Animação feita por amazonenses é selecionada para o Festival Anima Mundi

Publicado em 29 de Abril de 2017 | Por Bruno Graça | Cinema, Entretenimento, Eventos

Com um público de aproximadamente 1,5 milhão de pessoas, não é de se estranhar que o Festival Anima Mundi leva o selo de maior festival de animações da América Latina. Todo esse povo tem a chance de assistir cerca de nove mil filmes de diversos países e, em 2017, o Amazonas estará marcando presença no Festival.

“A Última Balada de El Manchez” é um curta amazonense lançado em 2015, que levou a direção do diretor Leonardo Mancini e foi selecionado para a categoria não competitiva “Olho Neles!”, que conta com animações que merecem atenção por contribuir para a diversidade de propostas e técnicas da atual animação brasileira.

O curta de 15 minutos é uma adaptação de uma série de quadrinhos do grupo Pula Pirata Comics, sobre a vida do melhor mariachi de todos: desde quando trocou a alma para conseguir o seu talento até o esquecimento, no momento que procura a salvação.

“A Última Balada de El Manchez” ainda não foi lançado publicamente e fará sua estreia oficial no Anima Mundi.

Um Mapingua na produção selecionada

A animação contou com toda uma equipe técnica por trás; entre ela está o nosso Ilustrador, Cesar Edgar, que afirmou se sentir bastante orgulhoso e feliz com a indicação. “É muito gratificante este reconhecimento, porque dentre os meus vários objetivos que tenho como ilustrador, trabalhar em um curta animado estava neles”, revelou. “Agora já posso riscar isto da minha lista com este plus da seleção Anima Mundi”, completou.

Cesar revelou que o convite para participar do curta partiu do diretor, Leonardo Mancini, que ficou admirado com uma caricatura do Walter White (Breaking Bad) realizada pelo ilustrador. “O convite aconteceu através do Behance, e no projeto atuei na construção dos cenários do curta, tendo total liberdade na parte criativa”, disse. “Para construção dos cenários, me foquei bastante no mundo em que o curta estava inserido: a cultura mexicana, a devoção por Nossa Senhora de Guadalupe, El Día de los Muertos, os Mariachis, etc”, completou.

O ilustrador afirma ainda que espera que a indicação abra portas para os ilustradores e produções locais. “Espero que a nomeação traga novas oportunidades e cada vez mais reconhecimento nacional aos trabalhos locais, porque temos muita qualidade de produção no cenário manauara, mas pouca visibilidade”, contou.

É possível encontrar trabalhos do Cesar Edgar pelo Facebook, Instagram e no Behance.


Equipe

Direção: Leonardo Mancini
Animadores: Leonardo Mancini, Abrão Figueira e Bruno Fabian
Background Artist: Cesar Edgar
Lettering: Timoteo Lima Werner
Vozes: Silvio Navas como El Manchez, Leonardo Mancini, Gabriel Prates, Sidney Robertson, Flávia Brandi, Mario Hyssa
Técnico de dublagem: Beto Montrezol (AM) e Flávio Augusto Medeiros (SP)

Sobre o festival

O Festival Internacional de Animação do Brasil está na sua 25ª edição e, neste ano, acontecerá de 18 a 23 de julho (Rio de Janeiro) e 26 a 30 de julho (São Paulo). Ele possui diversas categorias, sendo a principal o “Grande Prêmio Anima Mundi”, que conta com a premiação de R$ 15 mil. O vencedor desta categoria poderá ser considerado elegível a concorrer ao Oscar, pois o Anima Mundi é um festival qualificado pela Academy of Motion Pictures Arts and Sciences.


Sobre o Autor

é um jornalista, assessor e pau pra toda obra. Adora séries de investigações criminais e o canal Investigação Discovery. Curte: mangás, jogos em geral, Doctor Who, RPG, dinheiro, contar mentiras absurdas (?) e testar a paciência das pessoas. Revés: bipolar.

Comentários