Há muito tempo atrás, em um shopping antigo da cidade, os nerds amantes de livros olhavam com ansiedade para os tapumes adesivados com tal inscrição: Livraria Leitura. Muitos meses se passaram, ansiedade ainda latente e de repente um amigo me avisou que ela finalmente vai abrir!
Óbvio que os Mapinguas foram lá para conferir o que será da nova aposta em livraria, papelaria e – pasmem – um espaço gamer e geek de Manaus. E este é o momento em que falamos tudo pra você, com exclusividade de quem acompanhou a arrumação de livros, últimos ajustes da obra e vários artigos incríveis que estarão disponíveis para compra amanhã, dia 13 de dezembro.
Com cerca de 840 m2, dois andares e aproximadamente 40 mil títulos, logo de cara a estrutura da Leitura impressiona. O sócio-gerente, Fábio Passos, nos acompanhou num tour pelo espaço onde conhecemos a cafeteria (sim! habemus café!), o espaço kids, a papelaria, o acervo de livros e… SIM: o espaço para nerds como nós. Eu, que conheço tesouros de longe – até sem os óculos -, já vi uma seção de livros estrangeiros e notei um Stephen King que eu nunca tinha visto antes.
Andando um pouco mais, Fábio nos mostrou a papelaria. E mesmo com tudo em obras – poeira e muitas pessoas por toda a parte -, percebemos que aquele lado é bem sortido: além dos materiais óbvios, como giz de cera e canetas para ilustradores, existe quase um outro mundo naquela parte. Os artistas e entusiastas que reclamam da falta de material das concorrentes podem achar uma solução sem precisar ir ao Centro da Cidade.
O segundo andar da Livraria Leitura é um espaço dedicado aos Geeks e Gamers. SPOILER ALERT: a parte de informática/games e produtos colecionáveis já está devidamente arrumada, só esperando o seu suado dinheiro. Alí também vão ficar as HQs, Graphic Novels e Mangás e, segundo o gerente, é uma seção que eles pretendem dar bastante atenção. Boa notícia pra nós, não é?
Mais alguma coisa? SIM! “Temos a cultura de nos envolver com a comunidade. Então os manauaras podem esperar eventos variados, como lançamentos de livros, tarde de autógrafos, leitura de livros e até campeonatos de videogames”, adiantou Fábio.
As Pessoas com Deficiência (PcD) ou com dificuldade de locomoção poderão subir ao segundo piso sem problemas. Um elevador está programado para garantir o acesso a todos. Isso é realmente louvável. Outra coisa que achei interessante é que os livros serão etiquetados com o preço. Nada mais incômodo do que carregar uma pilha de brochuras atrás de um leitor de código de barras. Opinião, hein? Há quem não se importe com isso.
E, por fim, o grand finale: livros e alguns itens estarão em promoção na abertura da Leitura (amanhã, no segundo piso do Amazonas Shopping, não esquece!). O Fábio deixou escapar também que eles estão estudando um destaque (leia-se: não confirmado ainda) para os manuais de Star Wars – como O Caminho Jedi e o Livro dos Sith – durante a semana de estreia de O Despertar da Força.