O sonho da maioria dos nerds é ter a mesma roupa de seu personagem favorito, não adianta negar. Em Manaus, os deuses novos e antigos ouviram nossas preces e não precisamos mais ir a uma galáxia tão tão distante para conseguir o uniforme do Goku ou de personagens da Disney, como a Esmeralda.
Nesta entrevista, Olívia Cosmaker – a tia, como prefere ser chamada – conta com exclusividade ao Mapingua Nerd como começou, porque continua e o mais importante: em quanto tempo fica pronto um cosplay. Confira!
MN – Olá, tia! Primeiramente, como estão as encomendas? Já posso passar aí para fazer a minha roupa do Anakin Skywalker?
Olívia Cosmaker – Ainda estou fazendo os cosplays de agosto, e já vou emendar os de setembro e dezembro. Mas sempre estou recebendo pedidos.
MN – Nossa, tem tantos pedidos assim? Então, dá para viver disso, não é?
Olívia – Marrom. Marromenos (risos)
MN – Então, você também trabalha com outra coisa?
Olívia – Dá pra pagar as contas. Trabalho só com isso, porque cuido do meu esposo. Ele teve vários AVCs e ficou com sequelas. Não dirige porque toma remédios controlados.
MN – Ao menos, dá ficar tranquila com ele, já que o trabalho é mais em casa… E como você iniciou esta verdadeira jornada?
Olívia – Isso. Só trabalho com cosplays. Começou com meus netos. Minha filha foi a um dos Anime Jungle Party e quando as crianças viram as roupas, ficaram fascinados. Ela então me perguntou se eu conseguiria fazer uma hakama, calça igual ao dos samurais, tipo saia.
Aí briguei feio com o tecido (risos), mas fiz. E ficou bonito o cosplay. Meus netos foram os primeiros: Ichigo, Hitsugaya e Aizen. Isso foi em 2011. Não parei mais, porque eu amo costurar e adorei fazer os cosplays.
MN – E qual desenho/série/filme é o mais procurado?
Olívia – O mais procurado é do Espadas, que são os cosplays brancos. Eles são muitos e saem bastante.
MN – E quem mais procura? Adultos ou crianças?
Olívia – Todos procuram: crianças, jovens, pais. Mães fazem para si e seus filhos; e os universitários. Esses procuram mesmo.
MN – E como é o processo de criação, tia? Por exemplo, eu quero um do Anakin Skywalker. Como você faria? Além de eu precisar ir com você, é claro.
Olívia – Eu tiro suas medidas e talho em papel. Depois passo para o tecido, corto e costuro, dando acabamento nas pontas para não desfiar.
MN – E quanto custa mais ou menos?
Olívia – Você tem duas opções: paga a vista ou de duas vezes, metade quando tirar suas medidas e a outra metade quando te entregar o cosplay pronto. O valor depende da dificuldade e de quantos tecidos vou trabalhar.
Um rapaz que iria participar do ComicCon em São Paulo pediu um dos do Anakin. Fiz pra ele por R$ 420, mas pense em um rapaz alto (tem 1.98m). Pra tirar as medidas, subia na cadeira.
MN – E quantos cosplays por mês você faz, tia? Tem uma média?
Olívia – Um me indica pra outro e assim vai. Para setembro e dezembro, pego tantas encomendas que tenho que por no Facebook que não aceito mais. Tenho pena dos que ficam ‘tiiiiaaaa por faaavooor’. Aí me viro nos trinta e costuro até no dia da apresentação.
Tenho vários cosplays que já tiraram em primeiro lugar, como Sebastian com Dan Farias, O Máscara com Lincoln…
MN – A pergunta que não quer calar: em quanto tempo o sonho em tecido fica pronto
Olívia – Se for um simples, como uma Saylon Moon, em dois dias. Mas se for um Anakin, cerca de quatro dias.
MN – E qual a sensação quando entrega um cosplay?
Olívia – Uma sensação maravilhooosaaaa de dever cumprido. É uma felicidade sem igual quando uma pessoa fica extasiada com os olhinhos brilhando vendo sua imagem refletida no espelho. Já teve muita choradeira.