A obra traz histórias sobre três irmãos dentinhos que constantemente enfrentam enrascadas perigosas. A proposta do livro foi explorar uma vertente pouco difundida na literatura infantil regional atualmente: a leitura de entretenimento atrelada à elementos educação em saúde.

A ideia de explorar o universo da boca humana em um livro infantil veio da criação de um projeto de pesquisa (PAIC) que o autor Jefter Haad fez no seu período de graduação em odontologia na Universidade Estadual do Amazonas (ESA-UEA), do qual teve objetivo mensurar a aceitação e o impacto das histórias em quadrinhos como um instrumento direcionado à construção da saúde bucal em crianças atendidas no sistema público de saúde. O projeto indicou ótimos resultados, o que proporcionou duas menções honrosas em congressos da própria universidade, assim como em eventos especializados na área.

Para a adequação deste material à uma abordagem mais literária, o autor incluiu histórias com rimas e ilustrações em aquarela, a fim de tornar o livro ainda mais atraente às crianças, e brincou com diferentes formatos literários: HQ’s, microcontos, e, além disso, atividades como jogos dos 7 erros, labirinto, desenhos para colorir, jogo da memória, etc. O livro é indicado para crianças de 5 a 10 anos.

“Acredito que a literatura – assim como todas as formas de expressão artística – não precisa ter limites quanto a criação de mundos fantásticos, nem precisa ser restrita a fórmulas já explorada exaustivamente por formatos previsíveis de publicação. E de certa forma, o título desta obra já diz muito sobre a configuração narrativa que o leitor vai encontrar ao longo das páginas: uma visão pitoresca sobre um universo pouquíssimo explorado, mas que é repleto de vida, aventuras, e peculiaridades.”, comentou o autor.

O livro tem 72 páginas e está disponível gratuitamente em formato digital nas redes sociais do autor e em um link do Google Drive

A obra foi contemplada pelo edital Conexões Culturais 2020 (Lei Aldir Blanc). Este é o 3ª livro do autor contemplado pelo Prêmio. Os anteriores foram “Filhos da Herança” (editora Pandorga) e “Encanto das Águas”. O autor também participou de antologias de projeção nacional, como “O Hospício de Muskov” (editora Wish), “Aliens”, “Daemonum Sigillum”, e o recém-lançado “Encantarias”.

Sinopse

Num lugar chamado Distrito Bocão, três irmãos dentinhos se deparam com inúmeras aventuras para lá de esquisitas, tendo que enfrentar, dia-após-dia, os desafios de um mundo onde a boca humana esconde inúmeros segredos. Num lugar onde os monstros são bactérias, as fadas são descoladas e escova de dentes é sinônimo de ostentação, um herói imprevisível surge para surpreender a todos, provando que, às vezes, grandes feitos vêm de heróis inesperados.

Biografia do autor

Jefter Haad é amazonense e escreve seus mundos imaginários desde os 16 anos, quando desenhava castelos, seres fantásticos e mundos desconhecidos. É autor dos livros “Filhos Herança” e “Encanto das Águas” – obras vencedoras do Prêmio Conexões Culturais de 2018 e 2020 –, e faz parte do coletivo visagem de literatura fantástica. Atualmente é cirurgião-dentista, e procura dividir seu tempo entre alcançar as pessoas através da saúde pública e da escrita criativa.