Apesar do nome, o Spoiler Pipoca não vai te dar spoiler (nem pipoca). Sente e aproveite.


Uma das grandes e melhores surpresas do ano foi a série Stranger Things. Bem me lembro que ouvi falar dessa série apenas duas vezes antes da estreia: a primeira foi quando anunciaram que a Netflix estava produzindo uma série de terror e a segunda foi quando vi o trailer da série. De início o trailer me lembrou algo familiar, era como se eu estivesse vendo Steven Spielberg fazendo um filme com crianças focando no público adulto. Ao terminar a série, eu tive certeza de que ela estava cheias de boas referências sobre o cinema dos anos 80.

O motivo desta postagem não é discutir se Stranger Things é ou não uma boa série. Eu a considero uma série muito boa e, apesar de não ter nada tão inovador, a série conseguiu me entregar bons episódios, diversão e reflexões. Sem falar também que trouxe uma das melhores personagens femininas, que já conseguiu se fixar na cultura pop: Barbara Holland. Brincadeira, estamos falando da Eleven!

Assim que os cinéfilos acabaram de assistir a primeira temporada, logo ligaram os pontos e viram várias referências. Existem centenas de artigos e vídeos na internet mostrando isso. Separei aqui alguns filmes que ajudaram na construção do enredo de Stranger Things.

[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=XWxyRG_tckY&t=1s” mode=”normal”/]


Super 8 

Vou ser sincero demais aqui. Foram poucas coisas que eu vi em Stranger Things que eu não vi em Super 8 antes. No filme, Joe Lamb (Joel Courtney) perdeu a mãe há pouco tempo, o que fez com que seu relacionamento com o pai (Kyle Chandler), um policial dedicado que não sabe como se comportar com o filho, se deteriorasse. Fã de cinema e estudioso de maquiagem, ele se diverte ao lado dos amigos Charles (Riley Griffiths), Martin (Gabriel Basso) e Cary (Ryan Lee) ao tentar rodar um filme caseiro para participar de uma competição local para jovens cineastas. Joe logo se anima quando Charles convida Alice Dainard (Elle Fanning) para o elenco, já que está a fim dela. O grupo vai de madrugada rodar, às escondidas, uma cena na estação ferroviária local. É quando uma caminhonete se choca com um trem, provocando um descarrilhamento de grandes proporções. Logo o local está cercado pelo exército, que procura algo que estava alojado em um dos vagões. Estranhos desaparecimentos começam a acontecer na pequena cidade de Lillian, primeiro de motores de carro e depois de pessoas.


Os Goonies

Com os prédios de seu bairro estando prestes a ser demolidos, o que forçará a mudança de todos os residentes do local, um grupo de garotos resolve organizar uma cerimônia de despedida. Quando descobrem um legítimo mapa do tesouro, capaz de torná-los ricos e evitar a destruição de suas casas, os Goonies resolvem partir em uma grande aventura.


E.T – O Extraterrestre

Um garoto faz amizade com um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra, protegendo-o de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia. Gradativamente surge entre os dois uma forte amizade.


Firestarter

Andrew McGee (David Keith) e Victoria McGee (Heather Locklear) se conheceram na faculdade enquanto realizavam experimentos científicos. Sua filha, Charlie McGee (Drew Barrymore), nasce com a incrível capacidade de provocar incêndios pela força da mente. O talento da menina é descoberto por um departamento secreto do Governo que quer estudá-la.


Conta Comigo

Gordie Lachance (Richard Dreyfuss), um escritor, recorda quando tinha entre doze e treze anos no verão de 1959 e vivia em Castle Rock, Oregon, uma localidade com 1281 habitantes. Gordie tinha três amigos inseparáveis: Chris Chambers (River Phoenix), Teddy Duchamp (Corey Feldman) e Vern Tessio (Jerry O’Connell). Chris era o líder natural, Teddy era emocionalmente perturbado e, se Gordie era o intelectual do grupo, Vern era o mais infantil. Um dia Vern ouviu por acaso Billy Tessio (Casey Siemaszko) e Charlie Hogan (Gary Riley) comentando sobre o corpo de Ray Brower, garoto da idade deles que havia desaparecido. Cada um deu uma desculpa em casa e partiram para tentar encontrar o corpo. Nenhum deles imaginava que esta viagem se transformaria em uma jornada de autodescoberta que os marcaria para sempre.


Poltergeist

Família é visitada por fantasmas, que inicialmente se manifestam apenas movendo objetos pela casa, mas gradativamente vão aterrorizando-os cada vez mais, chegando a sequestrar a caçula através do televisor. Os pais se desesperam e uma especialista em fenômenos paranormais sugere que eles busquem a ajuda de uma mulher com poderes mediúnicos.


Eu achei ainda essa lista do filmow que pode te ajudar a assistir outros filmes e séries com a temática parecida com a de Stranger Things. Também deixo aqui um vídeo cheio de referências para que você possa se interessar e curtir. Enquanto isso, ficamos aqui no aguardo de uma segunda temporada dessa série.

[arve url=”https://vimeo.com/175929311″ mode=”normal”/]