimentos e incentivar a participação, o que também garante o intercâmbio entre as jovens em suas atividades acadêmicas iniciais e mulheres profissionais, gerando cultura, melhorando a rede, bem como permitindo o reconhecimento de algo que elas criaram. Além disso, a participação em tais eventos contribui também para a troca de experiências com as mulheres bem-sucedidas nesses campos.
Make UPhi – É um aplicativo voltado para a composição feita por Fibonerds. Usando proporções matemáticas, a aplicação avalia as características faciais de um usuário e sugere algumas dicas de maquiagem.
Mommy´s BeneFIT – O aplicativo Mommy’s Benefit é destinado para grávidas que procuram melhorar a sua qualidade de vida através da prática de exercício físico. Ele permite que as mulheres grávidas que não tem conhecimento dos exercícios físicos apropriados possam ter acesso a essas informações. Elas podem ler os comentários de outras grávidas sobre as atividades físicas para que possam ter maior segurança para a prática de atividades e também podem ver onde praticá- las, pois muitas vezes, a grávida sabe que pode praticar exercícios físicos, mas não encontra locais apropriados.