Série sobre as histórias do Largo São Sebastião estreia no aniversário de Manaus

Publicado em 5 de outubro de 2016 | Por David Dornelles | Entrevistas, Manaus, Notícias, Séries

O Largo São Sebastião é, ao menos para mim, um dos lugares mais bonitos de Manaus. Quando li a matéria sobre a websérie que seria produzida sobre as histórias que acontecem por lá eu fiquei empolgado, mas confesso que deixei cair no esquecimento. Recentemente lembrei-me do projeto e a primeira coisa que fiz  foi entrar em contato com Antonio Carlos Junior –  autor do livro “Dos Fantasmas ao Tacacá: uma visão do Largo de São Sebastião”, no qual a série é baseada – que, de bom grado, contou-me um pouco como foi escrever a obra.

“Tudo começou em 2007. Eu ainda era um estudante de jornalismo quando descobri um concurso chamado “Rumos Itaú Cultural” e tinha uma categoria para estudantes de jornalismo. Enviei uma matéria da faculdade sobre Silvino Santos, o pioneiro do cinema amazonense. Eu e mais 16 estudantes do país inteiro acabamos selecionados. Ficamos um período de 8 meses estudando sobre jornalismo Cultural e no final tivemos que fazer uma matéria que foi lançada num livro especial, dentro da sede do Itaú Cultural. Digo que é o embrião desse livro. Anos mais tarde, já na fase de monografia eu peguei esse material publicado, inclui aquilo que foi descartado na publicação e trabalhei num livro-reportagem como conclusão de curso. Ao mesmo tempo coloquei no edital da Manauscult e acabou virando o livro ‘Dos fantasmas ao tacacá – uma visão sobre o Largo’, que acaba sendo uma visão do local, através das pessoas que vivem ou tem uma identificação muito grande pelo local. Hoje ele está sendo vendido em 3 pontos: banca do Largo, Livraria Nacional e Sebo O Alienígena” – disse Antonio.

É claro que o tema mais chamativo são os fantasmas, fato que o próprio autor confirma: “Estórias sobre os fantasmas são umas das mais comentadas mesmo. No capítulo 2 eu falo sobre o Caldas, um senhor de 72 anos que trabalhou quase 24 no teatro. A primeira coisa que ele me falou, logo de cara, foi que “era amigo dos fantasmas”… uma figura. Dentre os vários causos ele me contou que certa vez tinham cancelado um evento no Teatro Amazonas e pediram pra ele desligar as luzes do banheiro do terceiro andar, onde o próprio diz que é point da fantasmarada. Ele verificou tudo, viu que não tinha ninguém… quando foi desligar o interruptor sentiu um puxão na palma da mão. Deu um grito e soltou palavrão, correndo em seguida. O detalhe: diz ele que voltou e foi pedir perdão do amigo fantasma pela atitude destemperada” – conta. E se você quer conhecer mais histórias como essa, o Antonio gravou um episódio do nosso podcast , falando justamente sobre os Fantasmas do Teatro Amazonas e outras histórias assustadoras.

MN - webserie Largo (capa)

Após o bate-papo com o Antonio, tive a noticia que a estreia da websérie está prevista para o próximo dia 24, no aniversário de Manaus. Desenvolvida ao longo de três anos pela 602 Filmes com apoio do Prêmio Audiovisual 2014/Manauscult e PROARTE 2013/Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas, intitulada de “Largo São Sebastião” trará às telas uma nova visão sobre as histórias de lugares conhecidos pelo povo manauara.

Sobre o Autor

está do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Quer viver como um narniano, mesmo que Nárnia não exista.

Comentários