Nesta última sexta, 2 de dezembro, aconteceu o “Dia D”: uma mobilização nacional com o objetivo de combater o mosquito Aedes Aegypti que transmite Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. Logicamente, VOCÊ, (sim, falei com você), querido nerd leitor ou querida nerd leitora, participou desta importante campanha, certo? Err…não? Tudo bem. A Prodam vai dar uma ajudinha para você nunca mais esquecer isso, com o jogo “Pega Mosquito”.

O jogo “Pega Mosquito” foi criado pela Empresa de Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam) e é um minijogo que guia e acompanha na checagem dos principais locais de criadouros do mosquito na casa do jogador. São dez tarefas, que vão desde “verificar se a caixa d’água está totalmente vedada” a “fazer a limpeza e troca diária da água do comedouro de animais”.

“Cada tarefa terá duração de um minuto e será uma forma de mobilizar toda a família, inclusive as crianças, que aprenderão desde cedo, de forma lúdica, a como identificar e evitar criadouros do mosquito”, destacou o chefe da divisão de inovação da Prodam, Raphael Marinho.

Para cada objetivo executado o jogador ganha pontos, que vão para um ranking e pode comparar online entre amigos ou com todos os jogadores. A ideia com isso é estimular com que as tarefas de verificação dos criadouros se tornem parte da rotina semanal das pessoas, para assim evitar o nascimento de novos mosquitos. Lembrando que o Aedes aegypti precisa do período de 7 a 10 dias para se desenvolver e passar da fase de ovo para a de mosquito adulto.

Desenvolvimento do jogo

O “Pega Mosquito” foi desenvolvido pelo web designer Leandro Freitas e os programadores Caio Sena e Juliane Silva e ganhou o primeiro lugar na 1ª Hackathon Prodam, competição realizada em março, que reuniu desenvolvedores que tiveram o desafio de desenvolver em 24h um aplicativo mobile nas áreas de Trânsito, Saúde e Transparência.

foto: Desenvolvedores do jogo (crédito:Valdo Leão (Secom))

Hora de capturar

O jogo “Pega Mosquito” está disponível gratuitamente na Google Play Store, a loja virtual do Android.

(com informações de assessoria)