RPG de Mesa é um ótimo motivo para amigos se reunirem e passarem algum tempo juntos. Nada substitui as caretas e risadas que preenchem as longas horas entre uma masmorra saqueada e um ataque “surpresa” de goblins ou kobolds. Contudo, nem sempre podemos estar com as pessoas que gostamos e, consequentemente, acabamos não podendo nos reunir na casa dos amigos em um fim de semana para nos aventurar com capa e espada. Por isso, falarei sobre meios para jogar rpg (de mesa) online.

Nos anos de ouro da internet, a primeira década dos anos 2000, o Play by Fórum, ou PbF para os íntimos, era uma alternativa para os nerds solitários. Os jogos eram organizados em fórum que simulavam, de forma escrita, a experiência de jogar rpg de mesa. Eu pude viver um pouco disto tudo nos últimos anos de popularidade deste gênero. Já o Mapingua Thiago teve a oportunidade de aproveitar muito mais esta fase dos RPGs (de mesa) onlines. Não apenas foi professor de Hogwarts como se casou (in the real life!!!) com uma das pessoas que ele conheceu jogando este PbF nos anos de dois mil e coiso.

A era do PbF acabou, mas novos modos surgiram com o tempo. Confira algumas formas simples para isto:

Taulukko

Uma plataforma direto no browser com chats e roladores de dados, suporte para salvar as fichas de personagens. Você pode usar com ou sem o auxilio de outro programa para realizar chamadas de voz (skype ou hangouts, por exemplo). O site é simples, mas supre bem a necessidade. Uma das minhas melhores experiências foi uma aventura de halloween onde éramos goblins e levávamos bem a sério o “gostosuras ou travessuras”.

Telegram

O grande concorrente do WhatsApp tem suporte para “usuários robôs” ou “bots” programados externamente e usados dentro de grupos para realizar diversas funções como os de organizar party games ao estilo Uno ou One Night Werewolf e até mesmo rolar dados! Você pode criar um grupo com seus amigos e adicionar o usuário @rollembot e com alguns comandos simples realizarem as rolagens de dados.

WhatsApp

O famigerado “zap-zapdos” está presente em (quase) todos os smartphones, mas não tem suporte para roladores de dados. Ainda que haja gambiarras para isto, eu incentivo as pessoas que quiserem jogar por meio deste app a se arriscarem a experimentar um sistema sem rolagem de dados. Se quiser saber mais confira o CARMA, um sistema  brasileiro não randômico que pode servir para sua mesa via whats app.


Claro que existem plataformas mais complexas como o Roll20, Fantasy Grounds e o RPG Firecast e a plataforma usada fica por conta do grupo. Vale ressaltar que nos modos explicados geralmente os jogos serão puramente textuais e, por isso, é importante que os jogadores se dediquem a escrever narrações detalhadas e profundas (o que exige certa paciência).  Entretanto, se houverem as motivações certas e for feito esforço, a recompensa será uma nova forma de estar perto de aventureiros que há tempos partiram para terras distantes.