Pro-Wrestling, um esporte mais nerd do que você imagina

Publicado em 21 de fevereiro de 2016 | Por Ayrton de Oliveira | Entretenimento

Sim, o Pro-Wrestling possui o resultado das lutas pré-estabelecido, sim, eu sei disso e sim, eu ainda assim sou fã. Após ver o post do Alberto sobre Futebol Americano (esse aqui ó) eu decidi fazer um contando um pouco sobre o Pro-Wrestling.

para quem não conhece, no final vou dar uma dica de um filme muito bom que mostra todo os bastidores de um Wrestler (profissional, lutador) fora do ringues e que mostra também como algumas decisões são tomadas, como qual golpe deve ser aplicado, e tudo mais. É um filme muito importante pra quem quer conhecer mais sobre o Pro-Wrestling e realmente muito emocionante.

Eu comecei a gostar de Pro-Wrestling quando, no SBT, começou a ser exibido o programa WWE Luta Livre na TV. Isso deve ser o motivo de até hoje eu gostar de assistir. De fato, acho realmente difícil alguém se interessar pelo Pro-Wrestling depois que entra na fase adulta. Mas vamos lá conhecer um pouco mais sobre isso e porque esse esporte é sim nerd.

COMO FUNCIONA UMA LUTA

A luta (ou Match) pode possuir diversas estipulações. Logo mais falo um pouco sobre isso.

Existem dois lutadores no ringue, o sino toca e a luta começa. Ela pode acabar com:

Pinfall (pin): Os ombros de um oponente está no chão e quando o referee (árbitro) conta até três a luta termina.

Submission: Um oponente imobiliza o outro fazendo com que este venha a realizar o tap, que é quando o mesmo bate com a palma da mão no ringue ou no oponente, assim desistindo da luta.

Knock Out: Quando um oponente fica visivelmente incapaz de continuar a lutar.

Disqualification: Um oponente usa algum artificio ilegal para machucar o oponente. Como, por exemplo, uma cadeira de metal. Nesse caso, o oponente que usou deste artificio perde a luta. Em caso de luta valendo o cinturão não acontece a passagem do mesmo para o lutador que venceu a luta. Digamos que o campeão usou uma cadeira para ferir o oponente e o referee termina a luta, nesse caso o cinturão permanece com o campeão.

Countout: Um ou ambos oponentes ficam fora do ringue por mais de 10 segundos e a luta termina, assim como em uma desqualification, o cinturão permanece com o campeão.

Existem também a Tag Team Match que é a luta de duplas, o funcionamento é o mesmo, a diferença é que apenas um lutador de cada time deve ficar no ringue, e quando encosta na sua dupla para que ele possa entrar na luta e assim se torna o membro legal, o membro que está dentro do ringue é o que pode finalizar a luta.


GIMMICK

Em um jogo de RPG, você cria seu personagem e deve entrar de corpo e alma nisso, essa parte é mais fácil de explicar pois é exatamente isso que é uma gimmick. O lutador possui um personagem, vamos seguir o exemplo da WWE, temos John Cena como um patriota que está sempre disposto a lutar pela justiça.

hi-res-af7820599f854f491c4a5eb84f58e1f3_crop_north

Undertaker é um coveiro morto que habita a superfície.

hi-res-6d4cf7ad6f022bac1b93b0d9e528aab1_crop_north

Triple H usa todo artificio disponível para vencer, podendo machucar seriamente seu oponente.

Triple-H-Sledgehammer-645x370

Kevin Owens é um vilão revoltado que sempre quer mostrar o quanto é um melhor wrestler que seus oponentes.

89a201410c7521d48b7f5166e00d4dff_crop_north

Um grande artificio usado por cada lutador é sua entrada, acompanhando uma música, e às vezes seguido de fogos de artifício, jogo de luzes etc.  Depende muito do estilo de cada lutador ali representando. Finn Bálor e Undertaker, por exemplo, têm entradas bem sombrias, enquanto a do Chris Jericho é composta por uma contagem regressiva, fogos de artifício, luzes apagadas e uma jaqueta brilhante.


FEUD

Digamos que existem dois tipos específicos de lutadores, o Face (lutador bom) e o Hell (lutador mal) na maioria das lutas é exatamente assim, temos o bonzinho e o vilão. A Feud é quando existe uma rivalidade entre determinados lutadores, isso faz com que a luta seja prolongada até acontecer em um Pay-Per-View. No modelo da WWE temos dois grandes shows semanais Raw e SmackDown que acontecem, respectivamente, na segunda e quinta-feira.

