Olá, guerreiros dos bits & bytes…
Sábado pela manhã (primeiro de agosto do ano de 2015 do Nosso Senhor) recebi uma atualização automática no meu laptop para receber o Windows 10. Ao liga-lo logo após acordar, percebi que poderia migrar para o novo sistema operacional da Microsoft. Sobre ele, já estava acompanhando o burburinho que a empresa do Tio Bill andou fermentando na mídia. A minha expectativa a respeito do Windows 10 – claro… além da praticidade, rapidez e estabilidade que se espera de qualquer OS – é sua integração com o Xbox One através do app que já vem com a sua versão básica.
E posso dizer depois de cerca de duas horas de testes que a Microsoft realmente está obcecada em tornar o Xbox One “a” central multimídia dos lares, tal qual ela idealizou o console em sua esquisita conferência de apresentação há cerca de dois anos atrás na E3. Essa integração vem em boa hora para ser mais uma peça na consolidação do referido conceito. A impressão que tive após testar o novo aplicativo é que Xbox e PC são por vezes um único dispositivo…porque é muito mais fácil realizar diversas tarefas logado na Live pelo PC que no próprio Xbox One, tornando-o assim um item necessário para todo dono do console e que possua também um PC com o Windows 10 instalado. Mas vamos às minhas considerações a respeito dos parangolê…
Quando você faz seu login no aplicativo, surge uma tela que lembra a dash do próprio Xbox… onde se observa as atividades dos seus amigos no feed bem ao centro, e à esquerda as opções de atalho para os últimos games jogados (tanto os no Xbox quanto os instalados no PC…ou mesmo os via streaming), e os ícones de “Início”, “Meus jogos”, “Mensagens”, “Alerta de atividades”, “Conquistas”, “DVR de jogos”, “Loja”, “Conectado” e “Configurações”. No feed você pode realizar as mesmas operações que faz no Xbox: curtir, compartilhar, postar comentários sobre as atividades dos seus amigos e claro fazer posts. Só que com mais desenvoltura e rapidez e todas as vezes que algum amigo comentar, curtir ou compartilhar alguma atividade sua você receberá um aviso em “Alerta de atividades”. À direita se observa sua lista de amigos (os off-line e os on line) e suas respectivas atividades. A Microsoft não podou os recursos de tais sessões, então você pode realizá-las do mesmo jeito que no Xbox One.
Coisas interessantes: na sessão “DVR de jogos” você além de gerenciar o que já está salvo no console, pode também gerenciar gravações e screenshots que são realizadas no PC. Em “Mensagens”… dá para enviar mensagens de texto e ler as recebidas tanto via Xbox quanto PC. Você pode acessar a loja da Live e fazer compras tranquilamente…é muito mais agradável de se fuçar as conquistas bem como acessar, manipular suas informações de perfil e acessar configurações diversas no app que no próprio Xbox! Em “Meu jogos”, a Microsoft reservou essa funcionalidade para uma lista de games instalados no seu PC… através dela eu consigo acessar os meus games comprados por exemplo, na Steam. Bem legal.
O Must: a possibilidade de criar grupos de amigos para conversar. Está em fase beta mas testei e foi tranquilo. Não importa se seus amigos estão logados via Xbox ou PC, você pode conversar com eles com o microfone do PC. E claro, a possibilidade de jogar os games do Xbox no PC via streaming. O controle do Xbox é compatível com o Windows 10 (basta conectá-lo via cabo USB e esperar a instalação dos drives)… testei dois games da minha biblioteca (Tetris Ultimate e Titanfall) e rodaram lisos, sem engasgos graves e atrasos de latência. O guia rápido dos últimos games jogados te faz ter acesso rápido ao que está instalado no console para jogar… tanto no Xbox quanto no PC.
E ainda tem mais: a Microsoft prometeu realizar atualizações mensais para o app visando expandir suas possibilidades e corrigir bugs (sim, eles existem… travamentos e misteriosas interrupções de conexão entre meu lap e o Xbox aconteceram esporadicamente). Mas o futuro para o Xbox app é promissor. E a julgar pelo trabalho excelente que a Microsoft tem realizado no aprimoramento do OS do Xbox One… creio que teremos dias vindouros de glória para a dobradinha Windows 10 e Xbox One. Quem viver, verá.
P.S. O que será agora do SmartGlass?