RPG é um jogo divertido, mas a variedade de sistemas pode deixar os jogadores iniciantes confusos. Além disso, alguns deles são bem complexos e acabam afastando novatos. Por isso, trago uma lista com 5 sistemas que considero ideias para começar, além de algumas dicas para quem nunca jogou RPG.

The Shotgun Diaries

Aos amantes de jogos de sobrevivência e/ou zumbis, este é um sistema ideal para começar. O sistema tem apenas uma dezena de páginas de fácil compreensão, usa arquétipos de sobreviventes (sem a necessidade de criação de fichas) e tem foco total na narração e desenvolvimento de histórias.

A proposta do jogo é simular a vida de sobreviventes em um ataque zumbi onde, ao fim das sessões, os jogadores deverão narrar o aconteceu em um diário. Apesar de ter um tema bem específico, ele serve para qualquer tipo de história cujo foco seja sobrevivência, ou seja, algo mais realista, como O Regresso, ou aventureiro, como Jogos Vorazes, funciona muito bem. A mecânica tem regras simples para suprimentos, abrigos e o fator medo.

Apocalypse engine

Também conhecido como Apocalypse system, ou sistema apocalypse, não é exatamente um sistema simples, mas sua versatilidade agrada muitos novatos. Neste sistema, as ações dos jogadores baseiam-se em ‘movimentos’ que desdobram o enredo da estória criada. Ele tende a cenários dramáticos (muitas vezes pós-apocalípticos) e é vendido num livro único com sistema e cenários amalgamados. Já lançado no país pela Secular Games a versão Dungeon World (fantasia medieval), pela Kobold’s Den com Monsterhearts (fantasia urbana teen… é como jogar Buffy!) e em breve pela Lampião Game Studio com Urban Shadows.

 Dungeons & Dragons Next

A quinta edição do RPG mais famoso do mundo ainda não é comercializada em português e a versão em inglês não é uma das mais acessíveis. Entretanto, ter Open Game License fez com que ele recebesse várias traduções feitas por fãs que estão disponíveis na internet. Os materiais traduzidos e distribuídos legalmente podem ser encontrados na REDE RPG e no grupo do Facebook. O “fantasia medieval com aventuras de capa e espada” em uma versão mais leve e menos complexa que as edições anteriores.

FATE

Um sistema genérico que permite as mais variadas histórias. A versão Core possui regras para perícias e momentos específicos. Já na versão Acelerada encontramos regras simplificadas para jogadas rápidas e funcionais. O bacana do sistema é poder migrar do Core para o Acelerado a hora que você quiser (desde que tenha acesso aos dois livros). Distribuído pela Solar Entretenimento, também possui uma versão digital gratuita fornecida pela Evil Hat. Há, também, um grupo de discussões para jogadores nos Facebook.

 Old Dragon

Atualmente meu sistema favorito! É um retrogolem de um sistema bem famoso e, portanto, tem várias características das primeiras versões dele. O sistema é nacional e distribuído pela RedBox Editora. Possui uma versão simplificada de uma página chamada Pocket Dragon que é ideal para quem nunca jogou. Além disto, os PDFs das duas versões são gratuitos! Há vários suplementos e aventuras prontas que expandem a experiência de jogo no mercado. Como se tudo isso não fosse o suficiente, a comunidade de jogadores é proativa e publica mensalmente materiais gratuitos na internet.


Bom, as recomendações listadas estão sujeitas ao meu gosto pessoal e os leitores tem todo o direito de discordar. Há outros tantos sistemas que são úteis e recomendáveis aos iniciantes, porém eu listei os que acredito terem uma utilidade duradoura. Mais do que ser um bom sistema para começar, os itens listados podem acompanhar os jogadores por um longo tempo sem uma necessidade de substituição.

Dicas para jogadores iniciantes

Se você nunca jogou RPG, vá com calma. Procure referências como canais no Youtube ou grupos de discussões. Leia o máximo que puder.

Se você quer jogar e não tem os dados é só baixar um app pro smartphone.

Se você acha que não está se saindo bem, tenha calma. Observe seus erros e busque corrigir na sessão seguinte. Conversar com o grupo sobre o desempenho individual pode ser bacana! Assim, durante a semana, entre uma sessão e outra, você pode descobrir uma falha sua que não percebeu e ajudar seus amigos a melhorarem também.

Se trata de um jogo cooperativo, então comperem.

Aos entusiastas em Manaus, vale lembrar da existência do RPG Urbano e RPG4Friends. Ambos são uma ótima forma de ter contato com jogadores mais experientes e aprender mais.

Dito isto, escolham seus equipamentos e que as aventuras comecem!