Existem feuds que duram apenas um mês e outras que duram anos, um exemplo é a Feud de John Cena vs The Rock que durou em torno de 2 ou 3 anos para se concluir.

Courtesy-of-WWE.com_72

Essa é a parte maior do entretenimento pois as feud na storyline são como um filme. Toda semana você acompanha um capítulo e a cada Pay-Per-View a emoção aumenta quando finalmente os lutadores se enfrentam.


TIPOS DE LUTA

Aqui no Brasil, uma grande maioria conhece o Pro-Wrestling como “Vale Tudo” e até agora não falei disso, será que não tem a parte de vale tudo? Sim, essa parte existe! E depende da estipulação da luta.

Na No Disqualification Match é onde realmente tudo é permitido, tudo mesmo. Você pode usar marretas, tacos de baseball, o sino que é usado para dizer quando a luta se inicia, o cinturão de campeão, tudo para ferir o seu oponente. Ela somente acaba em Pin.

Temos a Tables Ladders and Chairs Match (ou TLC) é uma estipulação na qual os oponentes podem utilizar mesas, escadas e cadeiras como armas legais para machucar um ao outro! Confere esse vídeo AQUI pra saber o que eu tô falando.

ons_06012008ah_1541-1418064371

A Stell Cage Match consiste entre os dois participantes ficarem em uma jaula, onde tudo é permitido, a luta pode acabar em pin ou caso algum lutador conseguir sair da jaula. Confere AQUI.

Na Rumble Match pode acontecer de duas formas, digamos que nessa vão existir 30 participantes, a luta se incia com dois e depois de um determinado tempo mais um participante entra até que os 30 tenham entrado no ringue. Na segunda forma, todos os 30 entram de uma vez e assim a luta começa. Independentemente da forma, a luta segue a mesma regra, os participantes devem jogar os oponentes por cima da terceira corda e os dois pés devem tocar ao chão, só assim ocorre a eliminação e apenas um lutador pode sobrar no ringue, confere ESTE vídeo pra entender melhor.

Existe um lado muito tosco do Pro-Wrestling quando inventam algumas lutas realmente desnecessárias, como a luta no qual você deve jogar o oponente em um caixão para que ela seja finalizada, mas também existem lutas de uma brutalidade maravilhosa como a Hell In a Cell Match.


FINISHERS

Lembra nos desenhos da nossa infância, como Power Rangers, ou Dragon Ball no qual era preciso aplicar um golpe mortal? Um Finisher é basicamente isso, cada lutador possui um finisher único no qual utiliza para terminar a luta.

AQUI tem um vídeo mostrando alguns dos finishers da WWE.


LESÕES

Para um fã de Pro-Wrestling é revoltando quando dizem que tudo é falso, pois vários lutadores são lesionados e passam por cirurgias e muitos chegam até a ter de se aposentarem devido complicações geradas durante anos de luta, recentemente  o wrestler Daniel Bryan anunciou sua aposentadoria ao vivo no Raw (vídeo aqui) no qual foi um momento bastante triste, a primeira vez em que teve de se ausentar foi depois de ganhar o cinturão principal da companhia quando teve de lutar duas lutas em uma só noite e desde lá não foi mais o mesmo. Alguns lutadores já passaram por isso também, como Stone Cold Steven Austin e Edge.

hd-image-of-daniel-bryan-fighting-in-a-ring

Em uma luta no ano passado, John Cena chegou a quebrar o nariz no ringue e continuou a luta até que ela fosse finalizada. AQUI o vídeo dessa luta que continuou por mais 2 minutos após a quebra do nariz de John Cena.


NA CULTURA POP

Com toda certeza o wrestler mais famoso na cultura pop é Dwayne “The Rock” Johnson no qual fez diversos filmes em Hollywood e também vai interpretar o Adão Negro, inimigo do Shazam. Alguns outros também são famosos, como John Cena citado anteriormente virou um meme na internet no qual é descrito sempre que situações improváveis podem acontecer. André the Giant um dos lutadores clássicos da antiga WWF (hoje WWE) atuou no filme The Princess Bride.

dwayne-the-rock-johnson-hercules-posing

Um outro ícone do Pro-Wrestling e também da cultura pop é Hulk Hogan que além de filmes bem toscos, participou do filme Rocky III, no qual interpretou Thunderlips, um wrestler que lutou contra Rocky em uma luta beneficente, o resultado foi muito bom e esse é meu segundo filme preferido do Rocky.

