Projeto local estimula a participação das mulheres nas áreas de tecnologia

Publicado em 20 de agosto de 2015 | Por Juçara Menezes | Empreendedorismo, Eventos, Manaus, Tecnologia

Já se passou o tempo em que o mundo nerd era só de meninos, não é? Bem… estamos quase lá. E por isso mesmo que o Cunhantã Digital se propõe a incentivar a participação das meninas da região Norte na área de tecnologia, um dos assuntos da Amazon Advanced School on Software Quality (AASSQ).

O evento Cunhantã Digital acontece amanhã (21), no Studio 5 Centro de Convenções e é uma realização do Instituto de Computação (IComp) da Ufam e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).

“Hoje sabemos que mundialmente o percentual de mulheres que estão na área de Ciência e Tecnologia tem aumentado significativamente chegando à casa dos 30%. No Amazonas não temos este dado oficial mas acreditamos ser menor do que isso”, afirma Tanara Lauschner, coordenadora geral do Cunhantã Digital.

Para se inscrever, é só clicar aqui . Custa 0800 mapinguas!

De acordo com a professora do iComp, há um movimento nacional para mudar esse quadro com o incentivo para que as estudantes de ensino médio escolham os cursos de tecnologia.

É a primeira vez que Manaus sedia um evento desse porte. Com o tema “Qualidade de Software – em todas as perspectivas, em todos os lugares”, o Simpósio é o mais importante evento sobre melhoria de produto e processo de Software do país, tendo começado no dia 17 e indo até o dia 21 de agosto. Entre os palestrantes está o professor emérito Victor Basili, o professor mais citado da área de Engenharia de Software no mundo todo.

Saiba mais sobre o Cunhantã Digital

O Cunhantã Digital está na sua primeira edição e busca estimular a maior participação das mulheres da região amazônica em áreas de ciência&tecnologia, promover a interação entre mulheres profissionais e meninas em formação, bem como estimular o ingresso de mulheres em cursos de graduação e carreiras de tais áreas.

É um evento impulsionado pelo Women in Information Technology (WIT), evento satélite do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), pelo projeto Meninas Digitais, também da SBC, voltado para meninas do ensino médio, e pelo projeto SciTechGirls do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas, voltado para o desenvolvimento de aplicativos e participação em competições de programação científicas e tecnológicas.


Confira a programação completa

8:30 – Credenciamento
9:00 – 10:00 – Painel Mulheres em TI – Taking Control (apresentações)
Claudia Capelli – UNIRIO / (ex-) Executiva Multinacionais de TI
Karin Breitman – PUC-Rio / VP&GM EMC Brazil
Rosiane de Freitas – UFAM / VP ALIO/IFORS
Vanessa Grazziotin – Senadora (AM) – Procuradora da Mulher no Senado
10:00 – 10:30 – Coffee break
10:30 – 12:00 – Painel Mulheres em TI – Taking Control (debate)
12:00 – 14:00 – Almoço
14:00 – 15:00 – Apresentação Projeto SciTechGirls
International Women Hackaton (Grace Hooper conference) – Rosiane de Freitas e Fabíola Nakamura (IComp/UFAM)
Aplicativos “Mommy´s BeneFIT”, “What the hack” e “Make UPhi” (alunas IComp/UFAM – Ludymila Lobo, Erica Bertan, Ana Vitoria Cordeiro, Nadny Dantas, Victoria Aires)
15:00 – 15:30 – Apresentação Projeto Meninas Digitais – SBC
Meninas Digitais – ações e resultados – Cristiano Maciel (UFMT)
15:30 – 16:00 – Coffee-Break
16:00 – 18:00 – Dinâmica do Meninas Digitais
Meninas Digitais – dinâmica com universitáriAs – Silvia Bim (UTFPR)

18:00 – 18:30 – Encerramento


Comissão Organizadora
Tanara Lauschner (UFAM) – coordenadora
Rosiane de Freitas (UFAM)

Tayana Conte (UFAM)


Convidados
Claudia Capelli (UNIRIO)
Cristiano Maciel (UFMT)
Karin Breitman (PUC-RJ)
Silvia Bim (UTFPR)
Vanessa Grazziotin (Senadora -AM)

 


Sobre o Autor

da Casa Menezes, a primeira de seu nome, Protetora do Norte e dos Nerds Oprimidos. Jornalista, mãe, esposa. Desde criança tem uma paixão nada secreta pelo Cebolinha. É vice-presidente do Conselho Jedi Amazonas. Líder Suprema (presidente) do fã-clube Lado Rio Negro. Com um amor incondicional de Darth Vader, sempre carrega um par de meias sujas na mochila para libertar elfos domésticos.

Comentários