Hoje, a partir das 16h, é promovida a palestra “Plataformas Abertas de Internet das Coisas e sua Aplicação em Cidades”, pelo Centro de Treinamento Samsung Ocean, instalado na Escola de Superior de Tecnologia (EST), que fica na Av. Darcy Vargas, Parque Dez de Novembro.
Com 150 vagas, as inscrições podem ser realizadas apenas pelo aplicativo “Samsung Ocean”, que se encontra disponível na Google Play. Ministrando a palestra, teremos o professor e coordenador, Moacyr Martucci, da Universidade de São Paulo e do Instituto de Estudos Brasil Europa, respectivamente. Com muita experiência na área de Engenharia Elétrica, tendo ênfase em Automação de Processos Elétricos e Industriais, a palestra promete instruir e discutir no assunto, contando com toda a expertise do professor em sistemas abertos, internet do futuro, sistemas móveis, entre outros.
• • •
The more you know: O termo “Internet das Coisas” (IoT) foi cunhado no final dos anos 90 pelo empreendedor Kevin Ashton, um dos fundadores do Auto-ID Center na MIT, parte do time que descobriu como linkar objetos à internet pela etiqueta RFID. Ele diz que o primeiro uso do termo foi em uma apresentação feita em 1999, e desde então fincou-se como um conceito (em tradução livre do artigo “The Internet of Things (IoT) – What it is and why it matters”, do site da SAS).
imagem destaque: Joelma Sanmelo/UEA