Marcelo e Roger são duas figuras fissuradas pelo cinema. Conheci os dois durante o debate sobre o Oscar organizado pelo Cine Set. Fãs declarados de cinema e La La Land, os dois possuem o canal no Youtube chamado “X-Salada”, onde falam um pouco mais sobre o vício de cinema, fazem críticas e contam curiosidades.
Desde 2010 os dois já pensavam em criar um canal no Youtube, mas foi somente no final de 2016 que os planos saíram do papel e o canal nasceu.
“A gente brincava sobre criar um canal pra falar de cinema, nossos amigos sempre ficavam no nosso pé, mas a gente nunca levou muito a sério e acabamos enrolando por muuuuito tempo. Até que um dia a gente sentou e decidiu fazer o primeiro vídeo, tanto que o próprio nome do canal foi decidido na hora da gravação.” – conta Marcelo.
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=-sjAe-Qt-tg&feature=youtu.be” mode=”normal”/]
O início do canal
O canal tem apenas 2 meses de vida e possui 145 inscritos, o que foi uma surpresa para os criadores, que não esperavam esse número em tão pouco tempo de atividade. A proposta do canal é falar de cinema de uma forma mais acessível, focando no conteúdo, e não se prender demais em termos técnicos que sejam difíceis de pronunciar. “A gente quer fazer como se fosse uma roda de amigos que acabou de sair do cinema” – explica Marcelo – “e a gente começou tudo tão na louca que estamos ajustando aos poucos a forma de trabalhar, tanto que ainda não temos um dia fixo pro vídeo ir ao ar. Às vezes sai domingo, às vezes na quinta, mas sai toda semana, juro! Ainda estamos trabalhando na logo e em todo o material visual dos vídeos. Vamos criar uma fanpage pra concentrar melhor nosso público… Se eu te disser que tirei férias do trabalho justamente pra ajustar todas essas pendências, tu ia acreditar? Pois é, é muito mais trabalhoso do que parece, e olha que a gente ainda tá começando.”
O amor pelo cinema
“Acho que nosso amor por cinema começou mais ou menos na mesma época, quando estávamos na escola. Foi muito legal ver a transição de ‘amo cinema’ para ‘quero trabalhar com isso’. A gente sempre sentiu uma vontade muito grande de estar inserido nesse meio, seja fazendo cinema ou falando sobre. A segunda opção se tornou a mais viável e é tão prazerosa quanto a primeira.”
Como conciliar a vida pessoal com a produção de conteúdo no Youtube?
“Eu não tinha ideia de que fazer conteúdo pro Youtube poderia ser tão trabalhoso. Até comentei em um dos nossos vídeos que eu achava que era só ligar a luz, a câmera e falar” – revelou.
Em uma das primeiras tentativas, a dupla viu dificuldade de se expressar na frente da câmera. Começaram com um material não roteirizado, falando somente o que vinha na cabeça. Os primeiros vídeos tinham mais de 1h30 de duração e no corte final restavam apenas 5 ou 10 minutos. O processo de edição, segundo a dupla, é algo complicado, pois desejam ser objetivos, mas sem tirar a essência de espontaneidade, que é a proposta dos dois. “Então é bem desafiador fazer um material focado no conteúdo, de forma despojada e que dê menos de 5 minutos. Eu considero fazer conteúdo pro Youtube um segundo emprego, porque exige muito tempo e dedicação” – declara.
Youtubers de Manaus é uma série de postagens aqui do Mapingua Nerd que visa divulgar os produtores de conteúdo da cidade para que possam ganhar reconhecimento na região. Aos interessados, bastam me adicionar no Facebook ou mandar sugestões pelo inbox da fanpage do Mapingua Nerd.