Global Game Jam em Manaus, uma saga

Publicado em 1 de fevereiro de 2016 | Por Larissa Didoné | Empreendedorismo, Eventos, Games, Manaus, Tecnologia

Já gostaria de deixar bem claro que ser organizadora e participante não faz bem pra saúde. Obrigada. De nada.

A Global Game Jam aconteceu de dia 29 a 31 de janeiro e teve sua primeira sede aberta aqui em Manaus lá no Samsung Ocean. O evento consiste numa maratona de desenvolvimento de jogos em cima de um tema que só é revelado no dia de início da Jam e em 48 horas tudo passa pela sua cabeça.

2016-01-29 19.43.16

Quando é revelado o tema, a expectativa é imensa! Eu estava muito curiosa, esperando pra saber que loucura os organizadores globais tinham definido, aí veio a palavra: RITUAL. Começou um grande burburinho na sala, todo mundo tendo ideias que simplesmente escapavam por suas bocas, equipes começaram a se formar, um grande brainstorm começou a acontecer. Tivemos auxílio do pessoal do Black River Studios que veio dar dicas e por nosso pé no chão, pois são só dois dias no final das contas! Foi incrível ver a empolgação de todos os participantes!

Aí começa o puxado, times formados, o desenvolvimento começa. Designers com seus softwares e sketchs a postos, desenvolvedores discutindo como solucionar o gameplay bizarro que criamos, tinha começado a correria. Dormir e comer como podem imaginar, não era uma prioridade, mas necessário quando a exaustão consumia nossa capacidade de trabalhar, era dormir para trabalhar mais e melhor.

AoJ3ycKlUV2dkksDfPz0Ss-PbDcNRuM-rhXmvsHh3WFZ(Nota do Editor: Essa é a Larissa, exausta. Acho que ilustra bem o post).

Ver seu jogo tomando forma é algo muito legal, o rabisco de horas atrás, agora fazia sentido! Ele tem lógica, ele se mexe (ou não), ele está começando a existir. Lógico que no processo, muita coisa tem que ser retirada, modificada, recriada. O computador trava, o Photoshop fecha, um software come seus scripts, mas bravos são os jammers, que insistem em ver sua criação ficar pronta em tempo recorde!

E nos momentos antes da submissão, quando as coisas funcionam, o alívio, a alegria de ver seu trabalho recompensado, é incrível.

A Global Game Jam – Sede Manaus Ocean foi ótima, conheci pessoas novas, vi 8 jogos que não existiam 3 dias atrás, serem gerados com muito suor, me diverti e foi incrível. Esse ano o evento gerou mais de 8 mil jogos e eu fiz parte disso, nós fizemos.

IMG_20160131_180901

Agradeço todos os apoiadores que, com tanto esforço e carinho nos ajudaram, aos organizadores lindos (não estou incluída) e todos os participantes, it was AWESOME.

E que tal conhecer os jogos gerados na aqui na Jam!? Toma esse LINK!

(Mas, sem querer falar nada, o tal do Don’t Stab é ótimo, ein. Sem Jabá, Larissa, sem jabá.)

Sobre o Autor

No diploma diz designer. Mas a verdade é que Main Lux, main Junkrat, main animes, main procratinação.

Comentários

  • Fernanda Brandão

    Orgulho <3

    • Larissa Didoné

      Hihihi <3

  • Claudio Sampaio

    Ahhhh não vai ficar assim, joguem o Dance! Dance! Peacock, e vejam com é o Ritual de acasalamento dos pavões ^^
    Depois joguem o Don’t Stab que ficou realmente muito bom, diria até que completinho para 48h
    Valeu Larissa, Felipe e aos demais organizadores fizeram um ótimo trabalho.

  • O Acre Existeeeee !!! LOL