Em Mitologia Nórdica, Neil Gaiman – considerado um dos maiores contadores de histórias da atualidade – deixou de lado seus próprios universos fantásticos para levar ao público sua releitura de clássicos contos mitológicos.
Inspirado por Myths of the Norsemen de Roger Lancelyn Green, livro que leu pela primeira vez aos sete anos de idade, Gaiman traz narrativas sobre Odin, Thor, Loki e outros ícones da mitologia nórdica como Yggdrasil, a árvore dos nove mundos; Mjölnir, o famoso martelo de Thor; e Sleipnir, o cavalo de oito patas de Odin e filho de Loki (sim, isso mesmo que você acabou de ler).
“A mitologia nórdica nos apresenta os mitos de um lugar gelado, com noites muito, muito longas no inverno e dias intermináveis no verão; mitos de um povo que não confiava plenamente em seus deuses ou nem sequer gostava deles, ainda que os respeitasse e temesse.”
A publicação de Gaiman chega às livrarias em um propício momento de ascensão da mitologia nórdica na cultura pop, seja na TV, no cinema ou na literatura.
Ainda que os quadrinhos e filmes do poderoso deus Thor, interpretado por Chris Hemsworth no universo cinematográfico da Marvel, sejam provavelmente a representação de personagens nórdicos que mais conhecemos, foi com a série Vikings, do History Channel, que a mitologia nórdica passou a ser alvo da curiosidade do público.
Fazendo uso de referências cruzadas que nem sempre são claras desde o começo, a série tenta explorar o máximo de contos conhecidos da mitologia nórdica, contos esses que, de acordo com Gaiman, são pouquíssimos devido à falta de manuscritos. Na introdução de seu livro, o autor afirma que a preservação dos mitos nórdicos só ocorreu anos após o cristianismo já ter estabelecido dominância religiosa e que a repentina mudança na necessidade de preservação desses mitos se deu por medo de que, se eles não fossem preservados, se tornaria impossível compreender determinadas figuras de linguagem relacionadas a eles.
Ainda que escassos, os mitos dos quais temos conhecimento foram suficientes para alimentar o universo Marvel, além de séries de TV como Vikings e The Last Kingdom, e até mesmo uma trilogia escrita por Rick Riordan, autor de Percy Jackson, chamada Magnus Chase.
Para aqueles que tiveram sua curiosidade aguçada por qualquer uma dessas referências, seja em filmes, séries, livros, ou até mesmo neste post, o Mitologia Nórdica de Gaiman é um prato cheio para quem quer se aprofundar nesses mitos fantásticos e cheios de aventura que retratam um mundo que, segundo o autor, possui uma narrativa surpreendentemente atual.
É só abrir o livro, relaxar e viajar através dos nove mundos. Para onde desejar ir, Heimdall o estará aguardando na Bifrost.
Disponível na Livraria Saraiva, Amazon e Submarino.