No dia 4 de maio de 2017 a Visiona Tecnologia Espacial, joint venture criada entre Embraer e Telebras em 2012, anunciou o lançamento bem-sucedido do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). Realizado no Centro Espacial da Guiana, em Korou, Guiana Francesa, o SGDC tem o objetivo de prover cobertura de serviços de internet a todo território nacional e fornecer meio seguro de comunicações estratégicas do governo brasileiro. E na equipe que possibilitou esse lançamento tem um manauara.
Decolagem do SGDC
O SGDC é o primeiro satélite dedicado a comunicações militares exclusivamente brasileiro, fruto de um investimento do governo estimado mais recentemente em R$ 2,1 bilhões incluindo os custos com a infraestrutura terrestre, lançamento e operação.
Antonino Loss, Presidente da Telebras, afirma que o projeto levará internet via satélite a 100% do território nacional, gerando benefícios sociais e econômicos.
Estaremos iluminando o Brasil com internet de banda larga, gerando inclusão social e digital em escolas, hospitais, postos de saúde e, principalmente, aumentando a competitividade do Brasil.
O satélite começará a ser operado pelo Brasil em junho. Antes, passará por testes feitos pelos técnicos das Forças Armadas. Inicialmente, o equipamento vai operar apenas na chamada banda X, uma faixa de frequência destinada exclusivamente ao uso militar, correspondendo a 25% da capacidade total do satélite.
E um dos líderes desse projeto é o manauara Marcello Mota. Morando atualmente em São José dos Campos, SP, Marcello mostrou seu interesse pela tecnologia desde muito novo, concluiu o curso de Informática no ano 2000 na Fundação Matias Machline. Cursou engenharia pela USP e posteriormente ingressou no grupo Embraer em 2007. Em 2014 assumiu o cargo de gerente na Visiona, empresa responsável pela integração do projeto SGDC apoiado pelo governo federal.
Confira abaixo o lançamento do SGDC:
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=haJ2XMBm7Xk” mode=”normal” /]