Há algumas certezas na vida. Uma delas é que, definitivamente, Ed Brubaker sabe o que está fazendo. Neste primeiro volume da premiada série, republicada aqui pela editora Mino, Ed Brubaker e Sean Philips nos brindam com uma trama policial com contornos noir e reviravoltas.

Sinopse: Leo​ é capaz de planejar a jogada perfeita, mas apenas se estiver convencido de que o trabalho é seguro, porque ​n​ão é o tipo de criminoso que atira primeiro e pensa depois. Leo é um profissional, cujo maior desejo na vida é não acabar exatamente​ no lugar a que ele pertence: em uma cela de prisão.​ ​

Histórias de grandes assaltos são antigas conhecidas nos quadrinhos, na literatura e também no cinema. Não raro o plot dessas histórias é bastante similar e até previsível. Não em “Covarde”, primeiro volume da série Criminal.

Aqui, Brubaker nos surpreende com uma reviravolta na execução do “grande plano” do assalto, dando uma direção inesperada para a narrativa com a intenção de explorar seu protagonista, Leo. O ladrão experiente e extremamente cuidadoso também é o narrador da HQ, o que lhe garante a atenção e até a empatia do leitor.

Após o roubo dar errado, Leo precisa fugir com uma parceira de assalto ferida. Enquanto tenta escapar com vida e com algum dinheiro no bolso, ele é confrontando com seus erros do passado e a validade de suas próprias regras.

Brubaker e Philips são narradores muito habilidosos. A história é envolvente, foge do plot comum que já mencionei e não tem medo de decepcionar o leitor com um final nada feliz.

A edição da Mino tem capa dura, excelente acabamento, formato 17 x 26 cm e conta ainda com uma galeria de capas das edições originais. A tradução é de Dandara Palankof.

Classificação:

Avaliação: 4.5 de 5.

AUTORES: Ed Brubaker e Sean Phillips
EDITORA/EDIÇÃO: Mino PUBLICAÇÃO: 2022
PÁGINAS: 144

Para adquirir a obra, clique aqui.