A série televisiva produzida pela Rede Globo Dois Irmãos, baseada no livro homônimo de Milton Hatoum, ganhará uma nova publicação para chamar de sua. Maria Camargo, roteirista da série, lançará nesta sexta (25), em Manaus, o livro “Dois Irmãos: Roteiro da série”, pela editora Cobogó. O evento será na Banca do Largo, às 18h.

Publicado em 2000, e vencedor do Prêmio Jabuti em 2001, “Dois Irmãos” é uma das obras mais famosas do autor amazonense, considerado, por muitos, como o maior romancista brasileiro vivo. A obra conta a história de uma família de ascendência libanesa, girando em torno da rivalidade entre os filhos gêmeos Omar e Yaqub, além de suas relações com a mãe, Zana. Ambientada em Manaus, a trama também retrata as peculiaridades da cidade em meados do século 20.

Na TV, a estrutura do livro, não-linear e narrada por uma voz que se mantém anônima até quase o final, precisou ser reformulada na elaboração do roteiro da telessérie. Em entrevista ao jornal carioca Extra, Maria Camargo afirma: “Para chegar a estrutura do roteiro de Dois Irmãos, que tem muitos flashbacks e flashfowards, a história original foi desmembrada e colocada em ordem cronológica com o auxílio de 565 fichas, guardadas em um arquivo para referência e consulta.”

A adaptação televisiva de “Dois Irmãos” é a terceira obra do Projeto Quadrante, da Rede Globo. Formulado após o sucesso de “Hoje é dia de Maria” (2004), a emissora pretende adaptar clássicos literários brasileiros para a TV. As obras anteriores do projeto são “A Pedra do Reino” e “Capitu”, todas com direção de Luiz Fernando de Carvalho. A próxima obra será “Dançar Tango em Porto Alegre”, do escritor gaúcho Sérgio Faraco

Além de Manaus, o livro de Camargo já foi lançado no Rio de Janeiro, no último dia 10 de agosto.
___

Foto da capa: Globo/Kiko Cabral