Conselho Jedi e Clube de Astronomia se unem em evento sobre o espaço na ciência e na ficção

Publicado em 28 de setembro de 2017 | Por Bruno Graça | Ciência, Cinema, Entretenimento, Eventos, Manaus

Doctor Who, Battlestar Galactica, Star Wars, Star Trek e até Stargate; não faltam opções na televisão e na sétima arte para conhecer outros planetas e tecnologias avançadas. Já na vida real, estamos bem aquém do retratado nas ficções científicas, principalmente na exploração espacial.

A “Semana Mundial do Espaço” irá discutir neste ano sobre a exploração de novos mundos no espaço, abordando o tema tanto em uma temática científica, quanto por uma temática nerd.

O evento é promovido em Manaus pelo Clube de Astronomia da UFAM (CAUFAM) e pelo Conselho Jedi Amazonas, que unirão a ciência e a cultura nerd para promover a ciência para comunidade.

“Nosso objetivo é sempre divulgar ciência, porém, em geral, fazemos mais palestras e oficinas voltadas ao âmbito acadêmico. Este evento é totalmente voltado a comunidade”, contou o participante da CAUFAM, Vinicius de Paula.

Vinicius ressalta que quando o Clube atende a comunidade, as pessoas ficam fascinadas com o que veem. “Geralmente as pessoas veem alguns objetos somente pela televisão ou pela internet e quando elas veem pelos telescópios, ficam estupefatas, e com isso, curiosas em saber, literalmente, tudo”, relatou. “É essa curiosidade que gostamos de despertar nas pessoas. É com a curiosidade que começamos a fazer ciência”, completou.

Seja na vida real…

Enquanto a exploração espacial é promissora em filmes e séries, na vida real ela é bem relativa devido às tecnologias atuais. “Podemos ir à Lua em pouco tempo, mas isso não é o suficiente para nos levar a outra galáxia ou exoplanetas parecidos com a Terra. Até em Marte poderíamos ir, mas o planeta possui uma atmosfera que é bastante rarefeita e a água que só se encontra em valor nos polos”, explicou Vinicius de Paula.

Mas isso não é problema para o milionário Elon Musk, criador do PayPal e Tesla Motors, que planeja em até 10 anos, colonizar o planeta vermelho, para eventualidade de uma catástrofe global. Porém para o participante do CAUFAM, isso só criaria problema de exclusão social.

“Como o próprio Neil deGrasse Tyson já falou, é muito mais lógico tentar salvar o nosso planeta do que ir para outros lugares. Na minha visão, não seria interessante colonizar Marte, pois os preços para essas viagens serão caríssimos, sendo ruim para quem não tem condições financeiras alguma”, explicou. “Já estaríamos colonizando esse novo planeta de forma errada, fazendo uma segregação social, digamos assim”, completou.

Seja na ficção…

Porém, talvez não sejam tão absurdas as coisas retratadas em filmes, principalmente quando se estuda sobre o buraco de minhoca.

“É difícil saber se nossa tecnologia realmente poderá um dia alcançar no nível das apresentadas nas ficções científicas, já que partículas se comportam de forma diferente próximas na velocidade da luz, porém, alguns cientistas falam sobre o buraco de minhoca e da possibilidade da viagem no tempo através dele”, relatou. “Mas tudo teoria, no momento, e demanda muito estudo”, completou Vinicius de Paula.

Informações básicas e programação

O evento será no dia 7 de outubro na loja Jogo de Nós, a partir das 14h, possuindo a entrada gratuita.

Na programação estão confirmadas as palestras de “40 anos de Star Wars”, com o Conselho Jedi Amazonas; “A exploração Marciana”, com Yara Laiz Souza, do Ciência em Pauta; “Explorando o mundo de Star Trek”, com Bruna Xavier do Site Iluminerds; e “Explorando as luas do Sistema Solar”, com o Clube de Astronomia da UFAM (CAUFAM).

Para conhecer mais a programação, clique na imagem abaixo:

Para mais informações sobre o evento acesse o Facebook “Semana Mundial do Espaço Manaus: os mundos Nerd e Científico”

Sobre o evento mundial

A “Semana Mundial do Espaço” ou World Space Week (WSW) é um evento internacional realizado desde 1999, instituída pela Organização das Nações Unidas. A data oficial do evento é de 4 a 10 de outubro. Para conhecer mais, acesse a página mundial oficial do evento.


Serviço

Semana Mundial do Espaço: Explorando novos mundos no Espaço
Data: 7 de outubro (sábado)
Local: loja Jogo de Nós (Rua Rio Içá, 1012 – Nossa Sra. das Graças)
Entrada: Gratuita
Público-alvo: público em geral
Informações: Facebook do evento, do Conselho Jedi Amazonas e do CAUFAM


Sobre o Autor

é um jornalista, assessor e pau pra toda obra. Adora séries de investigações criminais e o canal Investigação Discovery. Curte: mangás, jogos em geral, Doctor Who, RPG, dinheiro, contar mentiras absurdas (?) e testar a paciência das pessoas. Revés: bipolar.

Comentários