O efervescente cenário de quadrinhos da nossa região vai ganhar espaço em uma série de lives apresentadas por Sâmela Hidalgo, assistente editorial da Editora Devir.
Sâmela é manauara mas trabalha em São Paulo, onde os quadrinhos produzidos no Norte do Brasil têm pouco alcance. “A ideia surgiu ano passado, na CCXP, quando eu percebi que o Artists Alley tinha pouquíssima gente do Norte. Acho que tinha no máximo 3 artistas ali. Então, no último dia de CCXP, participei de um painel no auditório prime e quando eu estava ali falando sobre a produção de quadrinhos no Brasil, me veio a ideia que eu poderia tentar fazer alguma coisa pra ajudar nisso.”, conta Sâmela.
No ano passado, o quadrinho A Última Flecha (foto de capa) de Emerson Medina e Romahs Mascarenha chegou a ser citado como um dos melhores do ano por Sidney Gusman, editor da Maurício de Sousa Produções e um dos fundadores do Universo HQ, mais importante site de quadrinhos do país. Mas a façanha também mostra como esses espaços ainda são raros para os quadrinhistas do Norte.
“Acho que todo o mercado de quadrinhos brasileiro é feito através de contatos. É muito difícil alguém entrar no mercado sem ter qualquer contato dentro dele. Então, a maior dificuldade eu acho que é simplesmente ser visto. E é nisso que eu pretendo trabalhar. Pretendo ser esse contato pros quadrinistas do Norte e pretendo fazer esses artistas serem vistos pelos editores, leitores e editoras do sudeste.”.
As lives vão ao ar todo domingo às 17h (horário de Manaus) no canal do youtube de Sâmela. Talentos locais como Ty Silva, o Ademar Vieira, Rayanne Cardoso e Romahs Mascarenhas já estão confirmados.