Esta semana o COVID-19, mais conhecido como Coronavírus, foi classificado como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) devido a sua disseminação em escala global. No Brasil, foram registrados 150 casos confirmados e 1.422 situações suspeitas até sexta-feira (13).

Mas, como sempre, o brasileiro vem usando a zoeira como uma ferramenta para informação e divertimento em meio à crise. Foi criado no Twitter o perfil @PokeCorona, onde é possível acompanhar o número de casos confirmados no Brasil do COVID-19 com a numeração oficial dos monstros de bolso.

Atualização mais recente do @PokeCorona já está no final da PokeDex de Kanto.

A ideia do perfil é trazer informações confiáveis de forma acessível, utilizando sempre boletins de secretarias estaduais e Ministério da Saúde.

A doença ainda não tem casos confirmados na região Norte, apenas suspeitas nos estados do Acre (3), Amazonas (1), Pará (5), Rondônia (2) e Roraima (1).

POKEDÓLAR

O PokeCorona é inspirado na conta @PokeDólar, criada pelo programador João Gabriel Moutella, e que também usa a numeração oficial dos monstrinhos para informar a cotação do dólar.

Quem acompanha as notícias – e até quem não acompanha – sabe que dólar vem batendo recordes de alta no Brasil. Na última quinta-feira (12), a moeda estadunidense chegou a abrir com o valor de R$ 5,02, atingindo pela primeira vez na história a casa dos R$5.

Enquanto o PokeCorona ainda está em Kanto, o PokeDólar já deu uma passeada por Unova. 🙁