Costela assada medieval com molho Poivre Noir | Receitas Épicas

Publicado em 18 de agosto de 2017 | Por Antonio II | Colunas, Gastronomia, Receitas Épicas

Oi pessoal!

Curtiram a entrevista com o Cozinha dos Tronos? Espero que sim, os caras são demais, né?

Bom, hoje vos trago uma receita bem interessante que é louvada por todos os reis medievais do século XIV devida a sua explosão de sabores! Já imaginaram um molho para carne assada onde a ardência da pimenta combate o ácido da mostarda e a doçura da maçã? Já deu água na boca, né? Então fica atento para aprender a fazer uma carne assada ao molho Poivre Noir!

A receita é autêntica da baixa Idade Média e o manuscrito original está descrito no artigo de Scully, Terence, ed. Le Viandier de Taillevent. An Edition of all Extant Manuscripts. Ottawa: University of Ottawa Press, 1988. 

Ingredientes

Para realizar a receita você precisará de:

  • Carne (escolhi dessa vez um prime rib…delícia!);
  • Sal rosa refinado;
  • Manteiga sem sal.

Peça linda, não é?

Molho:

  • Pimenta em grãos (usei a vermelha);
  • Mostarda em grãos;
  • Pão torrado velho (torrei até ficar moreno);
  • Gengibre em pó;
  • Vinagre de maçã (não use de álcool com sabor maçã!)
  • Água.

 

O preparo da carne

Para preparar a carne, você deve salgá-la e pincelar manteiga. Em seguida vamos selar! Selar  a carne significa proteger suas fibras e segurar sua suculência e sabor. Para tal, esquente uma frigideira no fogo alto até a temperatura ficar punk! E em seguida deixe cada lado da carne fritar por um minutinho contado no relógio!

Assim que se sela…manolo…

Em seguida leve a peça direto ao forno a 200 graus por 14 minutos (se quiser ao ponto… uns 8 minutos se curtir mal passada…e 18 se curtir bem passada….).

SEGREDO: USEI ALECRIM FRESCO PARA DAR UM SABOR SECRETO

O molho…

Desmanche o pão em farelos, acrescente a água e o vinagre ( o conselho aqui é um terço de xícara, sendo que você deve dividir esse um terço em metade água e metade vinagre), e deixe  o pão e a mostarda descansando 15 minutos para amolecer.

Em seguida, acrescente a pimenta moída na hora e o gengibre, misture tudo, levando ao fogo baixo em uma caçarola. Vá homogeneizando a textura para não deixar pedaços grosseiros de pão. Se quiser, acrescente mais água.

Retire a carne do forno, deixe descansar por 5 minutos. Em seguida, sirva com o molho. Sucesso!!!!

Chorou?

Curtiu? Então faz e marca a gente no Instagram! E até a próxima!


Sobre o Autor

perdeu as contas de quantos mantras realizou para zerar aos onze anos Faxanadu. Suas habilidades crescentes já na infância o levaram a fazer uso da Master Sword todas as vezes em que houve necessidade (desde a Criação até a Era o Caos e da Prosperidade). Atualmente anda às voltas com os reinos de Boletaria, Lordan e Drangleic porém nunca esquecendo que deve estar de pé às seis para levar luz àqueles que necessitam. Gosta de caqui, sustos, games, comida-que-mata, poesia, pringles, fantasia-fantástica, pôr-do-sol... e Pepsi! Não necessariamente nessa ordem.

Comentários