A Semana do Quadrinho Nacional de Manaus ocorre na capital amazonense nos dias 28, 29 e 30 de janeiro e 04 e 05 de fevereiro na Biblioteca Pública do Amazonas.

O evento que celebra artistas brasileiros e suas obras, é realizado em Manaus desde 2019 em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional, comemorado no dia 30 de janeiro. Entre os lançamentos anunciados para o evento está a HQ Death Hunt, obra inédita do roteirista Stan Lee, lançada pela Social Comics, o maior aplicativo de leitura de quadrinhos digitais via streaming do Brasil.

Além do argumento do lendário quadrinista, o título, cuja história se passa em Manaus, conta com três amazonenses na sua equipe criativa: Ademar Vieira (roteirista), Raquel Teixeira (capista) e edição de Sâmela Hidalgo. Raquel, Sâmela e a artista paraense Tai Silva (colorista da obra) participarão do evento de lançamento do quadrinho em Manaus.

Outro destaque do evento é o Artists’ Alley (uma feira de quadrinhos autorais) que este ano, receberá artistas do Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e uma comitiva de artistas de Roraima. A Semana do Quadrinho Nacional de Manaus terá, a partir deste ano, uma parceria com a Feira Roraimense de Quadrinhos. A colaboração entre os dois eventos visa dividir custos e permitir que alguns dos artistas convidados do Amazonas possam também participar em Roraima.

Entre os palestrantes, um dos destaques é a quadrinista colombiana Sindy Infante que ministrará a palestra: “Cozinhando Elefantes, Processo criativo da HQ”. A autora é mestre em Ilustração de Livros Infantis pela Cambridge School of Art, Inglaterra. Autora da história em quadrinhos “Elefantes en el cuarto” e coautora da HQ “Recetario de sabores lejanos“. Já ministrou palestras e workshops sobre ilustração, desenho e narrativa gráfica em Feiras do Livro e Festivais em diferentes países como Chile, México, Noruega e Panamá.

Segundo a organização, a seleção dos artistas convidados teve a preocupação de ser mais que uma vitrine para os artistas nacionais, a intenção é também proporcionar troca de informações com convidados que tragam conhecimento para os artistas locais e deem visibilidade no mercado editorial brasileiro para o que é produzido no Amazonas. Mantendo a proposta, o evento trará esse ano,
além de artistas de quadrinhos, também dois editores do mercado nacional para participarem de bate-papos e avaliações de portfólio com artistas do evento.

Outra novidade deste ano será a realização da primeira edição do Concurso Joaquim Melo, uma seleção para artistas da Região Norte. Os vencedores terão suas histórias publicadas na Social Comics em parceria com o evento. O nome do prêmio é uma homenagem ao livreiro Joaquim Melo, proprietário da Banca do Largo, local onde foram realizadas todas as edições da Semana do Quadrinho Nacional de Manaus.

A programação contará também com lançamentos de livros e revistas, oficinas, palestras, avaliações de portfólio e mesas de autógrafos. O cartaz do evento é assinado pelo artista plástico e quadrinista Igum D’jorge e mostra a fachada e o ambiente interno da Biblioteca Pública do Amazonas.

SERVIÇO

A Semana do Quadrinho Nacional de Manaus acontece na Biblioteca Pública do Amazonas, localizada na Rua Barroso, 57 – Centro.
Em janeiro
No dia 28, das 14h às 20h.
No dia 29, das 9h às 16h.
No dia 30, das 14h às 17h.
Em fevereiro
No dia 4, das 14h às 20h.
No dia 5, das 9h às 16h.

A Semana do Quadrinho Nacional de Manaus recebe o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Social Comics, Norte em Quadrinhos e Feira Roraimense de Quadrinhos. A realização fica a cargo da Produtora Nona Arte e da Produtora Chá de Papoulas. Entrada franca.