No dia 7 de novembro é comemorado o aniversário da Revolução Soviética, um dos principais movimentos históricos contemporâneos. A data relembra a derrubada da monarquia no território da Rússia, dando início ao primeiro país socialista do mundo, a União Soviética. Em homenagem a esta data, o Cine Vídeo Tarumã realiza uma seleção de filmes voltados a este tema.

Na quarta-feira, dia 25, o filme exibido é o clássico O Encouraçado Potemkin. A obra de um dos mestres do cinema, Serguei Eisenstein, é baseada em eventos históricos, retratando uma revolta de marinheiros em 1905 que seria prenúncio para a Revolução Russa de 1917. A história se passa no navio de guerra Potemkin, o presente protesto se torna uma rebelião após carne estragada ser servida como refeição para os marujos. Estes erguem a bandeira vermelha e tentam levar a revolução no navio até a sua terra natal, a cidade de Odessa.

O filme exibido na quinta é Taurus. O segundo filme da tetralogia de Aleksandr Sokurov é centrado nos derradeiros momentos do líder russo Lênin: seu isolamento, suas questões existenciais e sua perplexidade diante do fim. Lênin aguarda a morte em uma casa cedida pelo Estado, solitário, vigiado, rodeado de pessoas estranhas, tralhas domésticas e desordem. De forma lenta, Sokurov mostra como sua consciência se esvai aos poucos, apoiado apenas pela mulher e cercado por pessoas que só querem vê-lo morto.

Finalizando na sexta-feira, dia 27, o filme da vez é Três Canções para Lênin. O documentário de 1934 é uma homenagem no décimo aniversário de sua morte. O filme reúne imagens de Lênin, em vida e em seu funeral, enfatizando seu legado sobre a vida de mulheres da URSS asiática e para o desenvolvimento econômico do país.


As sessões do Cine Vídeo Tarumã são gratuitas, com início às 12:30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (ex-ICHL), localizado no setor Norte do Campus Universitário da UFAM.