O que você fez nas suas últimas 48 horas? Que tal desenvolver um novo jogo neste curto espaço de tempo? O Global Game Jam está de volta em Manaus e convida os mais criativos para um novo round de muita “inovação, experimentação e colaboração” até finalmente ter a criação da obra final: os jogos, porém o prêmio principal desse evento é a amizade.

Dos Nórdicos para o Norte

A Global Game Jam (GGJ) é um evento internacional criado em 2008, imitando inspirado na Nordic Game Jam, e atualmente já ocorre anualmente em 485 locais e 73 países. O lema do evento é “Inovação, experimentação e colaboração” pois são três passos para criação de um jogo.

O evento chegou no nosso querido Amazonas ano passado e foi realizado na sede do OCEAN. “A ideia de trazer esse evento para Manaus tem tudo a ver com a vocação da UEA/OCEAN para a criação de pessoas especialistas em jogos, tornando cada vez mais visível e crescente o espaço aqui na região”, explicou a estudante da Pós em desenvolvimento de jogos da UEA e uma organizadora do evento, Hannah da Costa Pinheiro.

Neste segundo ano de evento a organização do evento ficou a cargo da Pós-Graduação da UEA.

Mas o que é o GGJ?

A GGJ é um local onde pessoas diferentes se reúnem em equipes, têm 48 horas para desenvolverem um jogo com um tema surpresa e que é dado quando inicia o evento. Durante a ocasião é colocada a prova os três passos necessários para criação dos jogos.

“A Global Game Jam não é uma competição que tem um vencedor. O evento é um local onde pessoas diferentes terão que deixar suas diferenças de lado e trabalhar juntas para conseguir resultados bons na criação nos jogos ”, explicou Hannah da Costa. “Nos três dias do evento, elas terão que se reunir fazendo brainstorming, pensando no jogo que irão fazer e em possíveis inovações. Executando muitas experiências com o que poderá funcionar ou não; sendo que para conseguir alcançar o deadline, é necessário que cada pessoa ajude direta ou indiretamente no desenvolvimento do jogo”, completou.

Equipes

Os times são formados no momento em que se apresenta o tema, é nesse momento que as pessoas podem conversar, trocar ideias e um dos objetivos do evento é colocado em prática: a interação entre os participantes. “O evento já tem a proposta de te apresentar pessoas novas, com ideias tão incríveis quanto às suas e estimula você a ir sem nenhum time para conhecer novas pessoas, aprender com os pontos fortes de cada um, como foi no ano passado, onde um time foi formado por 10 pessoas de diferentes áreas de jogos”, explicou Hannah da Costa.

Os jogos

Apesar da grande maioria dos grupos criarem jogos digitais, todos os jogos são bem-vindos: board games, card games e até jogos físicos, desde que obedeça às regras das 48 horas e do tema que será dado. “Os participantes podem fazer jogos em uma variedade de plataformas, conforme a criatividade deles: cartas, tabuleiro e portáteis, desde que obedeça às 48 horas, o tema e que demonstrem no evento”, explicou. “No ano passado só tivemos jogos eletrônicos, tudo depende da criatividade de nossos participantes”, contou.

Todos os jogos desenvolvidos na Global Game Jam são criados de acordo com a licença Creative Commons Share Alike 3.0 livre não comercial, dessa forma o jogo é propriedade intelectual dos criadores e pode também ser utilizado como material promocional e arquivado com o código fonte de muitos jogos digitais no site do Global Game Jam. Só no ano de 2016 o site conseguiu 6.867 jogos novos.

Público-alvo

Você não precisa ser o novo Shigeru Miyamoto para entrar no Global Game Jam, basta ter muita criatividade e ter disposição para criar jogos. “O propósito do evento é mais experimentar, interagir e criar através de um medium diferente – no caso, os jogos”, disse Hannah da Costa. “Porém saber um pouco (ou muito) de desenvolvimento de jogos obviamente ajuda no evento”, completou.

E para participar dessa jornada você deve se inscrever até o domingo, 15 de janeiro, nos sites da Eventick e da Global Game Jam e a inscrição é totalmente gratuita.

O que eu vou precisar?

Você precisa levar o necessário, somente o necessário, que você usa no desenvolvimento dos seus jogos. “É preciso levar seus notebooks e acessórios para a criação do jogo como joystick, se necessário”, contou Hannah da Costa.

Programação

O evento inicia no dia 20 de janeiro, às 17h, indo até o dia 22 e, de acordo com a coordenação, será realizado da seguinte forma.

Dia 20: Credenciamento, dinâmicas de interação com os participantes, apresentação da Jam, revelação do tema e uma maratona para o desenvolvimento em 48 horas.

Dia 21: Final do sábado, teste dos jogos para as equipes terem tempo hábil para promover as correções necessárias durante o domingo. Haverá sorteios de kits do evento.

Dia 22: Final do domingo, será realizada apresentações e as equipes enviarão os documentos de seus jogos ao email da Global Game Jam. Haverá sorteios de kits do evento.


SERVIÇO

2ª Global Game Jam Manaus
Data: 20 a 22 de janeiro
Local: Samsung Ocean Manaus (Av. Darcy Vargas, 1200 – Parque Dez, Manaus – AM, 69055-035)
Entrada: Gratuita
Inscrições: sites Eventick e Global Game Jam
Horário de início: 17h
Público-alvo: aberto ao público.
Informações: sites Eventick, Global Game Jam, Facebook Global Game Jam Manaus, Facebook Manaus Game Industry (MGI)