Stone Cold Steven Austin chegou a participar de alguns filmes de ação, incluindo o primeiro filme dos Mercenários.

O caso mais recente foi quando o ator de Arrow, Stephen Amell, participou do Summerslam, um dos principais Pey-Per-View da WWE, no qual meses antes foi gerada uma rivalidade contra Stardust no twitter e quando foi visitar um show acabou entrando no ringue e desafiando o lutador. Para uma celebridade, ele se saiu muito bem no combate, inclusive chegou a saltar da terceira corda em cima dos combatentes. Recentemente o lutador Stardust chegou a invadir uma convenção na qual Stephen Amell estava palestrando, indicando que talvez possamos ver novamente os dois em um combate. Amell é um fã declarado do Pro-Wrestling sempre postando referências em sua página do Facebook.


WRESTLING É MESMO FALSO? + DICA DO FILME PROMETIDO

Os resultados são sim pré-determinados, alguns golpes também e os lutadores chegam a conversar bem baixo um com o outro durante uma luta, porém toda lesão é séria, alguns golpes poderiam ser letais para pessoas sem o preparo e técnicas dos lutadores profissionais. O Pro-Wrestling pode ser definido também como entretenimento, na WWE, TNA, e na antiga WCW, por exemplo, era como se fosse uma grande série de TV no qual exibida uma ou duas vezes por semana trazia ao público a continuação do que aconteceu na semana passada, novas feuds e material em geral, mas não pense por um segundo que o público não chega a vaiar o que ele não gosta, pois chega sim.

triple-h-brock-lesnar-sledgehammer-600x300

Como os shows ao vivo, a reação do público é imediata, quando uma luta não está indo bem, ou o resulto é desagradante o público não economiza nas vaias, os cânticos são um show a parte, a cada semana a WWE está em uma cidade diferente e o público canta, o que mais muda é a empolgação. Os cânticos de “This is awesome”, “Holly Shit” e “YES” são sempre os mais ouvidos e quando são cantados significa que a luta está indo em um caminho bom. Promos também são realizadas, uma promo é quando um lutador entra ao ringue para fazer um discurso no microfone, isso faz parte da storyline montada.

Como eu disse, um filme que narra muito bem o que é o Pro-Wrestling é o filme The Wrestler do diretor Darren Aronofsky. Nele o personagem de Mickey Rourke interpreta um wrestler semi-aposentado no qual devido a várias lesões deve parar de lutar, mostra também bastidores do Pro-Wrestling independente nos Estados Unidos, abrindo um pequeno parênteses, nos Estados Unidos o Pro-Wrestling independente é algo forte, nele muitos lutadores acabam saindo para assinar contrato com empresas maiores, voltando ao filme, é um filme de drama muito bom, fica a dica.

the-wrestler


ONDE ASSISTIR WWE NO BRASIL?

Você pode assistir no canal pago FOX Sports 2, pela FOX Play e também assinando a WWE Network, que é um programa de assinaturas que custa $9.99 a mensalidade e transmite Pay-Per-View da WWE e vários shows antigos, o único problema é que os shows semanais não podem ser assistidos por lá.

Outro show semanal da WWE muito bom, as vezes com qualidade maior que os shows maiores é o NXT, no qual lutadores que assinaram contrato recentemente são treinados para que possam estrear nos shows maiores e lá temos um lutador brasileiro que estreou nos ringues semana passada! Ele se chama Cezar “V8” Bononi.

022_NXT_12122014ej_2831-3901527957


Sobre o Autor

"Ele é um deus, ele é um homem, ele é um fantasma, ele é um guru." Apaixonado por filmes, costumo ser o Batman nas horas vagas e San Junipero até às 00:00. Sou fascinado por Doctor Who, e queria ter uma caixa azul maior por dentro. Fora isso, já falei que amo filmes?

Comentários

  • marconi sabio

    achei bem interessante o post, achei ele pela imagem em que o triple H aplica uma marretada no Lesnar, lol
    mas voltando ao assunto, muito bom, e é bom que quem não conhece leia antes de falar, pessoas me falam que é tudo falso, que nem existem lesões, e etc,
    acompanho a wwe desde os 16 anos , e é um show e tanto….