Artista amazonense cria esculturas dos personagens favoritos dos clientes

Publicado em 11 de agosto de 2017 | Por Bruno Graça | Artes, Empreendedorismo, Entretenimento, Games, Manaus, Quadrinhos

Para alguns fãs, o amor por suas séries e personagens favoritos quebram a quarta parede e são expressos no mundo real de diversas formas: sejam com um desenho, um cosplay, uma tatuagem (como esse repórter que lhes escreve possui), um boneco para brincar ou até uma estatueta para enfeitar o ambiente. Logicamente, um item de decoração tão especifico necessita de um artista certo para ser feito, tal qual o artesão Tamie Gadelha.

Artista versátil, Tamie trabalha com Design Gráfico, Animação 3D, Game Design e ilustração, já tendo aparecido aqui no site antes, em matéria sobre a HQ que produz – Alice in Badland e, mais recentemente, com suas versões indígenas dos heróis da DC. Mas hoje o destaque é para seu trabalho totalmente manual na criação de estatuetas decorativas, de personagens que vão desde heróis de MMORPGs até figuras bem conhecidas como a Mulher Maravilha.

O artista se interessou pela área em 2012, mas infelizmente não obteve o resultado que gostaria. “Na época, Manaus não tinha muitas opções de materiais ou ferramentas, muito menos um curso. Cheguei a fazer algumas coisas, mas acabei desistindo”, relatou Tamie Gadelha. Foi somente em 2016, quando se mudou para uma nova cidade, que o artista teve oportunidade de prosseguir com seus estudos nesta área. “Quando fui morar em Minas Gerais acabei tendo mais facilidade em encontrar material, curso e contato com outros escultores”, contou. “Porém, o estudo total ainda não acabou e espero ter chance de me aperfeiçoar ainda mais”, concluiu.

Para criação de suas miniaturas, Tamie Gadelha utiliza diferentes processos que variam com o material a ser empregado, que vão desde Poliresina até Gesso e Cimento Branco. “Todos os procedimentos surgem do mesmo lugar: a ideia. São feitos diversos desenhos, pesquisas de referências, poses, acessórios, escala da peça e a partir daí defino o material que irei utilizar”, revelou o artesão. “Com tudo definido, é realizado o model sheet do personagem, onde ele é desenhando de frente, perfil e costas”, explicou.

Após a fase criativa, a criação finalmente ganha forma aos poucos na estrutura própria para artesanato. “Em uma estrutura de arame, vou seguindo o modelo já desenvolvido no model sheet, realizando cada membro separadamente para depois juntar tudo e concluir os detalhes: roupas, armaduras, armas e o que tiver a mais, para depois colocar na base e dar início ao processo de pintura”, contou o escultor.

O tempo para uma obra ficar completamente pronta é relativo a diversos fatores que vão desde o tamanho dela, a complexidade e até a disponibilidade dos materiais que serão utilizados nela. “Tem peças que termino em um mês, outras em cinco meses, algumas necessito até mais tempo, por conta da demora do correio, para entregar meus materiais para confeccionar a peça do cliente”, relatou Tamie. “Por mais que planeje sempre vai ter uma surpresa durante a modelagem, às vezes é uma coisa que parece boba, mas que toma bastante tempo”, disse.

Encomendas

A paixão virou negócio devido ao interesse das pessoas pelas obras que ele fazia pra si. “As pessoas entravam em contato comigo perguntando se eu trabalhava sob encomenda e isso me incentivou, principalmente, a trabalhar com isso”, lembrou. O preço de cada estatueta varia. “Os clientes me mostram suas ideias e fechamos um orçamento baseado no tamanho, complexidade, detalhes, poses e quantidade de personagens à ser esculpido. Por isso o preço sempre varia”, explicou o artista. “Já fiz personagens do mesmo tamanho onde um custou R$150 e o outro, R$ 900. Então é sempre interessante o cliente explicar bem o que deseja, para eu avaliar corretamente o preço”, relata. 

Você pode encontrar os produtos vendidos pelo artista Tamie Gadelha e até pedir um orçamento do(s) seu(s) protagonista(s) favorito(s) pelo Facebook Artwork Coelho Branco, pelo Instagram @tamiegadelha e pelo telefone (WhatsApp): (92)98184-2092.


Sobre o Autor

é um jornalista, assessor e pau pra toda obra. Adora séries de investigações criminais e o canal Investigação Discovery. Curte: mangás, jogos em geral, Doctor Who, RPG, dinheiro, contar mentiras absurdas (?) e testar a paciência das pessoas. Revés: bipolar.

Comentários