Uma profecia relaciona o sangue de um nephilim – nascido da união de um humano e um anjo – com o domínio das forças demoníacas de Lilith sobre a face da terra. Para impedir que isso ocorra, um anjo chamado Charlotte e um demônio conhecido como Katie devem lutar juntas enquanto trabalham o difícil relacionamento amoroso entre elas, iniciado décadas atrás.

Esse é o ponto de partida para o piloto de uma série em 10 episódios que pode ganhar vida com a campanha de financiamento coletivo lançada pelos autores Jess Friedrich e Robson Loureiro na plataforma Catarse. O objetivo é que Sob o Mesmo Céu seja lançado nas principais plataformas de streaming de áudio, como o Spotify, a partir de junho de 2021.

Com duração de 12 a 15 minutos, o piloto vai contar com um elenco de atores profissionais para dar vida a personagens como Katie, que trabalha para Lúcifer fazendo pactos e recolhendo as almas daqueles com quem faz seus acordos. Ambientado na cidade de Paris em 1928, o piloto narra o encontro do demônio com John, um homem que vendeu sua alma durante a 1ª Guerra Mundial em troca de 10 anos a mais com a família.

“A Jess já tinha esse livro e eu me interessei e gostei na primeira leitura. Fui seu leitor beta nesse momento, até que, em 2020, veio a ideia de trabalhar esse material em outro formato. Apesar de já conhecer A Gravação dos Mortos — áudio drama realizado pelo podcast Jovem Nerd — a inspiração de trazer Sob O Mesmo Céu pra essa mídia só veio após ouvir o áudio drama Sofia, exclusivo do Spotify”, contou Robson, diretor e roteirista do projeto.

O áudio drama, como o nome indica, é uma dramatização em formato de áudio, que remonta à época das antigas radionovelas, tão populares na era de ouro do rádio no Brasil. Tal como nos anos 30, o áudio drama utiliza a interpretação de atores, trilha e efeitos sonoros para causar a maior imersão possível aos ouvintes. A grande diferença é a forma de compartilhamento. Saem os rádios e entram as plataformas de podcast. Alguns exemplos de áudio dramas brasileiros são “1986”, de Guilherme Afonso; “Contador de Histórias”, de Danilo Battistini; e “Sofia”, produção exclusiva do Spotify.

“Após (escutar) Sofia, deu pra perceber a força que o formato possuía. O áudio drama precisa do envolvimento do ouvinte. É necessário atenção e em troca ele devolve total imersão. É diferente de um filme ou livro. Não dá pra ser passivo na forma de consumir este conteúdo. São características que me interessam na hora de produzir. E sendo Sob o Mesmo Céu uma aventura com bastante ação e personagens muito carismáticos entendi que teria muita força neste formato”, contou Robson.

A campanha aceita apoios a partir de R$ 10 e, dependendo do valor apoiado, oferece recompensas como pôsteres e o livro no qual o áudio drama é baseado. Clique aqui para visitar o site da campanha.

Sobre os autores

A paranaense Jess Friedrich nasceu em Maringá e foi criada em Marialva. Escritora de diversos poemas não publicados, em julho de 2016 iniciou seu primeiro romance já na capital Curitiba. Após 9 meses de muito trabalho, Sob o Mesmo Céu finalmente estava pronto e teve seu lançamento de forma independente. Atualmente o livro está em processo de revisão, mas já conseguiu contrato com uma editora tradicional.

Robson Loureiro é manauara, ex-integrante do Mapingua Nerd (onde foi repórter e editor de vídeo) e possui formação jornalística e 7 anos de experiência na área. Mudou-se para Curitiba em 2017 e, após 13 anos de estudos, finalmente se dedicou totalmente à escrita de contos e roteiros. Seus outros projetos em produção são a animação infantil As Aventuras de Nika e o curta de suspense Setealém.