Se tivesse que definir um gênero de anime totalmente influenciado pelo gosto dos fãs, seria este. Moe não tem uma tradução ao pé da letra, mas o significado, no entanto, é interpretado pelos fãs como “puro”, sem malícia. Por vezes, a história não tem um foco claro em um objetivo, mas segue uma variação do estilo slice-of-life, mostrando o dia-a-dia de garotinhas fofas, que são extremamente comuns neste tipo de anime.

Este gênero é bem recente e tem se tornado popular, principalmente entre os jovens adultos em busca de narrativas menos pesadas para assistir. Moe é o tipo de anime que vai fazer você comprar figures de PVC só pra ostentar, ou seja, é centrado no que o público quer ver. Seguem alguns Moes populares que eu gosto pra caramba:

K-on!

Um grupo de menininhas que tem uma banda no colégio juntas e que usam o clube não só pra tocar, mas pra tomar chá com doces. As personagens são cativantes e a trilha sonora é uma overdose de fofura à parte.

Kobayashi-san Chi no Dragon Maid

Até o lançamento deste post, o último episódio deste anime ainda não tinha sido lançado, mas já vale a pena ver. Conta a história de uma dragão-fêmea chamada Tooru, que se torna empregada de uma humana e aprende a se relacionar com humanos. O anime é fofo e tem outros dragões bem legais, mas o foco, não adianta o que digam, é uma dragão-criança (loli), chamada Kanna. <3

Lucky Star

Um dos primeiros animes com foco em gênero Moe. É um símbolo da cultura otaku e um dos animes mais engraçadinhos e divertidos que você pode ver. Trata de um grupo de amigas do colégio falando sobre o dia-a-dia. O foco é na personagem Konata, otaku pra caramba e que sempre menciona outros animes famosos. 😛

 

 

Yuru Yuuri

Também sobre o dia-a-dia escolar de um grupo de meninas fofas. Tem alguns elementos de animes yuri (relacionamento entre meninas), mas o foco é na leveza do enredo com piadinhas divertidas.

 

 

O que não falta é fofura nesse post, vou ter que fazer um próximo bem sanguinário pra equilibrar.