A ABERST (Associação Brasileira dos Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror) realiza o Prêmio ABERST desde 2018 e este ano a dupla de amazonenses Emerson Medina e Romahs Mascarenhas, foi classificada entre os semifinalistas com a obra “A Última Flecha“.
A graphic novel “A Última Flecha” é um projeto do roteirista Emerson Medina contemplado pelo edital Conexões Culturais da Prefeitura de Manaus. No ano passado a obra foi lançada pela editora Monomito Editorial e vem colhendo ótimos frutos desde então.
O quadrinho recebeu muitos elogios no cenário local e chegou a figurar na lista de melhores do ano de Sidney Gusman, jornalista fundador do site Universo HQ e editor da Maurício de Sousa Produções. A lista de Gusman é uma das mais esperadas do ano pelos entusiastas da nona arte no Brasil.
“‘A Última Flecha’ é uma história de vingança através dos tempos, portanto, com elementos de fantasia, a partir do extermínio de um povo indígena. O primeiro tratamento foi escrito em 2011 para o audiovisual, mas na dificuldade de produzir, decidi adaptar para os quadrinhos e chamei o Romahs” conta Medina.
A obra teve ainda a participação de Jahn Cardoso que trabalhou em alguns cenários da história e a diagramação é do Gláucio Silva. A Monomito Editorial entrou na produção assim que Emerson foi contemplado no edital da prefeitura. Eles deram prosseguimento no processo de produção editorial e também foram responsáveis pela inscrição no Prêmio ABERST.
Romahs falou um pouco sobre como foi a produção do quadrinho: “O Medina me convidou pra fazer os desenhos. Criei o storyboard a partir do texto que ele me passou, ele aprovou e então parti pros desenhos e arte final, em alguns cenários tive a ajuda do Jahn Cardoso. Depois fiz os balões e letreiramento. Somos amigos e temos muita química, eu e o Medina fazemos fanzines juntos desde o início dos anos 90. Foi artisticamente muito fluído e o Medina foi bem paciente com meus atrasos na entrega das páginas.”
A expectativa é grande, não só para o resultado do Prêmio ABERST, mas também para outros como o HQMIX, no qual a obra também foi inscrita. Além disso, podemos afirmar que “A Última Flecha” apareceu num ótimo momento para o quadrinho independente do Norte pois, mesmo com todas as dificuldades, o cenário está movimentado e a produção aumentando.
Para o futuro, Romahs comenta que está produzindo mais duas graphic novels, o livro “O menino que morava no poste” e outro quadrinho com Medina, que também trabalha nos próximos lançamentos em conjunto com os coletivos Ajuri e C4.
Os interessados na obra podem adquiri-la pelo site da Monomito Editorial.