A arte de Cesar Edgar ou: Vai ser bom assim lá em Manaus

Publicado em 9 de março de 2016 | Por Thiago Henrik | Artes

Copiei a frase do título de um comentário que vi em um dos trabalhos desse ilustrador manauara de 30 anos, o Cesar Edgar.  Eu já acompanhava o cara há um tempinho e sempre paguei pau, então imaginem o orgulhinho ao descobrir que ele também acompanhava o Mapingua Nerd e ainda ouvia nosso podcast! Foi assim que demos a sorte grande de, a partir desse mês, contar com o Cesar na nossa equipe, fazendo as vitrines do Taverna do Mapinguari! Bati um papinho com ele (curto, porque o cara é ocupado) pra saber mais sobre esse talentoso artista, e você confere abaixo:

EU: Qual sua formação?

CÉSAR: Sou Bacharel em Administração de Empresas. (Nota do entrevistador: não previ essa haha)

cesarEsse é o Cesar e esse é o Cesar Zumbi desenhado pelo Cesar.

EU: Como foi essa trajetória pra ser um ilustrador fodão? Fez cursos, foi autodidata?

CÉSAR: A trajetória pra ser um ilustrador fodão eu ainda vou fazer (risos), mas o que foi fundamental pra chegar onde cheguei é principalmente ter dedicação no que faz, persistência, estudo, observação e uma pausa pra poder digerir melhor os conteúdos. Houve um período que fiquei em casa que foi essencial para o meu desenvolvimento como ilustrador. Sou autodidata e grande parte do conteúdo de estudo foi feito pelo Youtube mesmo, tem muito material bom disponível. Atualmente faço o Self Taught Course – The Art of Caricature da Schoolism, onde eles disponibilizam material para estudo – infelizmente no meu caso sem acompanhamento.

CesarEdgarArt
EU: Ilustrar é seu trabalho em período integral? Qual sua experiência profissional?

CÉSAR: Atualmente sim. Pode não parecer mas comecei a ilustrar/fazer pintura digital em 2013. Meu primeiro trabalho regular como ilustrador foi no Jornal A Crítica no final de 2014. Foi um curto período com um enorme aprendizado, já deu pra pegar as rotinas e sentir como funciona a profissão. Logo em seguida trabalhei como Background Artist para a animação A Última Balada de El Manchez (imagens abaixo), uma animação contemplada pelo edital do Minc e feita toda aqui em Manaus, que ainda está em produção e muito provavelmente sai esse semestre, projeto idealizado pelo corajoso Leonardo Mancini, o Mancha. Depois vieram os freelas e atualmente trabalho com produção de conteúdo para vídeo aulas.

ULTIMABALADA

EU: Boa parte dos temas que você retrata nas suas ilustrações são nerds. Fala um pouquinho sobre esses interesses.

CÉSAR: Apesar de não me considerar Nerd  – desculpa pessoal do Mapingua! (risos) – eu curto bastante cultura pop e nerdices e acabo exteriorizando isso no meu trabalho. Facilmente vocês podem encontrar personagens que estão inseridos nesse contexto como Walter White, Deadpool, Mario e Luigi, Finn de SWVII, e um monte de coisa, inclusive coloquei alguns Easter Eggs em algumas ilustrações feita pro jornal, como o livro de cabeceira da peça sobre a geração canguru ou a camisa do jogador de basquete sobre as Olimpíadas (imagens abaixo).

jornal

Para conferir mais trabalhos do Cesar Edgar ou para entrar em contato, siga o perfil dele no Instagram e curta sua fanpage no Facebook.


Sobre o Autor

veste Capa-e-Espada despojado, seus ̶h̶o̶b̶b̶i̶t̶s̶ hobbies favoritos são: filmes massa-velho, histórias de fantasia e séries sobre paradas estranhas. Já alcançou o 7º sentido, destruiu o Um Anel na Montanha da Perdição, chegou ao último andar da Torre Negra, retirou a espada da pedra e perdeu muitos pontos para a Grifinória. Gosta mais de cachorro que de gente, Não abre mão do segundo café da manhã e costuma esquecer que o mundo não está em seus livros e mapas. Instagram: @thiabolico

Comentários