Você está recebendo os amigos, todos guerreiros veteranos voltando de uma grande batalha, ainda com sangue nos olhos e nos machados. Vai servir o que? Nescau? Suquinho? Claro que não! Hidromel, a bebida sagrada dos vikings!
O Hidromel é uma bebida alcóolica derivada da fermentação do mel diluído em água. Apesar de ter ficado famosa na cultura pop como a bebida dos Vikings, o Hidromel foi consumido por toda a Europa, desde Roma e Grécia antiga, aos celtas, saxões e, claro, os Vikings. Na Mitologia nórdica, ela era tida como a bebida favorita dos deuses como Odin e Thor.
Fui até a cozinha da Dungeons & Burgers para aprender a fazer essa antiga receita que vai deixar suas sessões de RPG e maratonas de Vikings (ou O Último Reino) muito mais interessantes!
INGREDIENTES
– 1Kg de Mel Puro;
– 3L de Água;
– 1 sachê de Fermento Biológico OU Fermento Especial para Vinhos (encontrado em casas especializadas).
– 1 colher pequena de Sal.
EQUIPAMENTO
– Garrafão de Água (vazio) de 5L ou de 20L (pra essa receita, é melhor o de 5);
– 1 Garrafa de água (vazia) de 350ml;
– Fita Adesiva;
– Panela grande;
– Fogão;
– Mangueira de PVC não muito grossa, como as de aquário (usamos uma de 1/4’’ x 1,0 mm – custa centavos e pode ser encontrada em casas de material de construção).
PREPARANDO OS EQUIPAMENTOS
Você vai precisar fermentar seu Hidromel em algum lugar, e pra isso vamos preparar um garrafão especial.
1 – Faça um buraco na tampa do garrafão, para passar a mangueira.
2 – Faça outro buraco na tampa da garrafinha, também pra mangueira.
3 – Faça um buraco na lateral da garrafinha, na parte superior.
4 – Encha a garrafinha até a metade com água e 1 colher (pequena) de sal.
5 – Passe a mangueira pela tampa da garrafinha até atingir a água.
6 – Passe a mangueira pela tampa do garrafão, deixando alta, onde não vá atingir a mistura.
7 – (OPCIONAL) Faça outro buraco no garrafão para passar outra mangueira, que vá atingir a mistura. Dessa forma fica mais prático provar o Hidromel durante a fermentação e até mesmo fazer a limpeza, como veremos adiante.
PREPARANDO A RECEITA
É importante salientar que essa é uma receita delicada e qualquer coisinha pode influenciar no sabor, da temperatura ambiente à densidade do mel e até mesmo a flor de onde as abelhas tiraram o néctar. Para produzir o próprio Hidromel o proprietário da Dungeons & Burgers, Eduardo Hubner, utiliza ingredientes especiais, equipamento e instrumentos especializados. Mas a ideia dessa receita é fazer algo que um taverneiro iniciante possa produzir em casa e que ainda fique bom, por isso fizemos da maneira como ele próprio começou a fazer.
1 – Prepare o ambiente e os equipamentos. Tudo precisa estar extremamente limpo.
2 – Adicione todo o mel (1 Kg), em temperatura ambiente, na panela.
3 – Adicione os 3L de água na panela.
4 – Aqueça a panela a no máximo 60oC por 2 minutos. Não pode deixar ferver e é muito importante não mexer a mistura durante o cozimento.
5 – Em um recipiente separado, adicione cerca de 100ml de água morna (38 a 42oC) e depois adicione o fermento biológico. Não misture! Deixe agir por cerca de 15 minutos.
6 – Adicione algumas colheres do mostro (mel e água da panela) aos poucos nesse recipiente do fermento, para o fermento ir se acostumando ao novo ambiente (lembre-se, o fermento é um organismo vivo, trate com carinho).
7 – Adicione o fermento do recipiente na panela com o resto da água e do mel. Atenção: a panela não pode estar quente! Se estiver quente isso vai matar o fermento e aí adeus Hidromel! O ideal é que a temperatura do mostro que está na panela e a temperatura da mistura com o fermento estejam o mais próximas possível.
8 – Misture tudo devagar.
9 – Coloque a mistura (o mostro) no Garrafão. Lembre-se de deixar ao menos 20% do garrafão vazio, pois é necessário oxigênio para a fermentação.
10 – Deixe o mostro descansar por duas horas (tampado, para não cair nada dentro).
11 – Chacoalhe o garrafão sem tampa, mas cuidado para não derramar. A ideia é deixar o ar entrar.
12 – Tampe, certifique-se de que a mangueira não está encostando no mostro e lacre muito bem com fita adesiva.
13 – Deixe fermentar parado no lugar mais frio da casa (temperatura ambiente de 28 graus tá bom), por pelo menos 2 meses. Isso mesmo, DOIS MESES. Ei, ninguém disse que seria rápido. Mas se você fez tudo certinho, vai valer a pena. Você vai notar que a garrafinha de água vai borbulhar, isso significa que a fermentação tá acontecendo.
14 – LIMPEZA: Depois dos dois meses, você vai notar também que o fundo do garrafão está cheio de sujeira, da levedura morta. Por isso, você vai precisar fazer uma limpeza: coloque uma mangueira no garrafão quase até o fundo, sem deixar chegar na sujeira, e, colocando a outra ponta da mangueira bem baixo, deixe a física agir e colha o hidromel limpo que vai sair da mangueira. Depois lave o garrafão, adicione a mistura novamente nele, tape como antes e deixe parado mais uma semana e repita o processo até que não exista mais nada decantado no fundo do garrafão de fermentação.
(a imagem abaixo mostra o mesmo processo sendo feito em um hidromel que já estava em uma jarra)
15 – CONSERVAÇÃO: Para conservar o produto final, você pode utilizar uma jarra, garrafa ou qualquer outro recipiente. Caso você pretenda engarrafá-lo, o melhor é, antes de lacrar a garrafa, deixar seu hidromel alguns dias na geladeira, pois assim você terá certeza que toda a fermentação parou. O frio inibe a ação das leveduras e garante que nenhuma garrafa irá estourar após o fechamento.
Pronto, guerreiro(a)! Pode reunir os amigos para celebrar a glória da vitória! Só tome o cuidado de BEBER COM MODERAÇÃO, afinal, o Hidromel é sim uma bebida alcoólica. Dá pra calcular o teor exato com uma fórmula e instrumentos especiais (que até aprendemos a usar), mas podemos dizer que o Hidromel resultante dessa receita terá, em média, teor alcoólico de 11%. E nem preciso dizer que, se você for menor de idade, pode esquecer essa ideia. Se não for… Skål!
ESTA PUBLICAÇÃO É UM OFERECIMENTO DA DUNGEONS & BURGERS
A Dungeons & Burgers é uma hamburgueria, padaria e restaurante com boardgames e cardgames, feita e pensada para os nerds fãs de boa comida. Além de hambúrgueres artesanais especiais, oferece almoço self-service e também bolos, salgados, doces e pães dos mais diversos e ainda aceita encomendas. O melhor é que você pode pedir tudo pelo delivery, no telefone 99477-0407.
O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 6h30 às 23h, e aos domingos, das 6:30 às 12h, na Av. Via Láctea, 100, Cj. Morada do Sol – Adrianópolis. Acompanhe a Dungeons & Burgers nas redes sociais: Facebook | Instagram